Reciclagem de Resíduos no Brasil

As populações ao redor do mundo também cresce o número de lixo que segue de forma irregular aos aterros sanitários – pequenas porções de terra localizadas longe de centros residenciais no sentido de receber determinado tipo de lixo a se decompor na atmosfera.

Por exemplo, quando o público em geral joga na lixeira comum partes de celular que foi quebrado o conteúdo segue aos centros que não estão preparados para o reuso, visto que a decomposição de metais e plásticos no ar tem tempo indeterminado.

Sistema de recolha do lixo individual no bairro pode existir depois do contato com a prefeitura para instalar a estrutura no bairro. Quem mora em apartamentos deve exigir a possibilidade de jogar resíduos de forma separada e auxiliar de forma direta ao sistema de reuso com o nome popular de “reciclagem”.

Investir na Educação ao Meio Ambiente

Poder público precisa investir na educação ambiental em caráter primordial para as novas gerações compreenderem os danos que são gerados na atmosfera por causa do lixo descartado de forma incorreta. Saber criar iniciativas inteligentes para resolver diferentes problemas ambientais consiste em meta que as crianças precisam ter em mente a implantar no momento em que estiverem adultas e no controle do mundo. O problema de capacitação dos mestres impede a evolução do setor.

Problema de Projeto: Reciclagem dos Resíduos no Brasil

Ativistas esperam com ansiedade a Política Nacional de Resíduos em prática para que um grande passo seja dado em busca do país com maior nível de sustentabilidade. De acordo com o conjunto de regras existe o plano para aumentar o número de coleta seletiva nos municípios nacionais, fato básico a qualquer tipo de estratégia do gênero. As novas regras constitucionais devem ser implantadas de forma original a partir do ano de 2014.

De acordo com ambientalistas que trabalharam de forma ativa no projeto o poder público tem conjunto de estatísticas que evidenciam existir a necessidade de postos de reciclagem por causa do lixo que apenas aumenta. Críticos apontam que existe longo caminho a percorrer e que implantar planos sem existir a presença de especialistas na gestão ambiental pode trazer danos ao longo prazo.

Preparo dos Especialistas em Meio Ambiente no Brasil

Quando trabalhadores do projeto não possuem o preparo correto em termos de reciclagem e recolha de resíduos existem chances de não surgirem resultados esperados de acordo com os gastos do erário público. De acordo com a opinião de especialistas as prefeituras precisam trabalhar de forma ativa na educação ambiental do povo, embora a minoria dos centros municipais nacionais traga o costume por causa de problemas não apenas de finanças públicas como também por carência nos trabalhadores especialistas em temáticas ambientais.

Educação Ambiental Urgente: Reciclagem de Resíduos no Brasil     

De acordo com as regras do Plano Nacional os municípios que não possuem integração ao sistema de reciclagem devem fazer recolha e entrega do lixo nos locais que possuem a infraestrutura e se localizada nas proximidades.

Porém não há números reais no sentido de municípios receberem recursos a serem investidos de forma prática na educação ambiental no sentido de conscientizar o público em geral que o melhor caminho ao lixo está em jogar no lixo correto que segue ao sistema de reuso que objetiva utilizar resíduos a fabricar novas produções ao mercado e evitar com que os aterros sanitários fiquem repletos de sujeiras das quais não consegue ter o poder para ajudar no processo da decomposição.

Reciclagem

Reciclagem

            Questão de Economia: Problema de Reciclagem no Brasil

Conforme os conceitos sustentáveis o projeto de reciclagem em termos práticos traz lucros ao país, desde que exista organização suficiente para gerar empregos e organização quanto às regras e preparado dos trabalhadores que participam de forma ativa no processo.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente o país perdeu quase nove bilhões de reais no ano de 2012 por causa da falta de preparo na infraestrutura da reciclagem, ou seja, caso o lixo que foi desperdiçado seguisse aos centros especializados em colocar resíduos em reuso. Com o dinheiro seria possível construir milhares de hospitais e escolhas, sem conta o fato de poder construir dois milhões de residências próprias ao povo sem teto.

Ao levar em conta que na cidade de São Paulo, cuja população bate recorde não apenas no Brasil no continente sul-americano, há demanda por casas próprias na casa dos seis milhões, conforme o sindicado da construção civil no município, em três anos o lixo da cidade for coletado de forma completa e gerado lucro o poder público poder resolver o problema de falta de casas que acontece pelo menos desde o começo da República do Brasil. A verba da reciclagem também iria aquecer o mercado no sentido de gerar empregos aos operários, engenheiros e fabricantes de materiais à construção.

Reciclagem de Resíduos

Reciclagem de Resíduos

Não se pode ignorar o fato de que as metrópoles brasileiras sofrem por causa da carência de centros e especialistas na arte de reciclar e reservar maior número nas reservas de recursos naturais às futuras gerações. Porém, a demanda em São Paulo e Rio de Janeiro são maiores ao levar em conta que representam os dois municípios com maior número de população no Brasil. Interessante notar que mesmo nos dois grandes centros nacionais existe carência também de profissionais com maior nível de capacitação ao ponto de fazer a diferença na gestão ambiental.

Poder público precisa investir para que os projetos de reciclagem e gestão do meio ambiente fazerem parte da rotina das crianças  estudantes que pode trazer o costume aos pais que não tiveram a chance de estudar o tema enquanto eram jovens. As empresas também precisam participar de forma ativa para promover a reciclagem de forma correta e educar os trabalhadores.

Governos e projetos ambientais de reciclagem como educação ambiental tem caráter primordial para as novas gerações compreenderem os danos que são gerados na atmosfera por causa do lixo descartado de forma incorreta. Saber criar iniciativas inteligentes para resolver diferentes problemas ambientais consiste em meta que as crianças precisam ter em mente a implantar no momento em que estiverem na fase adulta.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei tudo isso! e aprendi muito! Sou um dos fundadores da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada e a luta é grande mas já conseguimos alguns resultados, como é o caso da construção de toda estrutura física e aquisição de alguns equipamentos através do projeto Recicla Pernambuco. Quero lançar no rádio um programa de educação ambiental , sendo de variedades, como entrevistas, noticias do setor, dicas de reciclagem e com coleta de materiais recicláveis através de PEVs, transmissão ao vivo durante o programa fazendo sorteios de brindes com os que entregam seus resíduos . Busco conteúdos e potenciais financiadores. Se puder dar alguma dica serei grato.
    Atenciosamente,
    Tiburtino Carvalho
    Serra Talhada – PE.

    Tiburtino Carvalho 5 de outubro de 2013 16:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *