Cada vez menores, mais baratos e modernos, os celulares tornaram-se populares. Em decorrência disto, muitas pessoas trocam de celular como trocam de roupa.
Depois de não servirem mais, o problema é saber o que fazer com a bateria, visto que não se deve jogá-la em qualquer lixo, mas sim colocá-la em postos de coleta. Esta mesma dificuldade acontece com as pilhas, pois estas também devem ser depositadas em lugares específicos, uma vez que contém metais pesados, bem como elementos químicos, que podem causar doenças como a perda dos sentidos (olfato, audição e visão). Os elementos químicos contidos nas pilhas, podem até tornar os ossos mais frágeis.
No ano 2000, o Conselho Nacional do Meio Ambiente editou uma norma que diz respeito à responsabilidade dos fabricantes em recolher e direcionar os materiais.
As pilhas alcalinas não causam risco ao serem descartadas em lixos comuns, visto que não possuem metais pesados, já as pilhas recarregáveis e as comuns, possuem substâncias que causam risco ao meio ambiente, portanto estas devem ser levadas para lugares adequados.