Barragens Hidrelétricas

As barragens hidrelétricas constituem hoje a principal fonte de energia elétrica no Brasil e uma das maiores produtoras no mundo. São complexas construções que utilizam princípios básicos da física para gerar eletricidade, usando a força da água represada que, ao ser pressionada a passar pelos dutos dos paredões, impulsiona as pás das turbinas que acionam os geradores.

É uma fonte natural até certo ponto e uma alternativa extremamente viável quando a água era encontrada abundantemente e não havia riscos de sua extinção no mundo.

Apesar de serem projetos de engenharia caríssimos por conta de sua difícil implantação, da necessidade de estudos prévios detalhados sobre viabilidade e de exigir constante manutenção da infraestrutura produtiva, a eletricidade gerada pelas barragens hidrelétricas ainda é uma das mais baratas que o homem já produziu.

Grandes dificuldades são encontradas para a construção de barragens como: lidar com o regime dos rios, com seus cursos e relevos particulares, com o clima e até com a inospitalidade do local a ser atendido por uma quantidade imensa de material de construção e de máquinas.

Ainda assim, são obras que despertam o interesse tanto das construtoras como dos governos, pelo seu alto custo, para uns, e pelo seu potencial de geração de energia, para outros.

Barragens Hidrelétricas‏

Barragens Hidrelétricas‏

Além disso, as barragens são usadas para outros fins como a piscicultura, a irrigação de áreas do entorno, captação de água para fornecimento a atividades industriais, etc. Porém, o grande problema delas é o alto custo socioambiental causado pelos impactos de sua implantação.

Para a construção de uma barragem hidrelétrica, é necessário o represamento da água de um rio que, sem ter como continuar seu curso natural, alaga grandes paragens à sua volta, formando um imenso lago onde antes havia fauna e flora, além de comunidades inteiras e povos originários.

Muitas pessoas perderão suas casas (cidades inteiras já foram alagadas), juntamente com suas atividades econômicas, geralmente ligadas ao rio, e várias espécies serão ameaçadas, tanto de plantas como de animais, por maior que seja o esforço em catalogá-las e mudá-las de região.

Algumas espécies, simplesmente, não se adaptam, e assim também é com o ser humano que é removido de seu habitat natural.

Por tal motivo é necessário pensar-se em alternativas para a construção de barragens hidrelétricas e, principalmente, para nossa forma de consumo de eletricidade. Além disso, por serem completamente dependentes dos regimes dos rios, as mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo todo podem modificar a capacidade de produção de uma barragem, jogando fora grandes quantias gastas.

Um investimento em novas tecnologias na produção, transmissão e no consumo, que minimizem o desperdício, também é uma boa alternativa para diminuir nossa necessidade de aumento na produção de energia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *