Voçoroca e Ravinas: Características Gerais

Acidente geográfico criado pela execução de água. Erosão acentuada no solo, de forma usual presente nas encostas. Ravinas lembram grandes valas ou pequenos vales, possuem dezenas de metros de profundidade e largura. A voçoroca é formada pela erosão do rego. Encostas são mais propensas quando estão limpas de vegetação em consequência do desmatamento.

A erosão do solo é transportada por água corrente depois de ter sido desalojada do terreno, quando cai chuva curta ou tempestades intensas. Ravinas reduzem a produtividade da terra e produzem sedimentos que podem entupir a jusante dos corpos de H2O.

Muito esforço é investido no estudo dos regos na geomorfologia, prevenção da erosão e recuperação da paisagem. A perda total da formação de voçorocas do solo e sedimentação da jusante do rio pode ser considerável.

Mineração Hidráulica

Ravinas artificiais são formadas durante mineração hidráulica, quando jatos ou correntes de água são projetados em suaves depósitos aluviais para extrair ouro ou minério. Os ermos em Las Medulas, por exemplo, foram criados durante o período romano para mineração hidráulica de aluvião do ouro com água fornecida por numerosos aquedutos tocantes nos rios próximos. Cada aqueduto produz grandes sulcos abaixo pela erosão dos depósitos macios. O eflúvio é lavado em pequenos riachos de água para extrair pepitas e pó de ouro. 

Regos em Martes

Voçorocas são comuns em altas latitudes da superfície de Marte, representam jovens características observadas no planeta formado nos últimos cem mil anos, linhas de evidência para a presença recente de água líquida no passado geológico recente, resultante da fusão ligeira na superfície e gelo no subsolo raso nos dias quentes do ano marciano. Fluxo como molas e água líquida nos aquíferos do subsolo profundo são possíveis explicações da formação das ravinas marcianas. 

Arroios Fluviais

Podem ser naturais ou construídos em canais de controle de inundações. O termo se aplica ao inclinado terreno montanhoso e climas desérticos. Em comunidades rurais eles também são principais rotas de transporte e em algumas comunidades urbanas também servem como locais para parques e lazer, com trilhas lineares e multiuso da bicicleta. Enchentes podem causar o corte de profundos arroios ou deposição de sedimentos em terras inundadas. Isso pode diminuir a água subterrânea na área circundante, tornando inadequado para a agricultura.

Arroio é considerado curso de água que conduz um fluxo intermitente ou efêmero, proporcionando drenagem primária para área de terra de 40 hectares, ou maior. Curso de água esperado a fluir em excesso de cem metros cúbicos por segundo.

Arroios naturais são feitos através do processo conhecido como corte. Isso ocorre em regiões áridas, como o Novo México, onde as fortes chuvas podem levar ao alargamento de rios em torno das rochas, criando ravinas que são secas em condições climáticas normais.

Arroios Fluviais

Arroios Fluviais

Especialistas argumentam se períodos tempestuosos são únicas causas do corte. Outros fatores, tais como mudanças climáticas de longo prazo, também devem ser levados em conta.

Na agricultura as áreas e climas necessitam de irrigação, os agricultores se apoiam de maneira tradicional em pequenos aquedutos, canais ou valas para a distribuição de água.

Exemplo de arroio construído está em Albuquerque, Novo México. Há vários quilômetros de canais de drenagem alinhados que drenam área para o principal canal de desvio do Norte. Após o projeto da Estação San Juan de Tratamento de Água, aconteceu desvio no abastecimento de água municipal. Sinais estão colocados nos arroios construídos para manter a advertência do risco de enchentes. 

Características das Ravinas

Acidente geográfico mais restrito do que desfiladeiro, muitas vezes produto de erosão. Ravinas são classificadas como de maior escala do que barrancos, embora sejam menores do que os vales em termos geográficos.

Ravina tem inclinação íngreme (transversal) nas laterais, na ordem de 20-70 por cento em gradiente. Podem ou não ter fluxos ativos que fluem ao longo do canal de jusante. Caracterizados por correntes intermitentes uma vez que a escala geográfica não pode ser suficiente para suportar curso de água.  A diferença entre um desfiladeiro Canyon, e ravina poderia ser entendida da seguinte forma:

  • Cânion consiste em abismo estreito com paredes e penhasco íngreme formado por água corrente;
  • Ravina é um profundo vale de encostas íngremes estreitas formadas por água corrente.
  • Barraco Profundo 

Significado de Desfiladeiro

Profunda ravina entre falésias esculpidas muitas vezes da paisagem por rio que tem tendência natural para chegar à altitude de referência com mesma elevação que a massa. A maioria das gargantas foi formada por processo de longo tempo de erosão. Penhascos se formam porque os estratos mais difíceis de rochas são resistentes à erosão e intemperismo, por isso permanecem expostos nas paredes do vale.

Desfiladeiros são mais comuns em áreas áridas do que molhadas porque o intemperismo físico tem efeito maior em zonas áridas. O vento e a água do rio corroem e cortam materiais menos resistentes. Congelamento e expansão da água também servem para ajudar a na formação de gargantas.

Água penetrar fendas entre as rochas e congela, empurrando as pedras além e causando grandes pedaços de rompimento nas paredes do desfiladeiro formados de arenito ou granito. Às vezes, grandes rios passam por desfiladeiros como resultado de levantamento geológico gradual. Chamados de rios entrincheirados porque são incapazes de alterar o seu curso.

Desfiladeiro

Desfiladeiro

Em termos gerais a definição é imprecisa. A garganta pode ser grande pela profundidade, comprimento ou a área total do sistema. Além disso, a falta de acesso aos desfiladeiros principais no Himalaia contribui para não ser considerado como candidato ao maior conjunto do gênero.

O Grande Desfiladeiro no norte do Arizona possui volume de 4.170.000 milhões de metros cúbicos, um dos maiores do mundo, por vezes incluso na lista das sete maravilhas naturais do globo terrestre.

Alguns desfiladeiros têm significado cultural notável. No sudoeste dos Estados Unidos, desfiladeiros são importantes em âmbito arqueológico por causa das habitações construídas em penhascos habitáveis. 

Tara River Canyon

Tara River Canyon é o mais longo desfiladeiro em Montenegro. Possui 82 quilômetros (50 milhas) de comprimento e 1.300 metros (4.265 pés) no profundo. Considerado como o mais fundo desfiladeiro com rio na Europa. Protegido como parte do Durmitor National Park. Há terraços rochosos, cascalho, areia das praias, falésias altas e mais de oitenta grandes cavernas ao longo da região. 

Posts Relacionados

Confira outros de nossos artigos sobre os fatores determinantes da erosão e o que ela causa nas paisagens. Saiba mais sobre a erosão fluvial e como ela acontece e também informações sobre as boçorocas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Delicia de video

    Rebertinho camara 16 de junho de 2019 22:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *