Atividades Econômicas Rurais

O setor primário da economia – aquele que produz bens chamados de primários, que necessitam de industrialização ou mesmo tratamento simples para só então serem comercializados – abriga um mercado muito maior do que simplesmente o plantio e colheita de grãos, vegetais, frutas e similares.

As atividades econômicas rurais são diversificadas, e dependemos delas tanto quanto da industrialização dos seus frutos para mantermos uma economia balanceada e termos meios de subsistência.

Um dos exemplos primários de atividades econômicas no campo é a criação de animais – esta se divide entre animais de grande porte, como gado, por exemplo, e mesmo aí há outras divisões, como a criação de gado leiteiro em contraponto com a criação de gado de corte. Além disso, há a criação de outros animais, seja para o consumo de sua carne ou dos bens que eles produzem, como galinhas, ovelhas, cabras, avestruzes, e tantos outros animais de criação.

Além disso, existe também o cultivo de plantações – estas também divididas em categorias diferentes, como o plantio de grãos, como trigo, soja e canola, e alimentos e sementes, como feijão, arroz e lentilhas. O mercado de legumes e verduras se encaixa aqui também, bem como a produção de frutas – cada qual com as suas especificidades.

 

A pesca também se encaixa como forma de produção rural, mesmo que não haja um espaço delimitado para isso, pois os pescadores se utilizam de lugares abertos, com fontes naturais de animais, ou então de criações próprias para a criação da carne de peixe que o mercado demanda.

 

Atividades Econômicas Rurais

Atividades Econômicas Rurais

Outra forma de atividade econômica rural é a extração de madeira – esta bem mais regulada do que qualquer outra, já que muitas áreas não podem ser desmatadas. A forma mais adequada de se realizar este processo é através da retirada de madeira própria para extração, com campos plantados somente para isso.

Da retirada de madeira são produzidos o papel, MDF, madeira para construção e móveis, e outros tipos de beneficiados que são feitos a partir da matéria vegetal. Há também a extração de carvão vegetal e a sua utilização em grandes indústrias, como combustível.

A apicultura, a criação de abelhas para a produção de mel e própolis, também é de área de atividades econômicas rurais, bem como o cultivo de flores para arranjos e comercialização através de casas próprias para isso, como floriculturas.

Todas essas atividades são reguladas por órgãos competentes e oferecem uma maneira vantajosa de se comercializar o campo, para que seus moradores não precisem sair dali para procurar por empregos.

Cada uma dessas áreas tem exigências diferentes, e todas elas mostram ter um futuro próspero em um mundo que busca cada vez mais formas sustentáveis, buscando equilíbrio entre a natureza e o ser humano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Não era isso que eu queria

    Marian 10 de outubro de 2013 21:17
  • Nao era isso que espera encontrar

    Loren 1 de dezembro de 2013 17:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *