Uma tempestade de poeira ou tempestade de areia é um fenômeno meteorológico comum em zonas áridas e semiáridas. Surgem quando uma frente de rajada ou vento forte sopra outra de areia solta e sujeira de superfície seca. As partículas são transportadas por suspensão, processo que se move de um local do solo e deposita em outro.
http://www.youtube.com/watch?v=DhUXhRvnMrADesertos e Tempestades de Areia
O Saara e as terras secas ao redor da península arábica são as principais fontes terrestres de poeira, com algumas contribuições de Irã, Paquistão, Índia, Mar da Arábia e da China, que causam depósitos significativos de tempestades no perto dos oceanos. Tem sido argumentado que, recentemente, a má gestão das terras secas da Terra, como a negligencia do pousio sistema, aumentam as tempestades de areia das margens do deserto e mudam tanto o clima local como global, impactando as economias locais em níveis consideráveis.
O termo tempestade de areia é utilizado no contexto de desertos, especialmente no deserto do Saara, ou lugares onde a areia é um tipo de solo mais prevalente do que a sujeira ou a presença de rochas, quando além de partículas finas que obscurecem a visibilidade, uma considerável quantidade de partículas maiores de areia são sopradas mais perto da superfície. O termo tempestade de poeira é mais provável de ser usado quando as partículas finas são sopradas em longas distâncias, especialmente quando a tempestade de areia atinge áreas urbanas.
Causas das Tempestades de Areia
Como a força do vento as partículas de areia começam a vibrar, em seguida. Como os ventos atacam o chão, eles soltam e quebram as partículas menores de poeira que começam a viajar em suspensão. As velocidades de vento aumenta a população de grãos de pó em movimento por uma série de mecanismos.
Um estudo recente constatou que o salto inicial de partículas de areia induz campo elétrico estático de atrito. A areia adquire carga negativa em relação ao solo, que por sua vez, solta mais partículas que então começam a saltar.
Frentes de rajada podem ser produzidas pelo escoamento de ar refrigerado da chuva de uma tempestade intensa, ou representar uma frente fria seca. Este é o tipo de tempestade de poeira que era comum no Oeste dos EUA após a passagem de uma frente fria seca resultante de ar mais frio sobre a terra aquecida.
Em áreas de deserto, tempestades de poeira e areia são causadas por causa dos gradientes de pressão fortes que causam aumento na velocidade do vento em área ampla. A dimensão vertical do pó ou areia gerada é em grande parte determinada pela estabilidade da atmosfera acima do solo, bem como pelo peso das partículas.
Em alguns casos, poeira e areia podem ser confinadas a uma camada pouco profunda por baixa altitude de inversão na temperatura. Em outros casos, o pó (mas não areia) pode ser levantado tão alto quanto 20.000pés (6,100m) de altura. Seca e vento contribuem para o surgimento de tempestades de areia.
Sequeiros da agricultura também representam causa de tempestades de areia, uma vez que os agricultores de sequeiro dependem de chuva para regar as culturas eles se envolvem em práticas para manter a umidade no solo.
Uma tempestade pode transportar grandes volumes de areia de forma inesperada. As tempestades podem transportar grandes quantidades de pó, com o bordo de ataque a ser composto de parede sólido de pó, tanto quanto 1,6 km (0,99 mi) de altura. De poeira e areia tempestades que saem do Deserto do Saara são conhecidos localmente como simum ou simoon.
O Saara deserto é fonte fundamental de tempestades de poeira, particularmente na depressão Bodélé e na área de confluência de Mauritânia, Mali e Argélia. Tempestades de poeira saariana aumentaram em cerca de dez vezes durante a década de 1950, causando a perda de solo no Níger, Chade, norte da Nigéria e em Burkina Faso.
As tempestades de areia também demonstram aumento na propagação de doenças em todo o globo. Esporos de vírus no solo são soprados para a atmosfera por tempestades com as partículas, minutos depois atuando como chuva ou nevoeiro com ácido urbano.
A exposição prolongada e desprotegida do sistema respiratório em tempestade de poeira também pode gerar silicose, que se não tratado levar a asfixia. Esta é uma doença incurável, que leva ao câncer de pulmão. Existe também o perigo dos “olhos secos” que, em casos graves, sem tratamento imediato e adequado, pode levar à cegueira.
Impacto Econômico: Tempestades de Areia
Tempestades de poeira causam perda de solo das terras secas, e pior, elas preferencialmente removem a matéria orgânica e as partículas mais leves, ricas em nutrientes, reduzindo a produtividade agrícola. Além disso, o efeito abrasivo da tempestade danifica as plantas de culturas jovens. Outros efeitos que podem impactar a economia são: visibilidade reduzida, afetando o transporte de aeronaves e rodoviários; luz solar que atinge a superfície, aumento da formação de nuvens e crescimento do efeito de cobertor térmico. Pó de alto nível às vezes obscurece o sol sobre a Flórida e os efeitos sobre a saúde humana em respirar poeira.
A poeira também pode ter efeitos benéficos onde depósitos das florestas tropicais da América do Sul recebem nutrientes minerais do Saara, regiões pobres em ferro oceano obtêm ferro e poeira no Havaí, aumentando o crescimento da banana. No norte da China, assim como no Centro-Oeste dos Estados Unidos, os depósitos de tempestade são solos muito férteis, mas representa também importante fonte de tempestades de poeira contemporânea quando o solo da vegetação é perturbado.
Um Pouco de História
1930: Uma série de tempestades de poeira deslocou centenas de milhares de trabalhadores agrícolas na região central dos Estados Unidos e do Canadá durante o Dust Bowl.
1934: Apenas uma das mais notáveis na década de 1930, a tempestade de 9-11 maio, em 1934, começou em Plains, extremo norte-ocidental, e chegou ao Norte dos Estados e em partes do Canadá.
1935: Outra tempestade tigela grande poeira ocorreu em 14 de abril, que ficou conhecido como Domingo Negro, nos Estados Unidos.
1971: Uma tempestade de areia que ocorreu perto de Tucson, Arizona em 16 de julho foi amplamente documentada pelos meteorologistas.
1997: Em 02 de maio, tempestade de areia na Líbia e no Egito matou 12 pessoas.
http://www.youtube.com/watch?v=bCRPB_T7vmoArtigo escrito por Renato Duarte Plantier