Se todas as pessoas no mundo usassem roupas com tecido ecológico, as condições do meio ambiente estariam melhores na atualidade. Os designers colocam a mão na massa produzindo roupas dos gêneros e colaborando de forma direta com o desenvolvimento sustentável. Conheça a características de alguns tecidos ecológicos.Produtores de tecidos ecológicos Há empresas que fazem o tamanho dos produtos de acordo com os pedidos dos clientes, assim como o material existente na composição do material.
Com os tecidos ecológicos os costureiros podem costurar, cortar e colar sem maiores problemas.Algodão Orgânico: Tem as mesmas características do algodão comum. O toque é aconchegante. Consumidores não conseguem notar a diferença entre originais e orgânicos. Textura leve e maleável.Quando for comprar algum produto sustentável deste tipo é necessário ficar atento com os selos de qualidade de instituições sérias, caso do Ministério da Agricultura, IBD, entre outros.
O algodão artificial está presente em roupas, brinquedos, imobiliários e acessórios. O material orgânico promove inclusão social, gerando maior número de empregos aos brasileiros que possuem a chance de se especializar no tema ambiental e contar com um mercado de trabalho que traz boas perspectivas no futuro.Organização comunitária no trabalho Comunidades também se organizam em cooperativas para atender a forte demanda por tecidos ecológicos pelo mercado nacional e internacional. O feito em TEAR é composto também de saquinhos de café reciclados, elemento que traz um brilho diferente para na estrutura.O tecido ecológico pode trazer resíduo e látex natural encontrados nas regiões das comunidades que produzem para uma demanda em nível nacional.
Fibras naturais como piaçava, milho, caroán, naneira, olicuri, carnaúba e bananeira também fazem parte da composição. São materiais que proporcionam incrível mistura de cores.Couro Vegetal: Solução ideal para evitar com que animais sejam mortos apenas para fazerem parte de coleções dos produtos para inverno. Interessante notar que neste tipo de tecido é possível tingir animal print sem maiores problemas. Ou seja, as roupas ficam com estilo de onças, panteras, zebras, entre outros tipos admirados pelo público da moda fashion.Os revestimentos sintéticos derivados do petróleo podem ser evitados com o couro vegetal, que também têm alta durabilidade desde que a higienização seja feita conforme as regras descritas nas embalagens.Além de manter as características naturais dos artesanatos, também trazem maior tecnologia e viabilidade em nível comercial. O brilho está entre as principais características sensoriais dos couros neutros ao toque.Especialistas afirmam que o couro vegetal pode ser trabalhado com tecido normal nas roupas e imóveis trabalhadas de forma industrial. As produções devem ter o selo de qualidade que atesta os procedimentos legais na produção, dado pelo Ministério da Agricultura e IPT. O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – também simboliza garantia confiável.Por Renato Duarte Plantier