Educação Ambiental na Escola

Com o cada vez mais crescente interesse sobre as temáticas de conscientização ambiental, quase que imediatamente surgem às necessidades  do desenvolvimento da sociedade para que se possam ser aplicadas às comunidades a fim de que possam ficar sensibilizadas quanto à importante questão da preservação ambiental e assim diminuir os malefícios que o uso indiscriminado dos recursos ambientais continuem. Um conjunto de fatos unidos à temática ambiental começou a ser desenvolvido há algum tempo atrás para que fosse com o tempo sendo desenhado o esboço do que seriam os primeiros projetos de EA ou, Educação Ambiental.

Projeto

Temáticas e Movimentos

Segundo o que a história nos conta, houveram vários movimentos importantes para o desenvolvimento da temática ambiental no ambiente da sala de aula, onde podemos destacar o livro de Rachel Carson lançado em 1962, “Primavera Silenciosa”, temos a promulgação da Carta de Belgrado em 1975, que foi o grande resumo do que deveria ser feito no que toca as diretrizes da educação ambiental. Logo após isso, houveram ainda a Declaração de Tbilisi, datada de 1977 que pela primeira vez atentou à comunidade para o fato de que as ações indiscriminadas do homem para manipular o meio ambiente estavam sendo notoriamente prejudiciais para o equilíbrio do  clima e da natureza.

Publica

A Escola

Não há melhor ambiente para criar a consciência numa sociedade do que implantar uma temática diante dos alunos, vista que amanhã serão eles que estarão no controle da sociedade e que podem influenciar mesmo quando crianças, na condução pelo meio dos adultos que fazem parte de seu círculo diminuto de como manipular os recursos naturais. No entanto é importante observar que todos, inclusive a escola que está passando o programa a seus alunos, adotem uma postura coerente com o que se diz e que não atuem como co-autoras de uma destruição ambiental. Devido exatamente a esta falta de consciência das pessoas que deveriam a difundir antes de querer administrar qualquer projeto desta posição e importância que deve passar por um processo de treino, análise circunstancial dos motivos que podem melhorar ou piorar a já escassa demanda de tempo com que as atividades normais são desenvolvidas, além de que há de se haver uma predisposição enorme por parte do corpo docente para que um trabalho deste tipo seja realizado com resultados frutíferos.

Educação Ambiental na Escola

Conclusão

Fica bastante claro que a elaboração, treinamento e implantação de um projeto desta magnitude tem de ser rigorosamente pensado, pois tem de se haver a consciência de que a principal atividade dos discentes é a de aprender o conteúdo normal da escola e, em conjunto com esta atividade primordial é que se deve fazer um leve porém instrutivo trabalho de como deve ser a educação ambiental dos alunos, e gradualmente, após a adoção da maioria à atividade prestada, é que se deve começar um projeto de longo prazo com uma Segunda atividade, fazendo assim uma conscientização gradual e sem traumas para as crianças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • o meio ambiente e algo muito precioso que cada individuo deve presevar o maximo que poder pois se cada um não fizer sua parte não demos como cuidar do nosso planeta

    kelly maria 11 de setembro de 2011 12:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *