A cada dia que passa, os consumidores devem ficar mais atentos em relação aos produtos consumidos. Muitos deles podem denegrir a natureza em algum momento de sua produção, contribuindo com a degradação ambiental e para o fim do mundo. Todos os tipos de produtos possuem algum tipo de relação com a natureza, seja na matéria-prima utilizada para a fabricação, no nível de toxidade que as máquinas produtoras fornecem ao meio ambiente, entre outros diversos exemplos.
Seja um cidadão consciente e compre produtos que tenham o máximo de relação com a sustentabilidade. A natureza agradece!Controle do Estado: A tendência da atualidade traz o produto sustentável como um dos pontos ambientais mais favoráveis a manter a natureza em níveis qualificados do que o caótico cenário demonstrado na realidade atual.
Os empreendimentos que afirmam serem sustentáveis apenas nas embalagens dos produtos correm sérios riscos de altas multas aplicáveis, principalmente quando o governo encontra alguma forma de produção fora da linha divulgada.Interessante notar que as empresas devem ser sustentáveis inclusive na força de trabalho empregado. Não adianta nada os produtos serem feitos depois de manejos sustentáveis aplicados corretamente, quando os trabalhadores estão trabalhando sob regime de escravidão ou mesmo não contam com a proteção necessária no que tange aos instrumentos de segurança a serem usados durante o itinerário.Certificações: Consumidores precisam de exímia atenção no momento de realizar a compra.
As certificações anunciadas devem seguir as normais estipuladas pelo Ministério da Agricultura. Os que possuem o selo SISORG (Sistema Brasileiro da Avaliação de Conformidade Orgânica) também estão em acordo com todas as especificações estipuladas por lei.As empresas que querem lançar produtos considerados sustentáveis e orgânicos devem colocar todas as especificações técnicas de forma exata na embalagem. Os processos ecológicos devem estar com pelo mesmo alguns dos selos mencionados no parágrafo anterior.Exerça o seu poder de cidadão Na prática, esta representa uma questão de cidadania. Cabe aos consumidores o ato de realizar pesquisas no intuito de confirmar as certificações ou mesmo efetuar denúncias quando fica explícita alguma incoerência em relação aos preceitos sustentáveis apresentados. A investigação pode ser feita na rede mundial de computadores, a internet. Esta simboliza uma pequena amostra das nossas obrigações para com a mãe natureza, que proporciona coisas incríveis a todos os seres humanos.Compre apenas produtos sustentáveis É necessário estar com os olhos bem abertos nas espécies consideradas em extinção, como: madeiras, peixes, flores, entre outros elementos naturais considerados matérias-primas provindas da natureza.As pesca ilegal das espécies de peixes representa um dos aspectos mais recorrentes dentro no setor de alimentos. Entre os mais consumíveis e caçados ilegalmente, está o atum. Compre apenas o produto das empresas que atestam as pesca da espécie realizada de acordo com a lei.Por Renato Duarte Plantier