O filme e o livro Uma verdade Inconveniente foram lançados pelo democrata Al Gore em 2006, depois de anos de estudos sobre a causa do aquecimento global.
O documentário revela com detalhes informações sobre a situação das calotas polares, o aumento drástico nos níveis dos oceanos e o aquecimento e conseqüente acidificação das águas marinhas.
Além disso, o documentário revela também dados sobre as mudanças climáticas ocorridas nas próximas décadas, sempre com o objetivo de mostrar a responsabilidade dos seres humanos sobre esses acontecimentos que acabam provocando temporais, tsunamis, furacões, secas e uma série de outras catástrofes.
O documentário Uma verdade inconveniente foi escolhido como vencedor do Oscar oferecido em 2007 na categoria de melhor documentário.
Além deste livro Al Gore também escreveu A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano. Devido a seu trabalho como ativista ecológico, Al Gore foi premiado com o Nobel da Paz em 2008, como reconhecimento ao seu importante trabalho a favor do meio ambiente.