Conteúdo classificado dentro da física, a energia de potencial elétrica defini-se como a energia que necessita de um pólo extra para que um segmento entre A e B de mesma carga possam se atrair, com determinada ação, conhecida também como força externa.
A força realizada por essa ação reconhece uma energia potencial fora, de interação elétrica, assim com o aumento da velocidade tem-se um fator decisivo na troca de energia cinética antes produzida pela energia elétrica potencial, de interação exatamente entres os dois condutores.
Com tanta velocidade e rapidez a energia potencial elétrica pode ainda ser armazenada em grande escala devido sua agilidade própria de produção, lembrando que não há variação, ela permanece com a mesma velocidade, contudo aumento sua carga em determinadas fases de produção de energia.
O Potêncial Elétrico
O potencial elétrico é conhecido como uma grandeza que serve para medir a capacidade que uma determinada carga realizará quando estimulada a trabalhar no campo elétrico. Assim em determinada carga a ser medida coloca-se um referencial de ponta que consiste me medir certa velocidade e armazenamento de carga elétrica.
Como o potencial é considerado linear a soma das cargas mede-se como sozinhas no campo elétrico, e podem sofrer variações mínimas conforme também o medidor utilizado. No SI (Sistema Internacional de Medidas) tem-se então um único medidor denominado volt. E com as demais fórmulas é possível caracterizar o quanto de carga dado material recebeu em seu potencial elétrico.
Exemplificando
Para que a teoria possa surtir mais efeito são sempre necessários maiores exemplos para demonstrar realmente como a física desenvolve-se no dia-a-dia de todos. Portanto na questão da energia potencial elétrica um exemplo muito comum é quando imaginamos duas placas paralelas e eletrizadas uniformemente com cargas de sinais opostos. Assim quando colocada uma carga puntiforme entre os segmentos A e B tem-se uma força potencial realizada, chegando ao ponto final com maior velocidade de energia.
Toda essa carga obtida através do percurso de um ponto até o outro exemplifica total entendimento, já que a energia elétrica assume uma velocidade maior do que a cinética e produz entres pontos diferentes à realização de um potencial em perfeita execução.
Algumas Regras
No conteúdo de energia potencial elétrica é essencialmente importante que aluno saiba diferenciar duas regras primordiais que o auxiliará e muito nos trabalhos desenvolvidos em sala. Assim a primeira regra define que em todo movimento elétrico de carga espontânea, na presença de campo elétrico, a carga sempre diminui e a velocidade cai constantemente.
Já se tratando de cargas elétricas positivas em repouso e sujeitas apenas à ação da força elétrica em movimento, as mesmas deslocam-se espontaneamente para o campo elétrico onde estão inseridas. Em caso de carga negativa, o deslocamento se dará do menor para o maior campo.
Por: Patrícia Contiero
Exemplos De Energia Elétrica
Tales Mileto, filósofo, foi ele quem descobriu a eletricidade através de experiências com cargas elétricas e desde então se usa a eletricidade. A eletricidade é a principal fonte de energia produzida no mundo atualmente. Ela é produzida por usinas hidrelétricas, que é a mais usada e também tem as usinas eólicas, solares, usinas nucleares, e também a termoelétrica. No Brasil a maior parte da energia usada é produzida pela usina hidrelétrica. Um exemplo de energia elétrica é o chuveiro, ele utiliza da energia elétrica para transformar ela em energia térmica, isso faz com que a água aqueça. Já outro exemplo é o ventilador que transforma a energia em movimento e o aparelho de som que transforma a elétrica em energia sonora.