Quando pensamos em deserto, logo nos vem à cabeça o deserto do Saara, com suas longínquas extensões, dunas de areias gigantes, ar totalmente seco e sem nenhuma arvorezinha para fazer aquela gostosa e merecida sombra.
Essas são as características mais marcantes e conhecidas dos desertos, mas existem outras características que definem e diferenciam os tipos de deserto. De modo geral, os desertos são encontrados em 4 diferentes áreas, são elas: os trópicos, em áreas costeiras, em áreas permeadas pelas Andes e em áreas continentais do interior em latitudes médias.
Mas não significa que as regiões desérticas são totalmente desprovidas de vida. Como durante o dia as temperaturas são muito quentes, os animais típicos dos desertos têm hábitos noturnos, ou seja, se escondem durante o dia, para proteger-se da insolação e do calor excessivo, poupando esforços, energias e assim, evitando a sede desnecessária, para saírem à caça e também para migrarem de um lugar para outro durante a noite.
http://www.youtube.com/watch?v=0ezdTFid2i0
Definindo O Que É Deserto…
Geograficamente falando, deserto é toda e qualquer região hiperárida, árida, semi-árida, que granjeia uma quantidade totalmente irrisória, ou quase nula, de chuva e em muitos desertos, esses índices são tão baixos, que não passam de uma média anual de 400 milímetros de chuva. Os desertos são, em geral, muitos secos, extensos, composto também por uma grande quantidade de areia, o que será responsável pela formação das dunas.
Há também alguns desertos que possuem o solo rochoso, o que deixa muito claro que a vegetação será praticamente nula nessas áreas. Estima-se que cerca de 20% da terra seja formada por desertos. Muitos desertos tem a sua paisagem muito parecidas e isso se dá à coincidência, ou não, de elementos comuns em ambos, como o solo com muita areia, solos rochosos, erosão provocada pelos ventos, principalmente nas regiões de solos e paredões rochosos e escassez de vegetação.
Estas regiões classificadas como desérticas variam no que diz respeito ao grau de umidade, à temperatura, a frequência de precipitações, ou seja, a quantidade de chuvas que caem sobre determinada região. A aridez é um ponto comum entre todos os tipos de deserto, seja ele um mar de areia, ou um mar de gelo.
No Brasil nós não temos deserto, apesar da grande seca alarmante que passa uma grande parte da caatinga, uma área semi-árida de grande parte do Nordeste.
Vejamos Cada Tipo de Deserto
Desertos em Regiões de Ventos Contra-Alísios – Os ventos contra-alísios são ventos secos que dissipam as nuvens, fazendo o aquecimento da região seja mais intenso. Esses ventos acontecem em regiões do globo divididas pela Linha do Equador e coincidentemente, a maioria dos desertos está localizada em regiões que recebem os ventos contra-alísios, como o Deserto do Saara, na África, estando no ranking como o segundo maior deserto do mundo.
Desertos de Monção – Por monção podemos entender que é o processo de ventos que modifica densamente entre as estações do ano devido à variação de temperatura que ocorre entre os continentes e os oceanos.
Desertos de Latitudes Médias – Os desertos de latitudes médias ficam localizados entre os trópicos de Capricórnio e o de Câncer. Um fica localizado no hemisfério sul, o outro, no hemisfério norte, em concomitância com os círculos polares Antártico e Ártico. Algumas das características semelhantes nesse tipo de deserto consistem basicamente na variação de temperaturas anuais e nos quão distante estão das bacias de escoamento de água dos oceanos. Os desertos de Mojave na Califórnia e Sonora, no Arizona, os dois localizados nos Estados Unidos, são típicos exemplos de desertos por latitudes médias.
Desertos Costeiros – Este tipo de deserto se encontra em uma região e sombra de chuva dupla, ou seja, quando ocorre de o ar frio ocupar menor umidade do que o ar quente. É natural perceber este tipo de deserto em regiões montanhosas e paralelas à costa, pois o vento encontra uma barreira, forçando a massa de para cima e a umidade pode ser precipitada em chuva ou neve.
Podemos perceber estas características claramente no Deserto do Atacama, no Chile, que tem um bloqueio costeiro de uma lado, impedindo a umidade que vem do Pacífico de se expandir e ao leste, os Andes, por sua vez, bloqueiam a umidade da corrente precedente da Amazônia. E apesar de não ser um dos maiores, é um dos mais secos desertos do globo terrestre. O Deserto do Atacama é considerado o deserto mais árido do mundo, pois durante 45 anos, entre os anos de 1919 a 1964 a região do Atacama não recebeu uma única gota de chuva.
Desertos Polares – Uma característica que muda totalmente a ideia que temos de deserto são os desertos polares, pois no lugar dos intermináveis areais, temos uma área coberta de cascalhos e rochas, todavia coberta de neve. Os desertos polares estão localizados nos hemisférios norte e sul, na Groelândia e na Antártida, nesta ordem.
As regiões desérticas polares padecem de água em sua forma líquida. As baixas temperaturas mantém a água congelada, não há, desta forma, a evaporação e, consequentemente, não há a precipitação pluviométrica necessária.
Desertos Fósseis ou Paleodesertos – Estes desertos são ricos em fósseis de animais pré-históricos e hoje são grandes áreas devastadas pela ação do tempo e que são ricos circos arqueológicos, importantíssimos para o estudo de antigas civilizações. Esses desertos são áreas que já possuem uma vegetação e uma quantidade de umidade considerável, entretanto que eram área desérticas, não se sabe exatamente há quantas centenas ou milhares de anos. Os estudos desses desertos comprovaram que as condições climáticas mudaram, transformando assim estas regiões.
Desertos extra planetário (Deserto em outros planetas) – O homem evolui a cada dia e deixa as esferas terrestres para galgar outros planetas em busca de vida, de notícia, de conhecimento. E em Marte foi descoberto desertos eólico, aqueles provocados pela ação dos ventos. O único planeta, exceto a terra, que foi identificado esse tipo de deserto. E a extensão do deserto encontrado por lá é grandemente superior ao deserto da terra, contando com 5 milhões de quilômetros quadrados.
Desertos Quentes – Os desertos caracterizados pelo nome de Desertos quentes são aqueles que apresentam variações térmicas muito grandes entre o dia e a noite. Durante o dia nesses desertos as temperaturas costumam ultrapassar os 50º C, enquanto a noite, há uma queda brusca nessa temperatura, fazendo um frio muito grande.
Parabéns. Foi de grande ajuda para minha pesquisa. Continuem abordando diversos assuntos de interesse de nós, estudantes. Desde já, agradeço.