Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia da Turquia

O planeta Terra é, até agora, o único que se tem notícia que consegue suportar vida do jeito que conhecemos hoje. Porém isso não é unanimidade entre as pessoas, que acreditam que há outros lugares no universo que podem abrigar vida desse jeito ou, também, que possam abrigar outros tipos de vida. É importante destacar que, quando se procura vida em outros extremos do Universo, utiliza-se como base os princípios vitais existentes na Terra.

Pode ser que em outros planetas isso não se aplique, com novos elementos a serem descobertos que podem ser a base de um outro sistema de vida. Isso caberá a ciência descobrir um dia.

Como muita gente já sabe, a Terra têm mais de 4,6 bilhões de anos, nos quais durante todo esse tempo ela foi se moldando até chegar nos parâmetros existentes hoje. E para que ela chegasse a esse patamar, muita coisa foi acontecendo, mas muitas mesmo.

Quando a Terra se formou, assim que o Sol se tornou uma estrela, a temperatura em sua superfície era tão alta que era impossível imaginar a existência de vida nessas condições. Só depois de muito tempo, quando vários cometas provindos dos extremos do Sistema Solar carregados de água começaram a atingir a Terra. Esse bombardeamento durou milhares e milhares de anos. Foi o que permitiu, por exemplo, que a Terra conseguisse diminuir a sua temperatura e, por sua vez, conseguisse também formar a crosta terrestre, diminuindo a sua temperatura na superfície e permitindo, também, que a água pudesse se manter sob ela em sua forma líquida. A partir daí, os primeiros seres vivos com estrutura celular simples começaram a se desenvolver.

E já que a geografia do planeta está em pauta, o artigo de hoje irá falar um pouco mais sobre a geografia e condições ambientais da Turquia. Confira a seguir.

A Turquia

Turquia

Turquia

A Turquia nada mais é do que um país que está localizado no Oriente Médio, tendo surgido assim que o Império Otomano se fragmentou. Teoricamente, ele é um estado qu está situado na Eurásia. Na prática, isso significa que o país está em parte na Europa e em parte na Ásia. Faz fronteira com a Bulgária (a noroeste), com a Grécia à oeste, com a Armênia e o Irá à Leste e com a Síria e o Iraque à Sudeste.

Em relação à sua saída marítima, o território da Turquia é recebido ao norte pelas águas do Mar Negro, à Oeste pelos mares de Egeu e de Mármara e, na parte sul, pelo Mar Mediterrâneo. Tem aproximadamente 780 mil quilômetros quadrados de extensão, onde quase 75 milhões de pessoas vivem. A capital do país é a cidade de Ancara.

Em se tratando do seu relvo, a Turquia se caracteriza como um grande planalto, sendo que este está localizado no centro do país. Ao redor desse planalto, o que se vê é a maciça presença do que as pesquisadores chamam de “montanhas jovens”, chamadas assim por serem montanhas que não sofreram muito com processos erosivos.  O ponto mais alto da Turquia se localiza na parte oriental do país, no maciço da Armênia, onde relevos elevados com formação vulcânica acabam por formar os mais de 5 mil metros de altitude.

Clima

Em relação ao clima, a Turquia consegue apresentar quatro tipos climáticos, onde o clima mediterrâneo reina nos litorais sul e oeste. No mês de julho, o país apresenta uma temperatura média de 30 graus. Quando o país entra no verão, ele é muito agradável na parte norte, tendo invernos bastante frios e com grande frequência de chuvas. Na parte central, o clima se apresenta seco, no qual a disparidade de temperatura entre as estações e inverno e verão se apresentam com uma grande disparidade.

Hidrografia

Em relação à sua Hidrografia, um dos principais atrativos nesse sentido é o Lago Van, que está localizado a quase dois quilômetros de altitude em relação ao mar. Na parte do norte, os rios Sakarya, Kizil Irmak e o Yesil se destacam como sendo os mais importantes, desbocando no Mar Negro.

Mar Negro

Mar Negro

Já no leste do território, o nascimento de dois rios que são importantes para a Turquia e para a história da humanidade se realiza, que é o caso do Rio Eufrates e o Rio Tigre. Estes, por sua vez, desaguam no Golfo Pérsico.

Vegetação

Quando se fala em vegetação, as florestas de coníferas se mostram muito presentes nas montanhas nortistas, bem como, também, nas planícies do país. Nas áreas litorâneas do país, principalmente a que é voltada para o Mar Mediterrâneo, é comum se apresentar os arbustos, que são uma característica da vegetação mediterrânea.

O estepe, que se apresenta em áreas onde as chuvas são escassas, prevendo um clima semidesértico, também se apresentam no país. O carvalho, cedro, palmeira, o abeto e o pinho são uma das árvores mais comuns no território turco.

Fauna

Quando se fala em sua fauna, os animais mais comuns são as raposas, lobos, javalis, gatos do tipo montes, martas, castores, veados, cabras, entre outros. Camelos, cabra angorá e búfalos completam a lista como os animais domésticos mais comuns.

Bônus: a Economia da Turquia

A economia da Turquia se finda, basicamente, com a prestação de serviços, com esta respondendo por quase 62% de todo o PIB do país. Logo em seguida, vêm a indústria, ocupando 23,2% da economia. A agricultura vem logo atrás, com 15%. A moeda que opera naquele país é a lira turca.

Em 2012 e 2013, o público brasileiro pôde acompanhar pela tela da Globo a novela “Salve Jorge”, que contou um pouco do drama vivido por brasileiras que eram extraditadas para a Turquia com a promessa de trabalharem como modelo mas, na realidade, deveriam trabalhar em bordeis da região. O bordão “vai para a Turquia” caiu no gosto do brasileiro, que passou a se conscientizar ainda mais sobre essa dramática situação. Um dos lugares retratados pela novela era a Capadócia, um dos lugares paradisíacos daquele país, conhecido por ser uma grande estância para a prática do balonismo, sendo esse o principal meio de turismo da região, que atrai pessoas de várias partes do mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *