Clima, Relevo, Vegetação E Hidrografia De Suazilândia

Suazilândia 

Muita gente nunca ouviu falar desse nome, mas a verdade é que ele define um dos menores países de todo o mundo. Esse país está situado no continente africano, na sua porção sul. Ele está delimitado em suas fronteiras por apenas dois outros países, são eles a África do Sul e Moçambique. A sua capital é Mbabane e a sua moeda oficial é chamada de Lilangeni. As regiões do país em suas divisões políticas estão classificadas em 4 diferentes áreas e elas se chamam respectivamente Hhohho, Lubombo, Manzini e Shishelweni. 

Suazilândia é um país que ainda vive sob o regime monárquico, mas esse regime não é como a monarquia europeia que conhecemos e que resiste até hoje, monarquia na qual o país apesar de manter os seus membros reais, na prática ele é governado pelo primeiro ministro e um parlamento, que por sua vez são escolhidos por votação democrática pelo povo. No país sul-africano, o sistema monárquico dá plenos poderes de governo para o seu rei e a sua rainha e são eles que escolhem o seu primeiro ministro e seus governantes de cada região. 

Há muitas línguas faladas em Suazilândia, isso acontece até porque há muitas diferentes comunidades ancestrais vivendo em seu território, no entanto, a língua oficial é conhecida como suazi (sussuáti), língua essa que também falada no país vizinho a África do Sul. O suazi juntamente com o inglês, são ensinados obrigatoriamente nas escolas.  

O inglês é falado por grande parte da população de Suazilândia, ele é muito usado tanto na esfera pública, quanto na esfera privada, além disso, é a principal língua de comunicação da imprensa. Uma curiosidade é que além de outros idiomas muito falados na região, como o africâner, o português também é utilizado por certas comunidades, isso porque é a língua oficial em Moçambique, país de fronteira e que divide muitos costumes com a Suazilândia. 

Mudança de Nome 

Uma curiosidade bem incomum sobre esse país é que seu nome mudou recentemente, mais especificamente no ano passado, quando durante uma festividade no país, o rei Mswati III anunciou que o nome passaria de Suazilândia para Reino de eSwatini. Isso foi anunciado no aniversário de 50 anos da liberdade do país, aniversário da data em que Suazilândia ficou finalmente livre do domínio Inglês, para quem não sabe Suazilândia foi colônia da Inglaterra por mais ou menos 50 anos.  

Rei Mswati III

Rei Mswati III

Segundo o rei Mswati III, a mudança no nome foi motivada pela sua vontade de voltar às raízes, já que esse nome deriva do nome do próprio povo nativo e do rei fundador da nação, chamado de Mswati II. Um dos motivos levantados também pelo chefe de estado é que o nome antigo, Suazilândia, em inglês poderia ser confundido com Switzerland (Suíça, em português). 

Cultura, Hábitos E Informações

Há muitos fatos controversos sobre os costumes e hábitos que acontecem nesse pequeno país africano, eles entram nos mais diversos temas discutidos do mundo moderno, tal como homossexualidade, poligamia, etc. 

Sobre as relações familiares e sexuais no país, os seus costumes são muito polêmicos, pois enquanto os seus cidadãos defendem as tradições e o conservadorismo em grande parte das tribos e cidades, os homens são permitidos de praticar a poligamia, não por lei, já que pelas leis oficiais da nação essa prática é proibida, mas por consenso social, o próprio rei atual já possui mais de 10 mulheres e a cada ano pode escolher uma nova, o antigo rei teve 120 esposas no total. 

Por outro lado, a homofobia é severamente proibida, sendo que qualquer demonstração homo afetiva é passível de severa punição, tal como multas e até cadeia. Essas práticas são uma grande contradição e demonstram uma sociedade extremamente patriarcal e conservadora, que se apoia em princípios já ultrapassados na sociedade moderna, no entanto, na forma de monarquia não há muito o que os seus habitantes possam fazer, por isso entramos em outro ponto do sistema dessa pequena nação. 

No agora reino de eSwantini, é proibido a existência de partidos, na verdade é proibida qualquer expressão social, ato público ou sequer crítica verbal contra a monarquia e contra o governante, sendo o rei ou a rainha. Quem for denunciado ou pego falando mal e fazendo qualquer oposição ao sistema, é passível de pena e até de cadeia, portanto, a sua população geral não pode manifestar as suas opiniões ou sequer mostrar descontentamento pelas situações em que vivem. 

Isso é um problema muito grande, uma vez que Suazilândia é uma nação extremamente pobre, que possui um dos piores pibs do mundo e que tem também uma das menores expectativas de vida do planeta, por volta dos 40 anos, mesmo enfrentando todas essas situações, os seus cidadãos não podem se manifestar, nem mesmo para reclamar da realeza que vive em condições de luxo, enquanto a maior parte de seus cidadãos passa por dificuldades até mesmo para se alimentar. 

Suazilândia

Suazilândia

Uma das grandes oposições e vozes do país é uma própria cidadã de Suazilândia, ela que vive hoje exilada na Inglaterra, fugiu do seu país de origem quando passou a ser cortejada pelo rei, sendo que o caminho dessa situação seria ela se tornar a próxima esposa do monarca. Diante dessa realidade a jovem decidiu fugir e hoje é uma oposição ativa à tudo que acontece em sua terra natal, protestando constantemente na embaixada de Suazilândia. 

Apesar de todos esses assuntos complicados e delicados que cercam o país, temos um ponto positivo para essa pequena nação, que é o fato de que por lá eles se preocuparem com as leis ambientais e estas estarem em constante renovação da sua legislação. 

No reino de eSwantini mesmo com a sua pequena extensão territorial em relação aos seus vizinhos, há dezenas de reservas ambientais e reservas da vida selvagem, inclusive o país é um dos melhores lugares para se ver alguns dos animais tradicionais africanos e a flora africana. No quesito animal é onde tem um dos maiores números de rinocerontes do continente, mas um ponto não tão legal é que tem locais de caça liberada, por esse motivo algumas espécies apresentam declínio de sua população.

Outro ponto cultural que é importante de ser mencionado, é que em eSwantini há ainda aldeias e comunidades que vivem mantendo tradições muito antigas do país, como o fato de morar em habitações circulares com teto de palha, mantendo costumes seculares.  

eSwantini no Mapa

eSwantini no Mapa

Um outro fato sobre esse reino é que ele é um dos países com maior ocorrência de AIDS no mundo, estima-se que atualmente o número de pessoas infectadas já ultrapassa o total de um terço de toda a sua população, o que demonstra ser uma situação extremamente alarmante. 

Atualmente há campanhas de conscientização na área da saúde e camisinhas são distribuídas em muitos pontos do país, em todas as cidades praticamente, mas isso não é suficiente e essa ainda é uma questão que está longe de ser controlada, infelizmente. Esse é um dos motivos da expectativa de vida por lá ser tão baixa e a média de idade geral estar por volta de 20 anos. 

Relevo

O relevo no Reino de eSwantini é bem diferenciado e por lá podem ser vistas muitas variações geográficas. São observadas tanto regiões montanhosas, como vales e até planícies, portanto, conhecer esse pequeno país significa ver várias paisagens em apenas uma. Isso influencia diretamente o seu clima e a sua vegetação, já que o relevo está intimamente ligado a esses fatores. 

As suas regiões montanhosas estão intercaladas com as planícies, que são conhecidas como as savanas africanas, exatamente por dispor dessas áreas é que apresenta tanta biodiversidade animal, tal qual qualquer outra savana do continente. Há inclusive algumas espécies em que a abundancia e tamanho da sua população é maior em eSwantini do que em outros lugares, isso pode ser por causa das leis de proteção ambientais da nação e suas reservas. 

Relevo de eSwantini

Relevo de eSwantini

O país geograficamente é dividido em 4 grandes regiões, elas são divididas principalmente devido à sua topografia, os seus nomes estão listados a seguir: 

  • Alto Veld; 
  • Médio Veld; 
  • Baixo Veld; 
  • Lubombo. 

