Quer ajudar a salvar o meio ambiente? Tomar medidas para conservar e reutilizar é mais fácil do que se imagina. Necessário ter a consciência de que pequenas atitudes individuais podem ser de grande ajuda para a natureza.
13 Atitudes para Preservar o Meio Ambiente
1. Desligue tudo que usa eletricidade. Se não estiver usando, então tire a tomada para fora. Isso vale para as luzes, televisores, computadores, impressoras e assim por diante. Coloque temporizadores nas lâmpadas que irão desligar as luzes ao mesmo tempo em uma base diária. Conjuntos de Timer podem ser encontrados em lojas de ferragens. Torne uma rotina o ato de desligar luzes e aparelhos elétricos sempre que sair dos cômodos. Dispositivos ligados de forma constante, como carregadores de laptop ou torradeiras, podem consumir energia “fantasma”. Mesmo quando o aparelho está desligado, ainda pode demonstrar certo nível de consumo que ao longo prazo aumenta os custos ao meio ambiente.
2. Use fontes de energia renováveis . Nos EUA cerca de 70% da eletricidade é produzida pela queima de combustíveis fósseis. Uma casa média alimentada por um utilitário de carvão vai queimar £ 12.000 por ano e fará a mesma quantidade que dois carros. Ao usar a energia renovável como fonte primária, a redução da poluição por família seria equivalente ao plantio de 400 árvores.
3. Há empresas que oferecem energia elétrica a partir de fontes renováveis (por vezes com taxa superior). Outra opção é alugar painéis solares, uma vez que esses estão se tornando caros. Contate o fornecedor de energia local para obter informações. Incentive os representantes no Congresso para apoiar as questões ambientais e de energias renováveis.
4. Trocar o seu secador para um bom varal. As roupas ficam com cheiro agradável e fresco, além da prática ser amigável no aspecto ambiental. Secadores de roupa estão entre os maiores usuários de energia na maioria dos lares, depois da geladeira e ar condicionado. Se usar um secador de cabelo, certifique de manter a ventilação. Execute o ar condicionado de forma moderada. Os condicionadores de ar usam grande quantidade de eletricidade. Use ventilação natural ou um ventilador para manter a calma, tanto quanto possível.
5. Mude as lâmpadas compactas por fluorescentes, modelos duradouros que usam apenas um quarto da energia. Feche as portas depois de sair de uma sala. As escapar da casa, ou mesmo quando tem jantar lá embaixo, tente fechar a porta para todos os quartos. Ao fazer isso é possível salvar excesso de aquecimento ou de arrefecimento necessário para tornar a casa acolhedora sem gastar eletricidade. Não use máquinas de exercícios eletrônicos. Em vez de opte por aparelhos de ginástica ou bicicleta real (caso do monociclo, por exemplo). Ande a pé para chegar aos locais.
6. Verifique se há pontos que estão vazando. Caso exista o gotejamento é preciso consertar ou pelo menos colocar em recipiente sob a fonte das gotas. Desligue a água quando não estiver em uso. Caso esteja escovando os dentes, feche a torneira entre as lavagens. Evite amaciadores à base de sal porque exigem quantidade excessiva de energia e água, além de prejudicar o gosto por causa do excesso de sais. Instale vasos sanitários de baixo fluxo para economizar litros de água por ano, tanto a preservar o meio ambiente como reduzir a fatura de água. Ajuste em nível baixo, certos sanitários têm opções para reduzir a flutuação da válvula.
7. Conservar a água. Tome banhos pequenos ou encha a banheira apenas 1/4-1/3 completo. H2O de reuso se possível por ser reusada ao ferver ou despejar no jardim. Se lavar o próprio carro, estacione no gramado. Use baldes e esponjas. Utilize a mangueira para enxaguar. Instale torneiras de baixa vazão ou arejadores.
8. Organize uma carona para o trabalho ou escola. Dessa forma é possível tomar uma estrada à pista, isso pode em geral economizar tempo e dinheiro em gasolina. Invista em uma boa bicicleta e capacete. Use quando o destino está dentro de 5-10 milhas de casa. Adquira o hábito de pedalar para viagens curtas locais. Pouco tempo na estrada faz mal para o carro e ao meio ambiente. Obtenha um híbrido. Há grande variedade no mercado a partir de pequenos a grandes sedans SUVs. Não apenas emitem menos emissões para o ar como pode economizar dinheiro com menos idas ao posto de gasolina.
9. Recicle tudo o que puder! Em certos países a reciclagem é levada a sério. Existe pelo menos uma lixeira ao vidro e outras às latas, uma para caixas, plástico, papel, até mesmo aos alimentos decompostos. Tente disciplinar para reciclar conforme as necessidades que se usa ao terminar. Evite o uso de produtos descartáveis . Qualquer coisa que se utilize apenas por certas vezes pode permanecer por séculos nos aterros sanitários quando os recursos não são dispensados de forma correta.
10. Leve seu próprio copo ou garrafa de água reutilizável, utensílios de cozinha e pano. Mantenha cestos no carro ou na bicicleta. Não tome um saco. Use pilhas recarregáveis em vez de pilhas descartáveis. As baterias não apenas ocupam espaço do aterro (que não pode ser incinerado), como podem vazam ácido na Terra. Certifique de descartar de forma correta as baterias – inclusive as recarregáveis que ultrapassam as vidas úteis.
11. Evite o uso de plástico sempre que puder. Dispense copos ou plásticos nas práticas de consumo. Tenha em mente de que o material nunca se rompe e mata numerosas criaturas marinhas. Estude formas de plástico que podem ser reciclados em sua área. Há cidades com programas especiais. Use invioláveis embalagens reutilizáveis. Utilize apenas a quantidade de papel higiênico que precisa. Não desenrole em excesso para limpar pouco. Seja razoável!
12. Considere fraldas de pano. Vai economizar uma fortuna (em especial se tiver mais de um filho). Mantenha produtos químicos perigosos longe do bebê e faça coisas boas ao planeta. Use almofadas de pano reutilizáveis, ou copo menstrual. Pode soar estranho reutilizar esses tipos de coisas, mas imagine todas as almofadas e tampões que se usa na vida.
13. Coordene programas de reciclagem com os vizinhos e amigos. Se o depósito de reciclagem local está a certa distância, faça um mutirão no qual as pessoas podem trazer os materiais recicláveis. Em seguida, use apenas um carro para levar.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
.