A Nigéria é considerada como o país mais populoso do continente africano. Além disso, é também um dos países com uma das economias mais diversificadas e avançadas.
Apesar de ser um tanto prejudicada pela grande heterogeneidade cultural da população, o que alimenta a expectativa de desenvolvimento é a riqueza proveniente do petróleo, e também pelo crescimento de pessoas instruídas, que se encontram voltadas para valores ocidentais.
A Nigéria pertence à África Ocidental. E é integra a Comunidade Britânica de Nações. A área ocupada pelo país é de 923.768 km². Ao Norte, o país faz fronteira com o Níger; com o Lago Tchad a nordeste; com Camarão a leste; com o Golfo de Guiné ao sul; e com Benin a oeste.
Relevo e Geologia da Nigéria
O relevo da Nigéria é composto de várias planícies muito erodidas, contendo planaltos com altitudes que variam entre 600 e 1200 metros. Entre elas, situam-se planícies. Estas, normalmente, correspondem às bacias dos principais rios.
É possível encontrar rochas sedimentares nas áreas costeiras, como a bacia do Lago Tchad, o Deltro do Níger, e também a parte oeste de Sokoto. Há também nessas áreas planaltos que não são muito acidentados.
Em grande parte da região centro-oeste, e uma parte do sudoeste, percebemos que o relevo possui vales largos e rasos, que rasgas os planaltos, além de montanhas rochosas que foram talhadas por erosão, e também pontilhados de inselbergs.
Os rios Benuê e Níger possuem, próximos à sua confluência, planaltos arenosos, onde acontecem cordilheiras alongadas e domos isolados. Na região nordeste de delta do Níger, bem na cuesta Nsukka-Okigwe, é elevada, de forma abrupta, a escarpa de Enugu, a uma altura de 200 metros, aproximadamente, acima da planície do Cross (rio).
Há ainda outro tipo de relevo, é composto de grandes superfícies que possui lava pontilhada de extintos vulcões, dos planaltos de Biu e de Jos.
O Clima da Nigéria
No Sul, próximo ao litoral, as temperaturas dificilmente costumam superar 32°C. No entanto, a umidade é elevada, e o período de chuva dura quase o ano inteiro. Na área mais interiorana, o período de chuva vai do mês de abril, até outubro.
Enquanto que a estação seca dura de novembro a março. Nesse caso, as temperaturas são de verão. Normalmente, elas costumam ultrapassar 38°C com muita frequência.
No caso da estação mais seca, que é comum no norte do país, que dura em torno de 8 meses, se apresenta bem dominada por ventos de Saara, que é mais quente e com aspecto áspero. Por isso, eles recebem o nome de harmatã. Na faixa litorânea, a média de precipitações fica em torno de 1800 a 3000mm. No extremo norte, o índice pode ser de somente 500mm.
Hidrografia da Nigéria
São consideradas como as 3 maiores bacias de drenagem no país a do lago Tchad, Níger-Benuê e a do Golfo da Guiné. Os maiores rios da Nigéria eram o Benuê e o Níger. No caso do Níger, este possui várias cordilheiras e também quedas d’água. No caso do Benuê, em toda a sua extensão, ele é navegável, menos no verão.
O Sokoto, o Gongola, o Kaduna, e aqueles rios que deságuam no Tchad, são os principais rios da região norte do Níger-Benuê.
Os rios de pequeno curso desaguam no golfo da Guiné, são aqueles que banham as regiões costeiras. Alguns projetos para o aproveitamento das bacias criaram grandes lagos artificiais, como é o caso do Níger, do Kainji, do Rima e do Bakolori.
No caso do delta do Níger, ele é considerado como uma grande área de planícies, por meio da qual as áreas desaguam no golfo da Guiné. A paisagem local é formada por meandros, cotovelos dos rios e também por barragens. Próximo ao litoral, existem pântanos de água doce, que apresentam manguezais próximos ao litoral.
Fauna e Flora da Nigéria
No delta do Níger e também ao longo do litoral, há pântanos formados por água doce, e salobra que, logo após alguns quilômetros, se transformam em florestas tropicais. Em regiões em que há uma maior densidade povos, as palmeiras substituíram vegetação de florestas. Na região sudoeste, houve o desmatamento de grandes áreas, para que pudessem ser plantadas seringueiras e cacau.
A região situada ao norte da zona florestal, é ocupada por savanas, possui tamarindeiros, pontilhada de baobás, e também de alfarrobeiras. Enquanto que no extremo norte, ela fica mais aberta, além de também conter grama curta, contendo árvores esparsas e mirradas.
Na região onde se localiza o lago Tchad, é possível encontrarmos condições semidesérticas, contendo muitas espécies de palmeira e de savana aberta.
Em regiões onde há uma densidade demográfica muito maior, como no Kano, em Sokoto e Katsina, as ações humanas, como é o caso do esgotamento da terra e as queimadas, fizeram com que restasse pouca vegetação.
Como consequência, ocorreu um avanço do deserto do Saara de forma gradual, nas regiões dos distritos da região norte da Nigéria.
Tipicamente africana, a fauna da Nigéria é composta de antílopes, camelos, girafas em savanas, hienas, leões, elefantes, chimpanzés (a Nigéria é um dos poucos países onde essa espécie acontece), gorilas, além de uma grande variedade de répteis na região da floresta tropical, e de aves.
Além desses animais, também existem leopardos, lobos-pintados, macacos e javalis africanos (ou facoqueros), que podem ser encontrados tanto na floresta, quanto na savana. A galinha-d’angola também existe no país. Enquanto isso, nos rios, podem ser encontrados muitos hipopótamos e crocodilos.
Informações resumidas a respeito da Geografia da Nigéria
- Limites geográficos do país: Níger ao norte; Benin a oeste; Chade e Camarões a leste; Golfo da Guiné sul.
- Localização Geográfica da Nigéria:África Ocidental
- Área em km²:923.768
- Clima: equatorial ao sul e tropical ao norte.
- A Nigéria faz fronteiras com os países seguintes:Camarões, Benin, Níger e Chade.
- Relevo:composto de montanhas no Sudeste; colinas e planaltos na região central; terras baixas a sul e planícies ao norte.
- Ponto mais alto (2.419):Chappal Waddi
- Extensão do litoral em km:4.047
- Ponto mais baixo do país (0 metros):Oceano Atlântico
- Principais rios da Nigéria:rios Benue e Níger.
- Principais problemas ambientais enfrentados pelo país:a degradação do solo, o desmatamento, a desertificação e a poluição da água.
- Uso da terra:terra arável compreende 33,02%, as culturas permanentes correspondem a 3,14%, e outros representam 63,84%.
• Principais recursos naturais do país: petróleo, gás natural, minério de ferro, estanho, zinco e carvão mineral.