Desde a década de 70 a ecologia e as questões ambientais vêm ganhando força e espaço em nosso meio, passando a ser discutidas em cenário internacional e posteriormente no cenário nacional. As autoridades mundiais, que detém o poder de decisão levaram bastante tempo para admitirem que os alertas incessantes dos cientistas tivessem fundamento e que suas previsões mais funestas iriam se cumprir. Só a partir de então teve início um lento movimento para a conscientização da população de todo o planeta sobre a urgência da preservação do planeta e dos recursos ambientais, pois o futuro do planeta também depende de nós, de nossas atitudes.
Educação Ambiental
Nos projetos de educação ambiental começaram a ser implantados nas escolas primeiramente de forma muito tímida, através da iniciativa de alguns professores que se interessavam pelo assunto. Contudo logo se percebeu que a educação ambiental é o grande e mais eficaz caminho para a restauração do planeta, e o governo através do Ministério da Educação passou a investir fortemente no desenvolvimento de projetos de educação ambiental, inserindo a educação ambiental como um conteúdo transversal que deve ser ministrado aos alunos através da interação nas diversas disciplinas desde o ensino fundamental até o ensino médio. Educação ambiental entrou então para o currículo escolar.
Conscientização Cidadã
Se o trabalho de educação ambiental nas escolas atinge os jovens desde a infância ate a adolescência outros projetos também são desenvolvidos para atingir não só essa clientela das escolas, mas também o restante da população. Assim o Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente juntamente com empresas parceiras e Organizações Não Governamentais-ONGs, vem desenvolvendo inúmeros projetos de conscientização das populações acerca da importância de preservar o meio ambiente e de procurar reverter os quadros de degradação encontrados em várias áreas. Um exemplo da conscientização dos cidadãos a respeito das questões ambientais são os projetos desenvolvidos juntamente com as comunidades ribeirinhas que vivem da pesca. Junto a essas comunidades é realizado um trabalho de conscientização da importância da preservação para que eles próprios possam continuar tendo o peixe, ao mesmo tempo muitas dessas pessoas são transformadas em multiplicadores desse conhecimento.
Gerações Futuras
Todo o trabalho de educação ambiental que vem sendo feito junto as crianças em idade escolar e os projetos de conscientização dos cidadãos, especialmente aqueles que se encontram em zonas de atenção, como as comunidades ribeirinhas, as comunidades que moram nas reservas ecológicas ou junto as florestas e muitas outras, todos esses trabalhos realizados já apresentam alguns escassos resultados atualmente, contudo esse trabalho esta desenhando o perfil das gerações futuras, onde as crianças e os jovens vão se tornar adultos que sabem a importância fundamental e vital de preservar o meio ambiente. Com certeza ainda há muito pra ser feito, mas a semente do futuro está sendo plantada no Brasil.