Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial se trata de um evento democrático onde são debatidas ideias e reflexões acerca de problemas sociais que acabam por corromper o mundo contemporâneo e, com base nestas, são formuladas algumas propostas de solução para estas dificuldades sociais que assolam o mundo globalizado em que vivemos, onde o capital é o foco de desenvolvimento em primeira escala para qualquer nação. Sendo assim, o fórum tem como abordagem principal a facilitação da troca de experiências e da articulação de movimentos sociais contrários ao neoliberalismo e também ao domínio exercido pelo capitalismo exacerbado sobre o mundo. O evento é realizado anualmente e suas sedes variam com o passar dos anos, sendo que as três primeiras ocorrências do evento aconteceram na cidade de Porto Alegra no Rio Grande do Sul.

Forum

Diretrizes

No começo o evento era realizado em contrapartida ao Fórum Econômico Mundial que ocorre na cidade de Davos na Suíça, porém, atualmente as datas de realização dos dois eventos não se coincidem. Como citado anteriormente, o evento se propõe a ser um espaço aberto à formulação de ideias e soluções a respeito dos problemas sociais que assolam a sociedade contemporânea e têm se mostrado um grande encontro de membros da esquerda mundial. Um dos pontos mais focados neste evento é a antiglobalização, termo que designa a oposição aos aspectos capitalistas que compõem a sociedade moderna que está em constante processo de globalização, criando alternativas viáveis para promover uma transformação global da sociedade e de seus aspectos econômicos. O slogan do FSM é: “Um outro mundo é possível”.

Evento

Fórum Social Mundial 2010

O Fórum Social Mundial em sua décima ocorrência foi desmembrado em outros 27 encontros espalhados pelo mundo todo, sendo que o primeiro deles aconteceu na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul no período que compreende os dias 25 e 29 de janeiro, recebendo o título de “Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre”. Houveram várias abordagens acerca da crise financeira mundial de 2008, onde alguns grandes pensadores da atualidade mostraram suas linhas de pensamento e formularam algumas soluções possíveis para que o problemas não volte a acontecer. Uma das abordagens mais interessantes do evento foi feita pela cientista política Susan George que mostra os laços de ligação entre a crise econômica mundial e a crise ambiental, onde afirma que a crise ambiental é a mais grave de todas.

Por um Mundo Melhor

Carta de Princípios

A Carta de Princípios do Fórum Social Mundial foi estabelecida pelo comitê de entidades que projetaram e sistematizaram o primeiro FSM, que foi realizado no ano de 2001. Esta Carta de Princípios foi desenvolvida a partir da avaliação dos resultados e expectativas criadas com o primeiro FSM para orientar os eventos subsequentes. Dentre as orientações definidas nesta carta, podemos destacar, resumidamente algumas, como: ser um espaço aberto e democrático para o debate de ideias e formulação de propostas; ser um processo de âmbito mundial e de dimensão internacional; suas ideias são fomentadas em contrapartida ao processo de globalização; ser um espaço plural e diversificado; não ter aspectos confessionais, governamentais ou partidários e promover a troca de experiências estimulando a reflexão e disseminação de ideias e possíveis soluções aos problemas em debate.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *