O Que é?
Energia química é aquela que nos mantém vivos, aquela que surge a partir da quebra de ligações entre os átomos. Para facilitar o entendimento de energia química, saiba o que é reação química. Reações químicas são aquelas responsáveis por quebrar ou formar ligações entre os átomos. Os átomos estão presentes em nosso interior, nas células e é a partir destas que é formada a nossa estrutura corporal. O crescimento de unhas e cabelos, formação dos dentes, processo de cicatrização são algumas funções corporais. Estas funções corporais acontecem por causa da ocorrência de reações de absorção de energia. Pensando de outro modo, a temperatura corpórea, o aquecimento corporal são processos oriundos das reações químicas que liberam energia. Graças a esta energia que podemos viver em lugar de baixíssima temperatura, como os pólos norte e sul.
Fotossíntese: Transformação da Energia Solar em Energia Química
Fotossíntese vem das palavras foto (luz) e síntese (produzir), e significa, literalmente: síntese utilizando luz. A fotossíntese é o processo de, talvez, maior importância existente. A partir dela é que surge a primeira forma de energia química. Os vegetais produzem o combustível extremamente necessário para a vida humana, animal e vegetal. A fotossíntese é exatamente esse processo, este é o primeiro e principal processo de transformação de energia que ocorre na Terra. Os vegetais que contém clorofila puxam para si e absorvem tanto gás carbônico quanto energia solar. Assim, realizam um processo no qual ocorrem reações químicas. Essas reações produzem materiais orgânicos (proteínas, gorduras e açúcares) e liberam oxigênio. Um esquema capaz de representar a reação química ocorrida na fotossíntese é:
Gás carbônico + Água => Glicose + Oxigênio.
O Processo
A água existente na terra é absorvida pelo vegetal a partir de sua raiz. Essa água é levada para as folhas, onde há presença de cloroplastos. A água penetra nos cloroplastos. Graças à radiação solar, as clorofilas quebram as moléculas de água de dentro dos cloroplastos. Essa quebra é feita para que haja liberação de oxigênio. Este por sua vez, é utilizado em parte pelo vegetal e no restante por todos os outros seres vivos. A molécula de gás carbônico presente no ar também entra nos cloroplastos. Algumas enzimas ligam o gás carbônico ao hidrogênio. Dessa ligação surgem moléculas complexas, como açúcares e celulose.
A celulose será utilizada pela planta para sua sustentação, enquanto os açúcares serão utilizados em outras reações do vegetal e repassados para a cadeia alimentar. Na reação, a clorofila atua como um catalisador, não sendo desgastada, consumida ou alterada, apenas ativando o processo. A fotossíntese pode ser realizada em duas etapas, fases. Uma clara e outra escura. São elas: Fotoquímica (fase clara) e Química (escura). Vale informar que a energia química resultante fica armazenada na glicose.
Samuel Castro