O documentário “Consumo: qual o limite?” é um vídeo do diretor Ricardo Bruini, produzido em 2009, produzido com alta tecnologia e que já foi apresentado pela TV Cultura e diversos canais de TV por assinatura, além de salas de cinema.
Resumo do Documentário
O documentário tem 22 minutos, e é uma produção de cunho ambientalista, gravado em alta definição, utiliza imagens de grande impacto e uma locução expressiva. Através de seu roteiro muito bem elaborado o documentário apresenta dados científicos de forma simplificada, integrados ao nosso cotidiano, e mostra as conseqüências de alguns atos bastante simples e comuns em nosso dia-a-dia que produzem impactos importantes nos recursos naturais renováveis e não renováveis de nosso planeta. Junto as imagens, a narrativa vai levando o espectador a analisar tanto a origem quanto o destino dos muitos bens de consumo, conduzindo a uma reflexão sobre o estilo de vida de cada um de nós e a sua quota de responsabilidade sobre o impacto ambiental correspondente. Consumo: qual o limite?, é um documentário diferente, ele vem desmentir a idéia de que a responsabilidade pela degradação dos recursos naturais e pelo aquecimento global é unicamente dos governos e das grandes corporações. O documentário traz uma nova abordagem, segundo a qual os responsáveis por esses fatores somos nós, que através de nossas decisões diárias estamos estimulando a economia mundial que é baseada na satisfação de nossos desejos de consumo.
Ferramenta de Conscientização
Afinal, quais os limites para o nosso consumo? Do que necessitamos realmente? Consumimos para atender nossas necessidades básicas ou para satisfazer nossos desejos? Qual a linha entre consumo irresponsável e consumo necessário e quais suas conseqüências? Essas são algumas das reflexões que o documentário nos leva a fazer, e por isso o filme é considerado como uma importante ferramenta de conscientização sobre a responsabilidade individual e sobre as questões sócio-ambientais, alertando sobre as conseqüências da nossa omissão frente a realidade ao nos mantermos como simples consumidores e não assumirmos nosso papel como cidadãos. Junto com o documentário também vem outro filme do mesmo diretor, o curta-metragem “Ciclus” que fala sobre o aquecimento global e o ciclo da água.
“Ciclus”
Em “Ciclus” o diretor apresenta o ciclo da água, utilizando os diversos recursos da produção de imagens para narrar o ciclo da água desde que desabrocha no solo através de pequenos filetes até desaguar no mar, passando pelos mais diversos caminhos, mostrando o ciclo natural, a interferência através da ação do homem, e as diversas conseqüências e anomalias que resultam nas alterações climáticas. A produção e os efeitos de som e das imagens levam o espectador a uma experiência sensorial emocionante.
Os dois filmes são apropriados para pessoas de todas as idades que se interessem pela saúde de nosso planeta, mas são especialmente indicados para ambientalistas, professores, educadores e estudantes.