Entre inúmeros projetos que surgem nos dias de hoje dedicados a compreensão e conscientização do designe e da necessidade de preservar o verde criando para isso novos espaços nesse mundo de emergentes que pouca importância dá a questões tão relevantes quanto o controle do meio ambiente e a reversão do quadro caótico em que se encontra o planeta. É preciso dar destaque a idéias que poderiam servir para que sistemas fossem a partir daí repensados levando a modelos de subsistência mais eficientes e sustentáveis.
Projeto Montado Sobre Ônibus
Em um concurso onde diversos prêmios foram distribuídos para diferentes projetos houve um deles que chamou a atenção pela criatividade do designer Marco Antonio Castro Cosio que foi seu criador é o projeto denominado Bus Roots cujo significado seria algo como “raízes sobre rodas”. Com esse projeto o objetivo de Cosio é o de plantar nada menos do que 35 acres que seria equivalente a 14,16 hectares de suculentas plantas e o diferencial que mais chamou a atenção é que esse projeto deverá ser feito no teto de 4.500 ônibus na cidade de Nova York. Com esse projeto eles pretendem aumentar os espaços verdes em grandes metrópoles, melhorar a qualidade de vida e recuperar os espaços mais aquecidos.
Combate ao Efeito Ilha do Calor
Esta é uma ação bem mais ampla na medida em que pode também combater o chamado efeito ilha do calor no qual, muitos fatores como excesso de obras de concreto, grande concentração de poluição, carência de vegetais fazem com que as áreas urbanas se tornem muito mais quentes do que seria considerado como normal. Além dos inusitados jardins suspensos ainda houve experiências com telhados verdes, jardins verticais, tudo sendo usado como forma de ampliar e dar vida com o verde aos pequenos espaços. De forma geral são dois os tipos de telhados verdes e estes são: os intensivos que tem uma diversidade maior de plantas, mas que necessitam de cuidados maiores e de mais terra, já os extensivos tem uma seleção mais limitada de plantas exigem menos cuidados e precisam também de menos quantidade de terra.
As Diferenças de Temperaturas
Mesmo com a adoção de jardins verticais, suspensos, de telhados verdes, ainda assim não há como contrabalançar as temperaturas dos espaços urbanos e espaços verdes cuja diferença pode chegar até a 10ºC em virtude do aquecimento localizado. O primeiro protótipo desse jardim suspenso foi colocado no teto do BioBus. Há cinco meses que ele vem se desenvolvendo circulando em torno de New York City e Ohio. Segundo o autor do projeto os benefícios são vários como: valor estético, redução dos efeitos ilha de calor, acústica e isolamento térmico, absorção do CO2, redução da água da chuva entre outros.