Qual seria a diferença de um bosque para uma floresta? A floresta é muito maior que o bosque. A variedade da biodiversidade pode ser a mesma, mas os bosques ter uma concentração muito menor, por ser um espaço menor. Os bosques geralmente ficam próximos das florestas, e são resultado de sua rarefação.
As plantas servem de refúgio para todos. Desde insetos minúsculos até grandes mamíferos. As flores, sementes e folhas produzidas pelas plantas são fontes de alimento que permitem que os animais vivam nos bosques.
Também permite que os humanos encontrem dentro dos bosques, plantas que servem de medicamentos muito importantes. As plantas servem muito mais do que além de embelezar e enfeitar um ambiente.
A vida nos bosques: as plantas
O mais importante que vem das plantas, é a enorme produção de oxigênio. Sem dúvida, as árvores são as plantas mais óbvias nos bosques, mas também há muitos arbustos, trepadeiras, ervas, cipós, gramíneas e uma variedade imensa de outras plantas que se encontram entre as árvores maiores.
Nos bosques tropicais, muitas plantas realmente se encontram sobre as árvores. Algumas dessas pequenas plantas crescem grudadas em outras árvores, são plantas parasitas, que usam as árvores maiores como forma de nutrição e de sobrevivência.
A variedade dos bosques
Diferentes tipos de bosques têm quantidades e tipos muito diferentes de plantas. Os bosques que ficam em regiões tipicamente úmidas, com bastante chuvas têm as comunidades de vegetais mais diversas do que qualquer outro. Milhares de espécies de árvores podem ser encontradas em uma pequena área de um bosque tropical úmido.
Devido às enormes árvores que crescem na maioria dos bosques, a luz fica impossibilitada de entrar por entre as árvores e atingir o solo, o que impossibilita o crescimento de outras espécies menores por entre as árvores. Por isso que muitos bosques têm espaços enormes sem plantas, somente algumas rasteiras ou gramíneas.
Bosques no mundo
Bosques existem quase pelo mundo todo, mas em algumas regiões eles são muito mais comuns:
Europa
Na Europa é muito comum encontrar bosques como forma de prolongamento das florestas maiores. As florestas vão se abrindo, abrindo, até virarem bosques em áreas separadas.
África
Os bosques da África correspondem às savanas e serrados.
Brasil
Há várias regiões onde há bosques em solo brasileiro, mas eles são predominantes no maciço central do país.
O futuro dos bosques
Há de se analisar com cuidado a forma de se manter um bosque. O bosque cresce lentamente, não se pode cortar nenhuma árvore em nenhum momento.
Atualmente, há bosques que têm árvores centenárias, plantadas na época de Luis XV.
Apesar de muitas pessoas não verem a importância disso, algumas outras pessoas sabem da importância das plantas não só dos bosques como de maneira geral, e sabem que essas plantas, principalmente as árvores maiores, protegem o solo contra erosões, principalmente em locais de montanhas, e para lutar contra os efeitos negativos do clima, como o vento.
Dinamarca, Espanha, Reino Unido, Irlanda e França são alguns dos países que têm iniciado esse tipo de cuidado florestal.