A ocorrência de boçorocas ou ravinas no solo brasileiro preocupa os geólogos, pois este é um fenômeno que acontece essencialmente em locais que possuem solo pobre, pouco sedimentado, secos e com escassa cobertura vegetal, e em alguns casos a ravina pode expor o lençol freático.
O Que São Boçorocas?
A palavra boçoroca, também conhecida como voçoroca, tem origem na língua tupi-guarani, “yby-soroc”, que traduzindo é entendida assim: “yby” significa terra e “soroc” significa fenda, então boçoroca é um fenômeno geológico que quer dizer uma fenda na terra o mesmo que ravina, uma ruptura na superfície da terra. As boçorocas são formações erosivas e altamente destrutivas, pois crescem e se ampliam muito rapidamente, formando buracos grandes e profundos. Esse fenômeno é causado basicamente pela chuva associado a ação do homem ou ainda por variadas intempéries. As boçorocas ocorrem especialmente nos solos pobres, pouco sedimentados e secos, com escassa vegetação. Em locais assim uma enxurrada forte pode iniciar um processo de erosão, pois o solo encontra-se desprotegido.
Mudanças na Aparência do Relevo
A superfície da terra sofre a constante ação de processos geomorfológicos, geológicos, hidrológicos e atmosféricos que provocam modificações no relevo, nos cursos de água, o nível dos oceanos, etc., ocasionando uma transformação continua na paisagem da terra. O ritmo e a dinâmica dessas transformações podem ser de origem natural, em decorrência de atividade vulcânica, de movimentação tectônica ou ação fluvial por exemplo, ou as transformações ainda podem ser aceleradas, quando decorrentes da ação humana, resultante do emprego de técnicas de irrigação, execução de grandes obras, expansão de cidades sem planejamento, mudança de cursos de água, construção de represas, etc., ou seja ações humanas que provocam o desequilíbrio ambiental. A erosão é um dos processos de dinâmica externa que ocorre na crosta da terra e pode ser desencadeada de forma natural ou através da ação do homem, tendo intensidade e formas diferentes.
Potencialização Das Boçorocas
Tratando especificamente das boçorocas, as ravinas, ou seja, as fendas provocadas podem em muitos casos se aprofundar atingindo o lençol freático. Nesses casos a associação da erosão superficial e a saída de água subterrânea acaba potencializando o fenômeno, pois o fluxo da água subterrânea acaba por escavar sua base e provocar o desmoronamento das cabeceiras. Quando essa associação acontece as ravinas ganham grande velocidade e intensidade, tornando-se fendas muito largas, com centenas de metros de comprimento e chegando a dezenas de metros de profundidade. As praticas agropecuárias, a ocupação urbana desenfreada, o extermínio da vegetação, a retirada de camadas da superfície do solo, a desertificação são algumas das causas da boçoroca, que depois de instalada a única coisa que resta ao homem é tentar evitar seu alastramento plantando arvores e vegetação nas beiradas do buraco, tentando evitar que as chuvas e o fluxo de água aumentem ainda mais a fenda.