O Alto Veld como seu próprio nome pode indicar, é a região que conta com as áreas mais montanhosas, inclusive é o local onde está a montanha de maior altitude do país, essa monatanha se chama Pico de Emlembe e está situada a pouco mais de 1800 metros de altura, apesar disso, a média das altitudes locais está por volta dos 1300 metros de altura. 

Médio Veld é o famoso planalto, ele é uma região de planície que está um tanto acima do nível do mar, suas altitudes variam entre mais ou menos 600 a 800 metros de altura, por isso ele ganhou em seu nome a palavra médio, por estar em uma posição intermediária. 

Quanto ao Baixo Veld, essa região é a que possui menores altitudes do país, está pouco acima do nível do mar, isso acontece mesmo Suazilândia não tento saída para o oceano. Os seus valores médios variam entre 150 e 250 metros de altitude, mas há lugares onde os valores medidos são menores do que 100 metros de altura em relação ao nível do mar. 

Os famosos Montes Libombos, esses montes que dão nome à uma região do país, são na verdade uma grande cadeia de montanhas africanas, tão grande que está presente em três diferentes países, são eles a África do Sul, Moçambique e a bela Suazilândia. 

Clima 

Há muitos climas diferentes nesse país, mesmo sendo muito pequeno para os padrões africanos e receber o título de menor país do hemisfério sul, ele ainda assim apresenta alguns padrões climáticos diferentes, isso se dá por causa do seu relevo ser muito variado. 

Tem dois tipos predominantes climáticos neste país, eles são o clima temperado e o clima tropical árido, nas maiores altitudes de Suazilândia encontra-se o temperado, cujas temperaturas são mais quentes no verão e chega a fazer frio no inverno, no entanto a sua média anual não ultrapassa os 15 graus Celsius. 

Por sua vez nos climas tropicais áridos, o verão pode ser bem intenso e bem mais quente, principalmente pelo seu padrão de chuvas ser menor do que nas regiões montanhosas mesmo o verão sendo a estação chuvosa, por esse motivo as temperaturas médias dessas regiões de altitude mais baixa, estão por volta dos 22 graus Celsius, isso quando se faz a média considerando também as temperaturas dos meses mais frios. No entanto, vale ressaltar que em geral, há bastante chuva no país, bem mais do que em outras regiões africanas. 

Vegetação 

A vegetação de Suazilândia é basicamente composta por savanas africanas e florestas de mata densa. A sua flora é bem diversa, sendo que é estimado que mais de 10% da biodiversidade africana esteja no país, há muita conservação dentro dos parques ambientais, mas atualmente há também muita área destinada para agricultura, que é um dos mais importantes modos de subsistência do seu povo, apesar disso, hoje há áreas que foram devastadas principalmente por causa da caça. 

Hidrografia 

A hidrografia do país é bem abundante, uma vez que chove muito por lá, principalmente nas partes mais altas. A maioria dos rios normalmente ocorrem durante o ano todo, sendo que poucos são os rios intermitentes em Suazilândia. Os intermitentes normalmente vêm dos países vizinhos, principalmente da África do Sul e passa por Suazilândia em seu percurso a caminho para desaguar no Oceano. Os seus principais rios estão listados a seguir: 

  • Umbuluzi.
  • Uzutu. 
  • Ingwavuma.
  • Lomati. 
  • Mkhondvo. 
  • Komati. 

    Mapa Hidrografia Swazilandia

    Mapa Hidrografia Swazilandia

O País

Mesmo com todos esses assuntos polêmicos que cercam essa nação, não se pode negar que Suazilândia conta com muitas belezas naturais e muita cultura, tem um povo rico em história e tradição, mas que hoje carece de cuidados do seu governo, principalmente na área da saúde. Há muito por melhorar ainda, ao mesmo tempo que não existe ainda hoje uma previsão de que a monarquia termine e a democracia comece, ainda assim o que se pode fazer é incentivar programas de assistência à sua população, como os que vem sendo promovidos principalmente pela ONU, a qual envia profissionais constantemente para trabalhar junto ao povo, há programas independentes também funcionando por lá, onde algumas pessoas vão incluídas em programas de voluntariado. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *