Projetos Ambientais

O Que São os Projetos Ambientais?

Projetos e desenvolvimento de medidas de proteção ambiental, atualmente estão espalhadas e difundidas por todo o mundo em forma de ongs, projetos regionais, estaduais e inseridos em políticas públicas. Suas principais metas é a inserção da população por meio da promoção de informações acerca do objetivo proposto. Em sua essência, os projetos ambientais buscam a interação dos indivíduos ao entorno para a proteção da vida, dos atributos bióticos, abióticos e também culturais e tem como meta a proteção da diversidade. Este processo é alcançado por meio da conscientização e disciplina de todo o processo envoltório de ocupação, utilização do meio e também do manejo mais adequado de resíduos liberados no ambiente.

A cada dia vemos o desenvolvimento de tecnologias, novos produtos, descobrimentos científicos e sabemos que a natureza reage a todas as ações humanas envolventes. A fim de priorizar o bem estar e a vida na superfície terrestre vemos que medidas ambientais estão sendo cada vez mais solicitadas e necessárias para tentar estabelecer alguma linha de equilíbrio nas relações entre humanos e a natureza.

É fácil identificar locais de atrito resultantes das próprias práticas humanas, principalmente atividade econômica, que colocam em risco tanto a qualidade de vida de indivíduos racionais como também da vida animal e vegetal. Podemos apontar problemas de poluição do ar, contaminação de rios e solos, problemas de emissão de gases que afetam a camada de ozônio, poluição dos rios, consumo desenfreado de alimentos e bens que proporcionam grandes impactos na natureza, poluição e pesca desenfreada nos mares, acidentes relacionados a extração de petróleo, caça e pesca de animais que cooperam com o equilíbrio do ecossistema e causam sua extinção, extração de recursos minerais de forma irresponsável e desenfreada, da difusão de formas de agricultura ( monocultura) que acabam com a diversidade de plantas, dentre outros tantos problemas ambientais.

Com estes problemas que nos cercam e foram acelerados a partir da revolução industrial, medidas de preservação, e principalmente a conscientização da população vem sendo despertada todos os dias, mas ainda é muito pouco em comparação ao que é extraído da natureza. Pensadores como Karl Marx, em pleno século 19, já fazia menção sobre o desgaste ambiental, o trabalho e os recursos oferecidos para realizar a manutenção do capital se findariam e tornariam escassos.

Empresas Que Trabalham com Projetos Ambientais.

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) foi a primeira instituição criada no continente sul americano, nela compreende um conjunto de empresas de vários setores econômicos desde empresas de pequeno porte até de porte maior. Seu enfoque é a promoção e incentivo ao desenvolvimento ligado a sustentabilidade e também a responsabilidade empresarial.

Ela promove premiações e incentiva as empresas a realizarem e desenvolverem projetos de sustentabilidade, são temas propostos que correlacionam assuntos sobre água, ecossistema, emissões atmosféricas, empreendedorismo sustentável, gestão sustentável, inovação, inovação ambiental, patrimônio cultural brasileiro, preservação e manejo de ecossistema, resíduos sólido, responsabilidade socioambiental.

Foi criada no ano de 2005 e já está em seu 13° evento de premiação ‘Brasil Ambiental’, já foram mais de 30 empresas premiadas com mais de 60 projetos que podem ser encontradas na página premiobrasilambiental.com na aba de ‘banco de boas práticas’.  No ano de 2017 foram premiados as propostas “Projeto de realocação vila Canaã: Modelo de produção agroecológica”(Empresa Eneva S.A.), “Biomarcadores de toxicidade do mercúrio aplicados ao setor hidrelétrico na amazônia” (Empresa Energia Sustentável do Brasil S.A.), “Uma solução sustentável para a reciclagem de embalagens plásticas contaminadas”(Empresa Eco Panplas Indústria e Comércio de Plástico Ltda), “Programa de lavagem de motores aeronáuticos da United Airlines” (Empresa United Airlines) e “Conservação de espécies endêmicas de ictiofauna do Rio Iguaçu” (Empresa Engie Brasil Energia S.A.).

Políticas Públicas Ambientais

No âmbito público, podemos ver que o Estado promove programas e ações que incentivam o desenvolvimento de projetos de conservação ambiental. As políticas e programas desenvolvidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) objetivam recuperar áreas degradadas, preservar e conservar e implementar medidas sustentáveis em várias áreas e regiões brasileiras.

Dentre os programas que o governo promove estão as áreas protegidas da amazônia e também o programa Bolsa verde. Estes consistem no fomento de metodologias de conservação por meio de estímulos financeiros para famílias prezarem pela proteção de áreas extrativistas, assentamentos e as florestas.

No que tange aos interesses de sustento dos recursos hídricos estão programas como Água doce com a promoção e informação para a construção de poços de maneira responsável e além destes programas, o estado desenvolve práticas educacionais na tentativa de conscientizar e combater problemas de desertificação, zoneamento ecológico econômico e claro, a educação ambiental.

Dentre programas do Ministério do Meio Ambiente podemos destacar a Agenda 21, A3P (Agenda ambiental na administração pública), Programa Água Doce, Águas Subterrâneas, Atendimento ao cidadão : Carta de Serviços ao Usuário, ARPA : Programa áreas protegidas da Amazônia, Bolsa Verde, CAR: Cadastro Ambiental Rural, Cerrado Sustentável, Corredores Ecológicos, Combate a Desertificação, Educação Ambiental, Programa Florestas que incentiva políticas sustentáveis, Programa Florestas Tropicais, Projeto GEF Mar, Monitoramento dos Biomas, Projeto Orla, Revitalização de Bacias, Zoneamento Ecológico. Para saber mais sobre tais programas e projetos entre no site do ministério do Meio Ambiente – www.mma.gov.br.

SOS Mata Amazônica

Tal fundação não possui fins lucrativos, e seu intuito primordial é promover a conservação e prioriza a defesa da diversidade da vida e da cultura do bioma da mata atlântica e todos os biomas que se interligam. Seu viés prático abrange o trabalho de base na capacitação, educação e mobilização que incentivam o reconhecimento e traz para o indivíduo a sua responsabilidade como membro formador do espaço em que está integrado, transportante a estes a consciência cidadã.

A instituição foi fundada no ano de 1986 e são projetos temas ligados a levantamento e produção de dados, controle por mapeamento e monitoramento de áreas com Mata Atlântica, promovem campanhas, interligam-se em questões relacionadas a políticas públicas, programas de recuperação de florestas e sobre educação ambiental, voluntariados, manejo de ecossistemas e programas afins.

A Ong foi fundada pela união de jornalistas, empresários, cientistas e claro, defensores de questões ligadas ao meio ambiente, assim incentivaram e levaram a origem da SOS Mata Atlântica que objetivava a conservação dos últimos remanescentes de Mata Atlântica. Suas ações se baseiam primordialmente no trabalho educacional, do conhecimento, nas políticas públicas e no desenvolvimento de tecnologias que vão a favor de defesa ambiental.

Ao longo dessas décadas a Ong passou por momentos marcantes em 1987 ficou marcada pela campanha “estão Tirando o Verde da Nossa Terra”, em 1988 a Mata Atlântica é promulgada pela Constituição Federal como patrimônio nacional, em 1990 é lançado o primeiro Atlas da Mata Atlântica, em 1993 o presidente Itamar Franco edital decreto 750 para delimitar e incluir normas de proteção e utilização sustentável da Mata Atlântica. Em 1997 lança programa de voluntários com o intuito de mobilização, capacitação educacional e militância pela causa, em 1999 a Ong cria Aliança em parceria com a Conservação Internacional, dentre outras conquistas e projetos de educação em escolas, eventos em cidades e locais públicos, campanhas de mobilização. Em 2016 com a celebração de 30 anos de existência a Ong renova sua missão e lança Saneamento Já. Se interessar por mais informações acesse o site da Instituição: www.sosma.org.br.

Definições e História

Ambientalismo é uma vasta filosofia que trata da preservação do meio ambiente. Ele também pode ser definido como um movimento social que busca influenciar e pressionar os grupos políticos para mobilizá-los para a preservação dos recursos naturais e do ecossistema. Ambos os grupos adotaram a cor verde como cor símbolo do movimento.

Apesar de o homem ser o principal culpado por várias e pela maioria dos desastres naturais ocorridos ao redor do mundo, felizmente há essa corrente de pessoas em busca de soluções para esses males.

Projetos Ambientais

Projetos Ambientais

Nós podemos ver, hoje em dia, ao redor do mundo, várias pessoas engajadas com suas comunidades locais na busca pelo cuidado com o meio-ambiente de várias maneiras.

O ambientalista é justamente essa pessoa que pode falar sobre nosso meio-ambiente, nossos recursos naturais e que propõe maneiras de fazer um uso mais correto desses recursos, sem desperdícios e menos destruição.

A preocupação com a proteção ambiental tem ocorrido de diversas maneiras em diversas partes do mundo.

Organizações e Conferências Ambientais

Sociais

Sociais

Existem organizações ambientais que podem ser globais, regionais, nacionais e até locais. Elas podem também ser ou não governamentais ou particulares. De qualquer maneira, elas existem em quase todos os países.

Além disso, existem também pessoas voluntárias que fazem ações para promover a conscientização sobre os problemas ambientais.

Algumas organizações governamentais são: Agência Europeia do meio ambiente (EEA); Painel Intergovernamental sobre Mudanças climáticas (IPCC); Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP); e o The Earth System Governance Project. Todos visam uma mudança no comportamento humano que leva a mudanças ambientais favoráveis.

O Greenpeace

Ambiente

Ambiente

O Greenpeace é uma organização de campanha global independente que age para mudar as atitudes e comportamentos, para proteger e conservar o meio ambiente.

Essa organização trabalha em cerca de 42 países, sendo que sua sede fica em Amsterdã, na Holanda.

Um dos objetivos principais do Greenpeace é assegurar que o planeta continue gerando vida em toda a sua diversidade. Esse grupo evoluiu de um movimento pela paz e anti-nuclear que surgiu no início dos anos 70.

Hoje em dia, o Greenpeace foca em divulgar e conscientizar amplamente pelo mundo temas tal como o aquecimento global, desflorestamento, a pesca ilegal, o comércio de baleias e os perigos da energia nuclear. São assuntos diversos que podem garantir a preservação da fauna e flora mundial.

O Greenpeace é conhecido por suas ações diretas e radicais e por isso tem sido conhecido como a organização ambiental mais visível no mundo.

Bem, apesar de haver várias pessoas e grupos de pessoas que trabalham e agem para preservar o meio ambiente, não devemos achar que essas pessoas são suficientes para isso e que nós não devemos fazer nada.

A cada pessoa que se propõe a ajudar e a fazer a sua parte – por menor que seja – já é de grande valia para que talvez, um dia, nossos recursos naturais estejam salvos de ameaças de extinção e destruição.

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *