A palavra de ordem da atualidade é sustentabilidade, mas o que isso significa, porque é importante termos essa preocupação? O termo sustentabilidade significa reaproveitar todos os materiais usados pela sociedade que forem possíveis, para poupar os recursos naturais e assim, colaborar com a biodiversidade e o meio ambiente.
Existem projetos sustentáveis relacionados à água, energia, redução de gases poluentes, mas aqui iremos tratar da sustentabilidade através da reciclagem. As campanhas de reciclagem são um passo fundamental para se implantar um projeto sustentável para o reaproveitamento de materiais como: papel, vidro, plástico, metal, eletrônicos, resíduos, etc. Seja em casas, empresas, lojas ou em qualquer outro lugar que se consuma bens naturais e produza lixo.
Ensine as Pessoas a Reciclar
Um dos focos principais de campanhas com objetivo sustentável deve ser o de disseminar o conhecimento a respeito de como cada indivíduo pode fazer a sua parte. Um dos grandes empecilhos para o aumento do impacto positivo da reciclagem é o de que algumas pessoas cometem graves erros por não saber bem o que estão fazendo. Abaixo você confere quais são os pontos mais relevantes de destacar na campanha de reciclagem do seu condomínio ou bairro. Que tal engajar mais pessoas na causa sustentável?
Tópicos a Difundir em Relação a Campanhas de Reciclagem
Limpeza dos Itens Para Reciclagem
Nem todo mundo sabe que é necessário limpar garrafas e outras embalagens antes do seu descarte no lixo reciclável. Por exemplo, uma garrafa pet de refrigerante ou uma garrafa plástica de iogurte que possui resíduos desses produtos está inviabilizada de ser reciclada. Além disso, o líquido pode escorrer e acabar contaminando papéis que estavam na mesma sacola.
É interessante destacar que nem toda embalagem passível de reciclagem precisa ser necessariamente lavada. Alguns itens como caixas de leite, por exemplo, podem ser dispostas de cabeça para baixo para que seu líquido escorra antes de colocar na sacola. Obviamente embalagens que guardam produtos espessos como iogurte devem ser lavadas. Restos orgânicos nessas embalagens podem fazer com que surja mau odor e insetos. Na central de reciclagem os itens serão higienizados, mas até lá passarão por diferentes etapas de transporte.
Dica Bônus – Para não utilizar água potável na lavagem de embalagens para reciclagem você pode aproveitar água de reuso como aquela do enxágue da máquina de lavar, por exemplo.
Atenção ao dia de Coleta
A rotina do dia a dia pode ser bastante corrida para muitas pessoas que acabam se confundindo nos dias de coleta seletiva e orgânica. Um dos pontos da campanha de reciclagem deve ser enfatizar qual é o dia da semana do lixo que não é lixo para que somente nesse momento as sacolas sejam colocadas para fora de casa. Os coletores de lixo reciclável são orientados a recolher sacolas que tenham material orgânico.
Facilitando a Coleta
Embora não seja uma questão concernente necessariamente a separação do lixo reciclável é fundamental divulgar atitudes que facilitem o trabalho do coletor. Algumas pessoas amarram sacolas de itens recicláveis em muros altos ou deixam em lixeiras com cachorros bravos presos. Na sua campanha para incentivar a separação de lixo não deixe de alertar as pessoas para pensar com carinho em que está fazendo a coleta.
Contato com a Prefeitura
É positivo também que a campanha de reciclagem demonstre alguns tipos de resíduos devem ser removidos pela prefeitura não sendo da alçada nem dos coletores de lixo reciclável e nem dos coletores de lixo orgânico. Dentre esses itens estão produtos de jardinagem, animais mortos, restos de material de construção entre outros.
Como Fazer a Campanha de Reciclagem?
Uma forma ecológica de divulgar as informações listadas acima é através das redes sociais ou de e-mail. Você pode criar um grupo ou página no Facebook para manter todas as pessoas da comunidade informadas ou então enviar e-mails com as instruções. Porém, fique atento para a necessidade de ser criativo, afinal pode ser que o assunto não pareça tão interessante num primeiro momento.
Se não der certo somente com a divulgação das informações você pode criar algum tipo de competição em que aqueles que se mostrarem mais engajados ganharão vantagens na comunidade ou condomínio. Chame a atenção das pessoas para o quanto é benéfico cuidar bem do mundo em que vivemos.