Uma Cidade Sustentável

A cidade de Curitiba no Brasil é reconhecida como uma das cidades mais sustentáveis do mundo. Uma cidade com uma população de 1,8 milhões de pessoas situadas no sul do Brasil, tornou-se um modelo internacional em sustentabilidade ecológica, social e econômica. Abaixo vamos ver mais informações sobre Curitiba.O começo O catalisador dessa transformação ocorreu em 1970, quando uma equipe de urbanistas, engenheiros, sociólogos liderado por Jaime Lerner se uniram para fazer da ecologia uma parte da vida cotidiana, incorporando transporte eficiente, de fácil utilização, espaços abertos, o transporte de resíduos, saúde e sistema educacional sem precedentes no país, com a participação activa dos cidadãos.

Uma Cidade Sustentável

Uma Cidade Sustentável

E a criação de postos de trabalho ligados a esses objetivos.Transporte Um sistema de transporte público que faz parte de uma visão que compreende casa, trabalho, vida particular e espaço. As pessoas entram e saem dos ônibus bi-articulados nas estações sem perder tempo. Sua eficiência, de cerca de 2 milhões de passageiros por dia, ou 70% do transporte total da cidade, evita a poluição dos carros.

Uma Cidade Sustentável

Uma Cidade Sustentável

Emprego Para assegurar o desenvolvimento dos subúrbios, um cinturão de empresas que se estende por 34 km circunda a cidade. Também estão incluídos as incubadoras de empresas. Instalações equipadas onde os donos das futuras empresas treinam por um ano nas áreas de mecânica, têxtil, energia, turismo e assim por diante.Reciclagem Curitiba organiza um movimento verde uma vez por semana:

 

Uma Cidade Sustentável

Uma Cidade Sustentável

os residentes separam caixas de  papelão, sucata, vidro e trapos para as frutas e legumes comprados dos produtores locais. O método de Curitiba é nada mais do que usar uma simples solução para resolver uma série de problemas: a limpeza, a luta contra a poluição e doenças, educação cívica e venda de excedentes agrícolas.Amplo espaço verde A cidade é também extremamente orgulhosa em oferecer 55 m2 de espaço verde por habitante. Parques foram criados a partir de lixões e pedreiras abandonadas. Os lagos artificiais são usados para prevenir a população de inundações. A Universidade Livre do Meio Ambiente, construída admiravelmente com postes antigos, transborda projetos de economia sustentável e campanhas de sensibilização para a população. Outro lugar excelente para a educação das pessoas é o jardim botânico, palco frequente da educação de menores carentes quanto ao aprendizado da jardinagem, prática cada vez mais em alta visto a quantidade de verde existente por toda a cidade. Ainda na educação, há bibliotecas sob a forma de um farol, deixando à disposição das pessoas livros, vídeos e internet para quem quer que seja desfrutar de conhecimento.As maravilhas sustentáveis de Curitiba incluem o sucesso ambiental, social e econômico de uma cidade brasileira com uma população cinco vezes maior do que Genebra na Suíça, exemplo mundial de cidade equilibrada, com um orçamento que é dez vezes menor em relação a ela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *