Bacia Hidrográfica Amazônica

A bacia do rio Amazonas é o lar da maior floresta tropical da Terra. Ela cobre cerca de 40% do continente sul-americano e inclui partes de oito países sul-americanos: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, bem como a Guiana Francesa, como sabemos um território da França.Refletindo as condições ambientais, bem como influências passadas, a Amazônia é composta por um mosaico de ecossistemas e tipos de vegetação, incluindo florestas tropicais, florestas sazonais, florestas caducifólias, florestas inundadas, e savanas.

Bacia Hidrográfica Amazônica

Bacia Hidrográfica Amazônica

 

A bacia é drenada pelo rio Amazonas, maior rio do mundo em termos de quitação e, o segundo maior rio do mundo depois do Nilo. O rio é formado por mais de 1.100 afluentes, e dois dos quais (o Negro e o Madeira) são os maiores. O sistema fluvial é a salvação da floresta e sua história desempenha um papel importante no desenvolvimento de suas florestas tropicais.História Quinze milhões de anos atrás, os Andes se formaram pela colisão da placa sul-americana com a placa de Nazca.

 

Bacia Hidrográfica Amazônica

Bacia Hidrográfica Amazônica

O surgimento da Cordilheira dos Andes e a vinculação dos escudos brasileiros e da Guiana, bloquearam o rio e fizeram a Amazônia se tornar um grande mar em seu interior. Gradualmente este mar interior tornou-se um enorme lago de água doce. Por exemplo, mais de 20 espécies de arraia, relacionadas com as encontradas no Oceano Pacífico, podem ser encontrados hoje nas águas doces da Amazônia.Cerca de dez milhões de anos atrás, as águas correram através do arenito para o oeste e da Amazônia e começaram a fluir para o leste.

 

Bacia Hidrográfica Amazônica

Bacia Hidrográfica Amazônica

 

Neste momento a Amazônia nasceu. Durante a Idade do Gelo, o nível do mar baixou e o grande lago foi rapidamente drenado e se tornou um rio. Três milhões de anos mais tarde, o nível do oceano recuou o suficiente para expor o istmo centro-americano e permitir a migração em massa de espécies de mamíferos entre as Américas.A bacia hoje Hoje, o rio Amazonas é o rio mais volumoso na Terra, que com sua bacia drena uma área equivalente ao tamanho dos Estados Unidos. Durante a época de marés altas, a foz do rio pode ser de 300 quilômetros de largura e todos os dias 5.787.037 de metros cúbicos por segundo seguem o fluxo para o Oceano Atlântico. Para referência, a descarga de água doce da Amazônia por dia no oceano Atlântico é o suficiente para abastecer de água doce a cidade de Nova York por nove anos ininterruptos.A força da corrente a partir do volume de água pura por si só  faz com que a água do rio Amazonas para continuar fluindo para o mar antes de misturar com a água salgada do Atlântico. Os marinheiros podem beber água doce no oceano antes de avistar o continente sul-americano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *