Para fazer uma avaliação adequada da água é preciso ter informações que estão integradas entre fatores bióticos e abióticos que regem o bom funcionamento do ecossistema. Essa avaliação conta com parâmetros físicos, químicos e biológicos.
As variedades climatológicas influenciam diretamente o corpo d’água e isso provoca sensíveis alterações em seu metabolismo e nas suas substâncias. O vento é um grande exemplo, pois pode provocar a mistura da água e isso pode provocar uma ressuspensão de nutrientes das partes mais profundas.
A água para ser consumida pelo ser humano não pode conter substâncias em níveis tóxicos e nem sequer transportar em suspensão de micro-organismos que provocam algum tipo de doença, por isso a avaliação de qualidade da água é muito importante e deve ser realizada com frequência.
A forma de avaliar a água é através de análises físico-químicas e microbiológicas realizadas em laboratórios especializados. O que é de extrema importância também é a conscientização das pessoas sobre a necessidade de manter um programa de avaliação da qualidade da água para evitar problemas à saúde humana.