Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE)

ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) consiste em região que tem características naturais em níveis extraordinários no que tange ao abrigo de raros biomas e biotas regionais. De maneira preferencial deve existir reconhecimento em nível federal quando o caso for de área com extensão inferior. Em termos gerais a habitação humana é considerada nula. Podem ser terras públicas ou privadas.

.

Objetivos: ARIE

O principal objetivo consiste em fazer manutenção dos ecossistemas para as futuras gerações locais. Seu uso necessita de regularidade específica declarada para cada caso. As atividades não podem colocar em risco a conservação dos ecossistemas locais. Em suma devem existir conjuntos de medidas que estimulem a propriedade e as espécies endêmicas, colaborando em níveis consideráveis com a conservação da harmonia na paisagem natural.

Neste sentido se pode considerar ARIE como instrumento utilizado para sustentar os recursos naturais e ao mesmo tempo conservar conjuntos de ecossistemas vitais por seres de questões existenciais. Em âmbito fundiário se diz que não existe exigência de domínio público, fato que ajuda na criação e desenvolvimento.

Desenvolvimento Sustentável

Sustentável

Sustentável

Vale ressaltar que esta categoria está relacionada de maneira direta com diretrizes do desenvolvimento sustentável. No entanto são necessários critérios sólidos e estabelecidos em nível técnico e científico para fazer as explorações dos produtos naturais nas práticas de manejo. Por este motivo que todos os participantes devem saber se relacionar com a natureza em níveis qualitativos para não prejudicar o ciclo ecológico.

Incentivo da criação do ARIE contribui para o desenvolvimento dos ecossistemas naturais, ofertando assim melhores chances de ampliar o conhecimento da dinâmica natural e processos de exploração sustentável dos produtos das florestas. A Lei 9.985/2000 fornece aparato no meio legal, condizendo que ARIE faz parte do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza). Assim como os Parques Nacionais, Áreas de Relevante Interesse Ecológico são administradas pelo ICM/BIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Vale dos Dinossauros: Área de Relevante Interesse Ecológico

Esta ARIE está situada na Paraíba e possui importância em nível continental dentro do mundo dos sítios paleontológicos. O local é conhecido no mundo por registrar alta incidência de pegadas de dinossauro. Compreendida em área de 1.730km² e abrangida por trinta localidades do alto sertão paraibano. Os registros considerados mais importantes estão dentro da cidade de Sousa, na Bacia do Rio do Peixe, acesso realizado pela PB-391 – Souza Uiraúna, a 420 km de João Pessoa.

No local existem trilhas fossilizadas de quase 100 espécies em vinte níveis estratigráficos diferentes. Cabe o destaque aos pontos da Passagem das Pedras, descobertos no final do século XIX e representando de maneira oficial os primeiros indícios de dinossauros brasileiros.

Relevante

Relevante

Na zona protegida se encontra rastros com tamanhos entre cinco e quarenta centímetros – com pegadas resultantes de animais com quatro toneladas e três metros de altura. Grande parte dos registros é de dinossauros carnívoros. A trilha reta de 43 metros está na mais longa do tipo fossilizado que se tem conhecimento no planeta Terra. Paleontólogos apontam que os rastros possuem pelo menos 150 milhões de anos.

Embora em menor quantidade, também há marcas perfuradas de gostas de chuva, pinturas rupestres e ossadas parciais dos animais da pré-história. Os desenhos pitorescos são predominantes em Serrote de Miúda e Sousa. Cientistas brasileiros e estrangeiros ficam intrigados com as marcas deixadas pelos animais em pleno sertão paraibano. Também atrai demanda turística nacional e internacional.

Características Gerais

Existem chuvas torrenciais do verão ao outono. Clima tipo quente e úmido, com temperatura média de 28°C e precipitação que pode chegar à casa de 1000mm. Formação florestal do porte arbóreo e caatinga. Através do SUDEMA o governo do Estado regularizou a situação fundiária em parceria com prefeituras municipais, que desapropriaram e compraram a área que na atualidade possuem quinze funcionários de diferentes níveis acadêmicos disponibilizados pela prefeitura. Necessário acrescentar ainda no quadro de funcionários a presença dos técnicos da Coordenação de Estudos Ambientais da SUDEMA que administram a região.

Auditório, museu, toaletes, almoxarifado, recepção e quiosques fazem parte do centro de visitação. Em toda a unidade há existência de placas que indicam os trajetos junto com as principais opções. O local está cercado por inteiro. Possui controle rígido de segurança na entrada e controle do fluxo turístico. As visitas podem ser realizadas quase todos os dias do ano. Existem programas de práticas de Educação Ambiental para ajudar as pequenas gerações a apreciarem e conviverem em harmonia com a natureza. Possui médica de três mil visitantes ao mês. Visitações escolares precisam de agendamento prévio.

Área de Relevante Interesse Ecológico: Serra da Abelha

Unidade de conservação que está situada entre os municípios de Santa Terezinha e Vitor Meireles, ambos de Santa Catarina. Conforme a Resolução n°05 do CONAMA (Conselho Regional do Meio Ambiente), do dia 17 de outubro de 1990. A história aponta que foi proposto á Presidência da República decreto de interesse ecológico na região. O decreto foi divulgado no Diário Oficial, no dia 29/05/1996.

Abrange área de 5.017ha e está inserida dentro do contexto de bioma da Mata Atlântica, que na atualidade possuem apenas dez por cento do que já na época do início da colonização europeia no Brasil. Está em plena zona de transição, entre florestas ombrófilas densas e mistas. Os objetivos traz a inclusão da manutenção de ecossistemas naturais situados na zona vegetativa, que possuem alta importância científica e traz características fitossociológicas nos traços da biodiversidade. Também regula o uso das áreas de maneira admissível e conservar para as gerações futuras.

O Que é Ecologia?

Ecologia representa estudo das relações que vivem organismos e os comportamentos no ambiente natural. Temas de interesse para os ecologistas incluem a composição, distribuição, quantidade (biomassa) e os estados de mudança de organismos dentro dos ecossistemas.

São compostos de partes que interagem de forma dinâmica, incluindo os organismos, as comunidades e os componentes não vivos do seu ambiente. Processos ecossistêmicos, como a produção primária e ciclagem de nutrientes regulam o fluxo de energia e a matéria através do ambiente. Estes processos são sustentados pela biodiversidade dentro deles. Está intimamente relacionada com a biologia evolutiva, genética e etologia.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *