Erosão Fluvial

Quando acontece de haver um desgaste exagerado nas margens dos rios, e geralmente causado pelas próprias águas dos rios, esse acontecimento tem um nome e  nada mais é que uma “Erosão Fluvial” e quando ocorre este fenômeno, geralmente acontecem alterações no curso desses rios.

O relevo resultante dos detritos rochosos de uma erosão que geralmente são gerados por organismos vivos ou mortos, esse conjunto de argila, siltica e grãos de quartzo que sempre estão em cima de grandes rochas, que são bem pouco férteis pela ausência ou pequenas quantidades de matéria orgânica misturada.

Também, a erosão das rochas pode gerar as “Voçorocas ou Ravinas”,  que nada mais é que um fenômeno geológico que consiste na formação de enormes buracos de erosão. São geralmente causados através da chuva e intempéries.

Erosão Fluvial

Erosão Fluvial

Esses solos ficam desprovidos de vegetação e com isso, não há proteção sob os mesmo. Ele torna-se puro cascalho e fica suscetível de carregamento por enxurradas. Assim, irá se tornar pobre, totalmente seco, quimicamente morto e nada será fecundado.

Ainda havendo os deslizamentos de terra,  esses sedimentos são escoados para as localidades mais baixas, onde são formados os colúvios e os depósitos de encosta.

Os efeitos poluidores da ação de um arrastamento podem encobrir áreas enormes de terrenos férteis sepultando-os com os materiais áridos que foram carregados.

Erosão Fluvial

Erosão Fluvial

Um arraste ainda causa a mortandade da fauna e flora do fundo dos rios e lagos, através de soterramento, com essa movimentação das águas, podendo causar ainda a turbidez das mesmas, na qual dificulta a ação da luminosidade solar para que possa ocorrer a fotossíntese. Esta, é importantíssima para que aconteça a purificação e oxigenação das águas.

Como se não bastasse todos esses prejuízos, ainda pode ocorrer com toda essa movimentação através do arraste que sejam carregados os biocidas, os adubos, até mesmo os corpos d’água causando assim o desequilíbrio na fauna e flora.

Além de todos esses danos, ainda podem ocorrer maiores prejuízos que ocorrem com o assoreamento, que é uma das causas de morte de rios. Tal prejuízo consiste na redução de profundidade, gerando um processo de erosões que são causados pelas águas em excesso, ventos e os processos químicos, desagregando solos e rochas que são transportados,  causando as enchentes.

Erosão Fluvial

Erosão Fluvial

Ainda, com fenômenos de instabilidade que são ocasionados nas regiões mais elevadas, tais acontecimentos podem alcançar um nível de deslocamento repentino de toda a vegetação e terra com massas enormes de solo, rochas e toda a vegetação que nele estão contidas. Tudo é arrastado, desabando, levando tudo aquilo que está sobre ela, causando enormes tragédias de grandes prejuízos.

Para que possa evitar um deslizamento por erosão, pode-se repor a vegetação faltante na região, para que toda a água que desce através das encostas possa perder a velocidade e ainda, construir terraços em forma de degraus para proteger o solo da ação das águas pluviais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Karaka ajudou muito !!!!

    Euuu 28 de maio de 2013 21:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *