Tudo Sobre o Mar Morto

Lago de sal situado na fronteira com a Jordânia, a Leste e Israel e Oeste da Cisjordânia. Sua superfície e margens estão 423 metros (1.388 pés) abaixo do nível do mar, mais baixo da altitude da Terra. Ele possui 377m de profundidade, o mais profundo lago de hipersalina do mundo. Com 33,7% de salinidade, é também um dos mais salgados corpos mundiais de água.

Mar Morto

Mar Morto

Esta salinidade traz ambiente hostil em que os animais não podem prosperar, por isso do nome. O Mar Morto tem 55 quilômetros (34 milhas) de comprimento e 18 km (11 milhas) de largura no ponto largo. Encontra-se no Vale do Rift, Jordânia. O principal afluente está no rio Jordão.

Mar Morto: Atração Turística

O Mar Morto atraí visitantes de toda a bacia do Mediterrâneo há milhares de anos. Biblicamente, era lugar de refúgio do rei Davi. Foi um dos primeiros resorts de saúde do mundo, feito por Herodes, o Grande.

Fornecedor de grande variedade de produtos, de bálsamos para egípcio de mumificação de potássio para fertilizantes.  As pessoas também usam o sal e os minerais do Mar Morto para criar cosméticos e fitoterápicos sachês. Em 2009, 1,2 milhões de turistas estrangeiros visitaram o lado israelense. O Mar Morto tem densidade de 1,240 kg / L, o que torna a flutuação semelhante da natação.

Geografia do Mar Morto

Em hebraico, o Mar Morto é “Yam ha-Mela” (mar de sal, Gênesis 14:3). Em prosa, por vezes, o termo é usado para designar à escassez da vida aquática. O rio Jordão é a única fonte de água grande que desemboca no Mar Morto, embora haja pequenas nascentes perenes ao redor que formam piscinas e poços de areia movediça ao longo das bordas Não há correntes de saída.

Geografia do Mar Morto

Geografia do Mar Morto

A chuva é quase 100 mm por ano na parte norte do Mar Morto, e apenas 50 mm na parte sul. A zona de aridez formou o efeito das colinas da Judéia. O planalto Leste do Mar Morto recebe mais chuva do que o Mar Morto em si. Ao oeste, as Colinas da Judéia sobem menos fortemente e são muito mais baixas do que as montanhas a Leste. Ao longo do lado Sudoeste acontece a formação chamada de Monte Sodoma.

História Natural do Mar Morto

Há duas hipóteses em disputa sobre a origem da baixa altitude do Mar Morto. A hipótese mais velha é que ele se encontra em uma zona de verdade. A hipótese moderna sugere que a bacia do Mar Morto representa consequência da descontinuidade ao longo do Mar Morto, criando uma extensão da crosta com subsidência.

O vale do rio Jordão foi repetidamente inundado por águas do Mar Mediterrâneo. As águas formaram baía estreita e torta, que foram ligadas ao mar através do que é agora o Vale de Jezreel. As inundações do iam e vinham, variando conforme longa escala de mudança climática. Foram depositadas camas de sal com 3 km de espessura. Aproximadamente dois milhões de anos atrás, a terra entre o Vale do Rift e do Mar Mediterrâneo aumentou a tal ponto que o mar já não podia inundar da área. Assim, a longa baía se tornou um lago.

Saiba Mais

Saiba Mais

Em tempos pré-históricos, grandes quantidades de sedimentos eram coletadas no chão do lago. O sedimento era mais pesado do que os depósitos de sal e apertaram os depósitos de sal para cima à península de Lisan e Monte Sodoma (no lado sudoeste do lago). Geólogos explicam o efeito em termos de um balde de lama em que uma grande pedra plana é colocada, forçando a lama a subir os lados do balde. Quando o fundo do Mar Morto baixou ainda mais, devido a forças tectônicas, o sal dos Montes Lisan e Sodoma ficaram no lugar de altas falésias.

De 70.000 AC a 12.000 AC, o nível do lago foi de 100m (330 pés) a 250m (820 pés) acima do seu nível atual. Este lago flutuou drasticamente, chegando ao seu nível mais alto em torno de 28 mil A, o que indica um clima muito húmido no Oriente Médio. Em 12 mil AC o nível do lago caiu drasticamente, para níveis ainda menores do que na atualidade.

Durante os últimos milhares de anos, o lago tem flutuado cerca de 400m (1.300 pés), com algumas quedas significativas. As teorias atuais sobre a causa dessa dramática queda nos níveis descartam a atividade vulcânica e, portanto, pode ter sido um evento sísmico.

Clima No Mar Morto

O clima do Mar Morto oferece durante todo o ano céu ensolarado e ar seco. Tem menos de 50 milímetros de precipitação na média anual e uma temperatura média de verão entre 32 e 39°C. Média no inverno das temperaturas varia entre 20 e 23°C. A região enfraqueceu a radiação ultravioleta, em particular a UVB, em ambiente caracterizado por elevado conteúdos de oxigénio devido à alta pressão barométrica. O mar possui temperaturas próximas por causa do efeito moderador de um corpo grande de água tem sobre o clima. Durante o inverno, a temperatura do mar tende a ser maior do que o clima na terra, e vice-versa, durante os meses de verão. Este é o resultado da massa de água e calor específico. Em média, há 192 dias acima de 30C (86F) por ano.

http://www.youtube.com/watch?v=HYZZd9bTsGU

Diminuição do Mar Morto

Até o inverno de 1978-79, quando um grande evento de mistura teve lugar, o Mar Morto era composto de duas camadas estratificadas de água que diferiam na temperatura, densidade, salinidade e idade. Nível superior de 35 metros (115 pés) ou menos do Mar Morto que variou entre 300 e 400 partes por diversas temperaturas até oscilar entre 19°C e 37°C. Debaixo de uma zona de transição, o menor nível do Mar Morto teve águas consistentes de 22°C de temperatura e saturação completa de cloreto de sódio. Desde que a água perto da parte inferior esteja saturada, o sal precipita a solução sobre o fundo do mar.

A partir dos anos 1960, a entrada de água para o Mar Morto do Rio Jordão foi reduzida como resultado de irrigação em larga escala e precipitação geralmente baixos. Por volta de 1975, à camada de água mais salgada era maior na camada inferior. No entanto, a camada superior permaneceu suspensa sobre a inferior, porque as suas águas eram mais quentes e, portanto, menos densas. Quando a camada superior arrefeceu as águas foram misturadas (1978-79). Pela primeira vez em séculos, o lago era um corpo homogéneo de água. Desde então, a estratificação começou a ser reconstruída.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre o aumento do nível do mar, suas causas e consequências. Veja curiosidades sobre o Mar Vermelho e entenda o motivo de ele receber este nome. Confira qual é a relação entre o mar e o aquecimento global e que medidas podem ser tomadas para reduzir o problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *