Programa Onda Limpa

Realmente o que se vê hoje em dia é um amplo e necessário movimento em prol do controle meio ambiente.

Programa Onda Limpa

Programa Onda Limpa

Se estas ações vão se desenvolver a contento precisaremos de algum tempo para saber, mas o importante é vermos que todos os setores da sociedade estão aderindo ao movimento ecológico e buscando alternativas para que dentro das comunidades ou mesmo individualmente, as pessoas se conscientizem de que preservar a natureza e sua beleza é o mínimo que podemos fazer se quisermos que nossos descendentes possam ter condições de vida no planeta, num futuro que não está tão distante assim.

Entre tantas ações e projetos que têm sido lançados nesse sentido, agora surge um que vem especialmente direcionado ao saneamento nas praias brasileiras e este é o programa, Onda Limpa e cuja previsão, é de que até o próximo ano, venha a tratar 100% do esgoto produzido nas praias do litoral de São Paulo.

O que é esse programa

Limpar

Energia

Em termos de saneamento ambiental já aplicado no litoral brasileiro, este será sem dúvida alguma, o maior programa neste sentido, pois o Onda Limpa irá beneficiar perto de 2 milhões de moradores das praias do litoral, além dos mais de 1,5 milhões de turistas que todos os anos vem para o litoral paulista curtir nas férias de verão, e isto deverá ser realizado até 2011.

Segundo as previsões, na Baixada Santista esta coleta deverá atingir a marca de 95% enquanto que no Litoral Norte deverá ficar em 85%.

Com isto a qualidade de vida de turistas e de moradores deverá dar um salto, haja vista o grande problema dos esgotos e do lixo nas grandes cidades, que apesar de todos os protestos e noticias de verdadeiras tragédias que tem como origem o descaso dos governantes, até agora nenhuma ação de maior vulto foi feita no sentido de evitar os desastres ambientais provocados por falta de cuidados com o meio em que vivemos.

Desenvolvimento do programa

Litoral

Litoral

São quase R$ 2 bilhões de reais que o governo de São Paulo pretende investir no desenvolvimento do programa “Onda Limpa”. Somente na Baixada Santista, as estações de tratamento deverão ser sete, mais duas para o pré-condicionamento sendo que na Praia Grande deverá ter um emissário submarino e o emissário que existe em Santos deverá ser ampliado.

Mas para que tudo isso funcione é necessário que tenham redes coletoras suficientes e estas já estão sendo construídas. Já para o Litoral Norte o projeto é para que sejam 15 estações novas para o tratamento de esgotos a serem construídas e uma estação para pré-condicionamento.

Em Ilhabela deverá ser construído um emissário submarino além de mais redes e uma serie de outras instalações, todas direcionadas a coleta do esgoto nas praias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *