A Organização Não Governamental Estimação é uma organização que visa auxiliar a proteger os animais da região de Teresópolis. A Organização Não Governamental foi criada em 1997, por Maria Elizabete Filpi, conhecida também como Bebete.
Esta organização, como todas as organizações não governamentais, não tem nenhum fim lucrativo, e não pretende ganhar nada com as suas obras, além de ver seu objetivo primário cumprido: proteger os animais das cidades próximas de onde é a sua sede, e garantir que eles tenham melhores condições de vida em suas residências, e sejam tirados das ruas, onde levam uma vida de sofrimento e privação.
A organização é mantida basicamente pela ação de voluntários, tanto nos serviços que oferece, como em sua manutenção em termos financeiros. Ela promove a castração dos animais que estão na rua – sendo esta castração em larga escala, e também busca promover a castração dos animais domésticos que não tem fins de reprodução, tentando, com isso, diminuir o número de filhotes de cães e gatos que são abandonados nas ruas, seja quando os donos descobrem que eles estão esperando uma ninhada, ou seja quando tal ninhada nasce, e é abandonada pelo dono que não quer a responsabilidade de ter que cuidar dos bebês.
Para tentar cumprir a sua missão, os membros da Organização Não Governamental Estimação promovem feiras de adoção de animais – onde os animais recolhidos e tratados por eles são expostos e colocados para adoção, onde os voluntários verificam se os interessados realmente querem e sabem como cuidar dos bichinhos que levarão para casa.
A Feira de Adoção de Cães e Gatos promovida pela ONG Estimação acontece todos os sábados e domingos, à exceção quando chove, que então não é possível realizar tal feira, na Feira de Artesanato de Teresópolis, a Feirinha do Alto. Lá, é possível conhecer os animaizinhos de que a Estimação cuida até então, e escolher um bichinho adotado para levar para casa.
Enquanto passam seu tempo na ONG Estimação, os bichinhos são esterilizados, limpos e bem cuidados, sendo tratados da melhor maneira possível pelos voluntários, para que as pessoas que desejam adotá-los, levem para casa, animaizinhos de estimação saudáveis.
Para ajudar a ONG há diversos métodos: pode ser através da doação de ração para cães ou gatos, materiais de limpeza, remédios, cobertores, jornais, estrados de madeira, ou mesmo formas de transporte para os bichinhos. É possível também oferecer um lar temporário para os animais que estão para adoção, ou ainda, adotando um animalzinho!
Para quem deseja ajudar, mas mora longe de Teresópolis, ou não tem o espaço ou tempo para se dedicar a cuidar de um animalzinho, é possível fazer uma doação através do Banco Itaú, Conta Corrente 19.918-5, Agência 6103, Sociedade Grupo Estimação, CNPJ 08.996.430/0001-17. Para maiores informações, visite o site: http://www.estimacao.org/.