Relevo E Meio Ambiente: Escarpas
Você já ouviu falar na forma de relevo chamada escarpa? A grande maioria das pessoas pode nunca ter escutado falar dessas formas que são mais comuns do que a gente imagina. A verdade é que aqui no Brasil nas escolas em geral, a geografia é tratada como uma matéria de segunda mão, a sua carga horária é bem menor do que algumas outras disciplinas, o que acaba por fazer com que os professores passem por muitos conceitos importantes de maneira muito rápida, de maneira muito superficial, os professores tentam fazer o melhor com aquilo que lhes é dado.
Na escola o que aprendemos é em grande parte relacionado ás planícies, aos planaltos, aos vales, montanhas, etc, mas sobre alguns tipos de relevo menos abundantes as vezes nem são mencionados, isso acaba por causar uma defasagem de conteúdo para muitos alunos, que acabam por nunca conhecerem realmente do que se trata alguns conceitos.
Agora vamos ao assunto principal desse texto, as escarpas, apesar de aqui no Brasil existirem algumas regiões, bairros e localidades que recebem o nome de escarpa, algumas vezes isso nem está ligado a características do relevo. Vamos citar um exemplo famoso com a palavra escarpas no Brasil, na cidade de Capitólio, no estado de Minas Gerais, há um bairro que se chama escarpas do lago.
Essa cidade é famosa por causa de seu potencial turístico, é uma cidade que está aos pés da Serra da Canastra mineira, ela é cheia de cachoeiras maravilhosas, com águas verdes, amarelas, vermelhas, nessa cidade também é onde se encontra um dos complexos turísticos mais famosos ao redor do lago de Furnas, o grande lago de furnas faz parte da represa de Furnas e por mais que tenha alagado muitos hectares de terra, casas e até cidades inteiras, hoje é um dos grandes potenciais turísticos do estado e o polo principal desse turismo ao redor do lago de Furnas está em Capitólio.
O bairro escarpas do lago é cortado por uma parte desse famoso lago e represa mineira, mas porque ele é chamado assim? Alguém já chegou a pensar nisso? Não se sabe ao certo quem foi que inventou esse nome, mas ele pode ter sido escolhido em referência às escarpas que existem por ali na região, o relevo contém locais de escarpas e a composição do solo e das rochas em seus arredores, tem características únicas e que lhe fazem em muitos pontos se parecerem com o formato de uma escarpa em relevo.
Agora vamos a definição formal de escarpas, que provavelmente vai fazer com que fique mais claro ainda o que é uma escarpa. As escarpas são formações de relevo, que tem como uma das suas características principais terem as suas bordas, terem os seus lados formando um declive extremamente acentuado. Normalmente elas estão localizadas nas pontas, nas laterais das regiões de planalto.
As escarpas podem ser basicamente de dois tipos, elas podem ser escarpas de movimentos tectônicos ou podem ser escarpas decorrentes da erosão. O primeiro tipo, escarpas de movimentos tectônicos são formadas devido as movimentações das placas tectônicas que estão no subsolo do nosso planeta, elas provavelmente se formaram a milhões de anos atrás e são naturais do relevo.
O segundo tipo de escarpas, as escarpas decorrentes de processos de erosão, podem acontecer tanto por fatores naturais ou podem acontecer também por fatores artificiais, tais como a interferência humana no local, o desmatamento, o desgaste da vegetação, que acarreta em um desgaste do solo, o que por sua vez acarreta em um desgaste do relevo e com o tempo há um carreamento de partículas morro abaixo, fazendo com que o declive fique cada vez mais exposto e as escarpas sejam cada vez mais evidentes e acentuadas.
Que Tipo De Relevo É Delimitado Por Uma Escarpa?
Normalmente o relevo mais comum a ser delimitado por uma escarpa é o planalto, uma vez que elas geralmente são vistas em locais que seriam as laterais dos planaltos, no entanto, as escarpas podem delimitar um outro tipo de relevo não muito comum e mais restrito, que são as cuestas. As cuestas são formações de relevo que tem como características de um lado serem formadas por paredões de declive acentuado, que constituem escarpas, enquanto que do outro lado as cuestas são formadas por um relevo suave, com pouquíssimo declive.
Uma curiosidade sobre escarpas é que aquelas formações rochosas de relevo que normalmente e comumente são chamadas de serras, normalmente são ou cuestas ou escarpas de planalto, isso vai depender do formato, dos declives, etc., mas as serras em grande parte são escarpas. É interessante lembrar também que as escarpas normalmente são mencionadas acompanhadas do termo “de planalto”, a não ser que elas estiverem configurando algum outro tipo de relevo.
Um outro tipo de escarpas que é muitíssimo comum e que pouca gente sabe que é uma escarpa são as famosas formações de relevo chamadas chapadas, no Brasil nós temos regiões inteiras que são nomeadas de chapadas por causa de suas formações rochosas de relevo, que por sua vez são formadas pelas escarpas de planalto.
Alguns exemplos de chapadas que podemos citar aqui são a Chapada Diamantina, que está localizada no estado da Bahia, a Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso, a lindíssima Chapada dos Veadeiros que está no estado de Goiás, a Chapada das Mesas no estado do Maranhão, a Chapada do Guarani no estado de São Paulo, temos também a Chapada do Araripe que fica no estado do Ceará e a Chapada dos Parecis, que também está no estado do Mato Grosso na região centro oeste do país.
Em todos os continentes do mundo há alguma localidade formada por escarpas, o continente que conta com um menor número dessas formações de relevo, é o continente asiático, que conta com escarpas apenas em uma nação, que é a Índia, em todos os outros há mais de uma formação de escapas, inclusive na Oceania, que é o menor continente existente.
Na América do Sul as escarpas estão concentradas no nosso país, é válido aqui lembrar também de que as escarpas não são somente as chapadas, mas também as serras muitas vezes são formadas por pontos de escarpas, alguns exemplos disso são a Serra da Mantiqueira que englobas os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, a Serra do Mar também no estado de São Paulo é outro exemplo e podemos citar também a Serra das Russas no estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.