O termo aquecimento global é usado para relatar o aumento na temperatura climática da terra ao longo dos anos. Para ser considerado aquecimento global, é preciso ter relação com as ações do homem no meio ambiente e ter um aumento significativo de temperatura como um todo, bem comum nos últimos anos. Em termos mais simples, a terra está ficando mais quente e é culpa nossa.
Para os cientistas e estudiosos do clima no mundo, podemos dizer que um aumento de um ou mais graus Celsius em um intervalo de 200 anos entra nas normas do aquecimento global. O que isso muda para o homem? Tudo! Temos uma capacidade de suportar vida na Terra até uma certa temperatura. Quando esta está muito elevada, podemos sofrer com falta de alimentos, sem água a vida humana pode se tornar extinta.
O Aumento Da Temperatura Na Terra
A Terra deve gradualmente aumentar a temperatura por razões naturais. Mas com a influência do homem, este aumento pode ser de 1 grau celso ou mais ao longo de 100 anos. Parece pouco, mas é considerado um efeito devastador para a vida natural no Planeta. A este fenômeno é que se deu o nome de aquecimento global.
Os cientistas descobriram que a cada ano a Terra fica mais quente. Em algumas cidades é perceptível, pois o clima mudou. Estão surgindo invernos mais rigoroso, verões muito mais quentes e chuvas intensas mesmo estando em dias quentes. A culpa é toda do aquecimento global.
A temperatura vem gradualmente aumentando ao longo dos anos em toda a Terra, causando mudanças no habitat dos animais também. Aves acostumadas com o frio intenso tem migrado cada vez mais cedo em locais que não estão acostumadas a serem vistas. Os cientistas alertam, contudo, que este é apenas um dos problemas que o aquecimento pode causar à vida humana na Terra.
Um dos grandes problemas é na questão do aumento de temperatura, que anda sendo bem acelerado. Nos últimos 50 anos, houve um aumento de mais de 5 graus celsos, cinco vezes mais do que o esperado. Se continuar desta forma, a vida na Terra está comprometida em menos de 500 anos, gerando uma preocupação dos líderes mundiais e de autoridades do meio ecológico. Muitas espécies de plantas e animais podem sumir da Terra em menos de 100 anos com um tempo tão quente e mudanças climáticas tão rigorosas.
O Que Causa o Tal Do Aquecimento Global?
O aumento da temperatura na causa está ocorrendo pelas ações humanos em diversas escalas. Os motivos apontados como mais comuns são as queimadas, causando uma diminuição da área verde e, por consequência, impossibilidade da fotossíntese. Há ainda outros fatores bem importantes, como o efeito estufa.
O efeito estufa acontece quando os raios solares atingem a atmosfera e a superfície da Terra. Com este ato, cerca de 70% da energia fica no planeta, absorvida pela terra, oceanos, plantas e outras coisas. Os outros 30% são refletidos para o céu pelas nuvens, campos de neve e outras superfícies refletoras.
Mas mesmo os 70% de energia vindos da Terra não vão ficar no planeta para sempre. Caso contrário, a Terra se tornaria uma bola de fogo em chamas. Os oceanos e massas eventualmente vão irradiar o calor de volta para fora. Parte desse calor vai para o espaço. O resto acaba sendo absorvido quando atinge à atmosfera e não tem como passar, já que há uma grande camada de dióxido de carbono, gás metano e vapor de água. Quando não há como passar, o calor volta e aquece a terra, aumento sua temperatura gradualmente.
O grande problema do efeito estufa é que a camada que bloqueia a passagem dos raios quentes apenas aumenta, pois a poluição do ar aumentada cada vez mais e mais. Isso quer dizer que chegará um momento em que o ar vai estar tão poluído que não terá como os raios passarem,
É por isso que indústrias são obrigadas a usar filtros nos canais de emissão de queima das fábricas e a indústria automobilista está em uma corrida por carros elétricos de qualidade e baixo custo, uma tentativa desesperada de frear a emissão de dióxido de carbono para a terra. Até o momento, não há produção em larga escala e os carros são os maiores produtores de sujeira atmosférica, ajudando a aumentar em larga escala o aquecimento global.
O Mar e o Aquecimento Global
Uma queda média de apenas 5 graus Celsius ao longo de milhares de anos pode causar uma era do gelo. Isso é o que vem gerando medo nos cientistas. Com um aumento gradativo da temperatura e acelerado, prever-se um caus no mundo em apenas algumas centenas de anos? O tempo anda enlouquecendo tanto ao longo dos anos, que até mesmo as previsões meteorológicas a curto prazo nunca são perfeitamente precisas.
As geleiras e placas de gelo ao redor do mundo estão derretendo com o aumento da temperatura. A perda de grandes áreas de gelo na superfície pode acelerar o aquecimento global, pois menos de energia do sol seria refletida da Terra irá deixar o clima aqui embaixo mais quente.
Um resultado imediato do derretimento de geleiras seria um aumento do nível do mar. Inicialmente, o aumento do nível do mar seria pouco e não causaria problemas ao redor do mundo, mas apenas no começo. Mesmo um modesto aumento no nível do mar pode causar problemas de inundação das zonas costeiras de baixa altitude. Um bom exemplo é a cidade de Veneza, onde um muro de contenção foi projetado para conter o avanço da água em larga escala e conter a água vinda do mar e salvar a cidade.
Se as geleiras derreterem e se tornarem água do ar, isso causaria um aumento do nível do mar de mais de 10 metros e muitas cidades costeiras iriam desaparecer completamente sob o oceano ao longo dos anos. E isso já está começando a acontecer.
Os cientistas notaram que o nível do mar subiu 17 centímetros no século 20 .Cientistas projetam elevação do nível do mar contínua ao longo do século 21, com níveis crescentes em níveis acelerados, prevendo-se então uma inundação em algumas cidades nos próximos 20 anos. Mas como tudo é incerto com o clima, não há certeza quando a costa de cidades mais baixas vai ficar inundada ou se o homem vai conseguir frear este problema.