Certificado Internacional de Balneabilidade

O Certificado Internacional de balneabilidade é uma certificação internacional que oferece um selo, representado por uma bandeira azul, as praias no mundo que atendem a exigências pré-determinadas. O Certificado Intenacional de Balneabilidade, conhecido como FEE, é uma certificação credenciada pela ONU – Organização das Nações Unidas juntamente com a UNESCO, que avalia as condições de balneabilidade das marinas e praias em volta do mundo. Para conquistar à certificação a praia tem que satisfazer todas as exigências elencadas no programa, que são bastante severas, de tal forma que, a despeito do grande número de praias existentes no Brasil, até hoje apenas duas lograram obter a certificação, que deve ser renovada anualmente.

Bandeira Azul

Bandeira Azul

A Bandeira Azul e as Vantagens

Para conseguir o privilégio de hastear a bandeira azul em suas areias as praias devem se credenciar no programa e então será feito um levantamento na praia para averiguar suas condições com relação aos requisitos. Se preenchidos os requisitos o júri internacional e o internacional a praia conquista o selo, que deve ser renovado anualmente, mediante a fiscalização nacional e internacional a cada triênio. Se nessas vistorias a praia não estiver dentro dos padrões a certificação é retirada. As vantagens da bandeira azul além da qualidade de vida para todos os usuários, é sentida diretamente no turismo, pois como os critérios de seleção são muito rigorosos, as praias que conquistam o selo é porque realmente tem condições de oferecer para os turistas uma qualidade internacional em todos os espaços públicos.

Certificado Internacional

Certificado Internacional

Critérios para Certificação

Ao todo são 29 critéios avaliados para a obtenção da certificação. Esses critérios são divididos em quatro blocos, sendo que o primeiro trata de educação e informação ambiental, avaliando quesitos como informação sobre balneabilidade, códigos e condutas permitidas e não permitidas na praia, ecossistemas costeiros, etc. O segundo bloco é específico sobre a qualidade da água e o cumprimento das leis que tratam sobre seu uso e tratamento. O terceiro bloco trata sobre a gestão ambiental e avalia o gerenciamento costeiro, a limpeza da orla, transporte sustentável, sanitários públicos, etc. o último bloco trata sobre serviços e segurança e avalia a disponibilidade de equipamentos de primeiros socorros, salva-vidas, acessibilidade, pontos de água potável públicas, mapas, etc. Para conquistar a bandeira azul todos os 29 quesitos tem que ser preenchidos satisfatoriamente.

Prêmio Internacional de Balneabilidade

Prêmio Internacional de Balneabilidade

Bandeira Azul no Brasil

No Brasil duas praias conquistaram a bandeira azul, a praia de Jurerê Internacional, em Santa Catarina conquistou a bandeira azul o ano assado e teve a certificação renovada este ano, junto com a praia do Torto no Guarujá em São Paulo que conquistou a sua bandeira azul, para alegria dos moradores e turistas.

Existe uma diferença muito grande entre o real e o ideal. O real é que apenas duas praias brasileiras hoje possuem a certificação, contudo o ideal é que dentro de algum tempo não seja mais necessária a certificação e todas as praias brasileiras e internacionais cumpram todos esses requisitos de maneira espontânea e natural.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • É tudo jogada de marketing. Ongs internacionais que se valem de nossa engenuidade.
    Duvido que na Dinamarca, uma praia seria certificada sem que houvesse uma infra estrutarura para acolher cidadãos com dificuldades de locomoção. Certificaram praias no Brasil, como a praia do Tombo e a Jurere, sem que atendessem requisitos básicos de respeito às pessoas portadoras de deficiência física. Não primaram pela cidadania, pensaram somente no marketing. É pura enganação. Um dia essas organizações serão punidas. É muita desumanidade.

    José Carlos Saliba 29 de dezembro de 2010 20:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *