Os CDs
Os CDs são um avanço na tecnologia, neste simples objeto podem-se guardar muitas informações. Seu tempo de durabilidade varia entre 30 e 300 anos, dependendo dos cuidados e da marca. Composto basicamente por sua base plástica de policarbonato e uma camada reflexiva feita com liga metálica de ouro, prata ou alumínio.
Os CDs são um sucesso de exportação por países como China e Taiwan, porém não há a menor responsabilidade do destino final dessa indústria. Várias pessoas acumulam em casa uma pilha de CDs de todos os tipos, desde cd de programa, filmes que já foram assistidos, backups de arquivos que não são mais utilizados, cd de música, enfim, muitos CDs arranhados e que não tem mais nenhuma serventia.
Mas não é tão simples jogá-los no lixo, pois repercute em um problema para o meio ambiente, sabe-se que eles demoram anos para se decompor, a partir deste fato muitas pessoas conseguiram pensar em como reutilizar esses CDs. Uma nova saída é a reciclagem dos CDs, já acontecem essas reciclagens em países desenvolvidos, tão logo pode ser uma tática a ser adotada pelo Brasil.
Reciclagem
Para reciclar um cd é necessário realizar a desmagnetização, desmonte dos discos e reciclagem do plástico junto a outros compostos. De acordo com pesquisas, infelizmente mesmo com essa “saída” menos de 30% dessas mídias são recicladas, o que ocasiona em uma superlotação nos aterros sanitários diariamente. O que preocupa mais os ambientalistas é que esse objeto demora quase 500 anos para se decompor.
Além da reciclagem, a população deve ter o comprometimento de repensar o consumo em demasia dos CDs, há casos em que não se precisa adquirir o cd, pois se podem pegar informações disponíveis via internet.
Há diversas formas de reutilizar o policarbonato e os metais, porém ainda é discutido o custo/benefício desse recurso. Muitas pessoas usam de sua criatividade para reutilizar um cd que não tem mais serventia. Artistas já o usam para dar um toque especial em muitas de suas obras. É a opção de reciclar fazendo arte.
Dicas para reutilizar seus CDs
Basta usar a criatividade, por exemplo, pegue aqueles CDs velhos e/ou arranhados, lixe-os até sair totalmente a tinta do cd, cole então revistas, fotos, papel de presente, quando secar corte pequenos pedaços, cole os pedaços como se este fosse um quebra-cabeças, passe rejunte e quando secar estará pronto.
Dá para fazer mosaicos, como também porta copos, quadros e enfeites de porta. É também uma ótima saída para que esteja apertado de dinheiro e precisa presentear alguém. Para mulheres que gostam de tricotar, acham no cd uma nova técnica para transformar cd em uma bolsa irreverente e na moda. Pode-se até comercializar esses utensílios. Sim, o que antes era lixo, agora pode vir a ser um pequeno comércio.
adorei essa ideia gostei muito vou tentar