A Castanheira-do-Brasil

A Castanheira-do-Brasil, que também é conhecida como castanheira-do-Pará, é uma árvore nativa da Amazônia, é uma arvore bela muito alta que encontramos nas florestas que margeiam os grandes rios da Amazônia como o rio amazonas, o rio Negro, o Araguaia, o Orinoco, mas esta bela arvore está ameaçada de extinção

Castanheira

Castanheira

A castanheira do Brasil atualmente é abundante na Bolívia e no Suriname, apesar de aparecer em todos os países amazônicos (Brasil, Peru, Colômbia, Guiana, Suriname, Venezuela, e Guiana Francesa).

No Brasil a Castanheira está na lista das espécies ameaçadas e a principal causa para o risco de extinção é o desmatamento, elas são derrubadas para construir estradas, barragens, para criar gados, além dos assentamentos da reforma agrária.

Onde Encontrar?

A castanheira está em todos os estados da Amazônia Legal (Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Para, Rondônia, Roraima, Tocantins), e o foco da população de castanheiras se encontra nos estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas, Acre e no Maranhão.

Algumas Características da Castanheira-do-Brasil

Elas são arvores de grande porte, podem atingir até 60 metros de altura e em média chegam a ter entre 1 e 2 metros de diâmetro, elas formam agrupamentos encontrados nas matas de terra firme, esses agrupamentos são conhecidos como os castanhais, e são agregados a outras espécies de arvores também de grande porte, ela é uma das espécies mais altas da Amazônia, seu tronco é reto e suas ramas se reúnem na parte mais alta da arvore, suas folhas tem em torno de 20 a 35 cm de comprimento e ficam acima da copa de outras árvores, sua casca é acinzentada.

Os seus frutos são conhecidos como ouriços, eles são lenhosos, e redondos chega atingir de 10 a 15 centímetros de diâmetro e chega pesar ate 1 quilo e meio e ele pode conter até 25 sementes, esse fruto é bem apreciado por diversas espécies do meio ambiente brasileiro, os pássaros os roedores, os primatas usam essa semente para seu alimento.

A Castanha

A castanha é um alimento farto, benéfico que quando desidratado ter cerca de 17% de proteínas e seu teor de gordura é cerca de 67%. Podemos consumir a castanha in natura, mas também podemos usar a castanha para produzir óleo para diversas utilizações, podemos usar na fabricação de sabonetes, de cosméticos, na gastronomia e até para fabricar lubrificantes.

A castanheira é muito importante para a economia da região amazônica, isso desde o século XIX, muito utilizada na alimentação de todos, da comunidade tradicional, dos índios, dos animais domésticos, enfim de todos os habitantes da região, a castanha foi um dos principais produtos do extrativismo regional, empregando mão de obra nos castanhais, nas cidades para o beneficio da castanha.

A castanha continua sendo um importante produto do extrativismo regional e é a principal fonte de renda de muitas comunidades, mas por causa do desmatamento a produção vem caindo. Os Estados Unidos, os países Europeus (Alemanha, Inglaterra, e a Itália) são importadores da maior parte da produção brasileira de castanha.

A Madeira

Sua madeira é excelente para o aproveitamento industrial, geralmente a árvore tem um tronco reto, regular da base até sua copa, sua madeira é resistente, fácil de ser processada, e é também muito bonita, ela é utilizada na construção civil e na naval, também para fabricar forros, pisos, painéis decorativos compensados e embalagens.

O corte das castanheiras nativas foi proibido em outubro de 1994 por decreto federal, por causa da excessiva exploração da espécie, da destruição dos castanhais e até mesmo da extinção da espécie em algumas localidades da Amazônia. Mas ainda hoje a castanheira ainda é muito explorada de forma ilegal, com isso a economia de muitas comunidades está sendo destruídas,

A conservação da espécie esta dependendo de adoções de medidas para controlar a exploração ilegal da madeira e também do desmatamento ilegal, precisamos fortalecer as instituições que combatem esse crime ambiental, alem de criar áreas de conservação de floresta com a espécie nativa, para manter os ambientes naturais onde ocorrem os castanhais.

Para a reprodução da espécie dependemos de um ambiente intocado, pois suas flores são fecundadas por alguns insetos que são atraídos pelas orquídeas, que vivem perto dos castanhais.

Saiba Mais

Saiba Mais

Seus frutos se parecem com um coco, mais ou menos do seu tamanho e pode pesar ate 2 kg, ele leva mais de um ano para ficar maduro, sua casca é muito dura e dentro tem de 8 a 24 sementes (as castanhas). Algumas são devoradas pelos micos, pelos roedores, e/ou colhidas pelo homem, elas levam de 12 a 18 meses para germinar, as cutias roem os frutos ate perfurar a casca dura depois comem algumas sementes, as outras ela enterra para comer depois e esquecem, essas sementes que foram esquecidas vão germinar um ano depois, gerando uma nova árvore a cada semente.

Para acabar com o risco de extinção das castanheiras precisamos cuidar de nossas florestas, vamos comprar somente madeiras certificadas, vamos apoiar as unidades de conservação dos castanhais, prefira os produtos sustentáveis.

Em 2001 foi iniciado o Projeto Castanha, onde os produtores tem condições de se organizar em cooperativas, assim eles têm a sua produção certificada e têm novos mercados compradores.

A cooperativa tem o objetivo de aumentar a renda das comunidades que se dedicam a exploração da castanha, com esse projeto esperamos com o uso dos recursos sustentáveis manterem nossas florestas, o projeto foi criado pelo WWF-Brasil e está sendo realizado por associações locais, os produtores recebem orientação da prática de colheita, do armazenamento, da secagem das castanhas, e também do transporte.

A forma com a castanha é comercializada foi uma das principais inovações do projeto, a qualidade do produto melhorou, os produtores passaram a fazer parte de cooperativas, onde eles têm controle da vendadas castanhas e assim obtiveram melhores preços.

Como você pode ver a Castanheira do Brasil ou Castanheira do Pará está correndo um sério risco de entrar em extinção no nosso país, mesmo com tantos cuidados e tantas pessoas lutando para que isso não aconteça é fundamental que a luta seja de todos. Tente conscientizar as pessoas que vivem ao seu redor, principalmente as crianças, elas são verdadeiramente o futuro do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *