As fronteiras dos oceanos são os limites dos diversos mares da Terra. A definição e número podem variar de acordo com os critérios adoptados. Embora geralmente descrita como vários oceanos “separados”, essas águas constituem de corpo global interconectado de água salgada, por vezes referida com o oceano global. Esse conceito de um corpo contínuo de água com um intercâmbio relativamente livre entre suas partes é de fundamental importância para a oceanografia.
Divisões Oceânicas
As principais divisões oceânicas são definidas em parte por continentes. As separações principais (em ordem decrescente de área) são: Oceano Pacífico, Atlântico, Índico, Sul (Antártica) e Oceano Ártico. Regiões menores dos oceanos são chamadas de: Mares, golfos, baías, estreitos, entre outros nomes.
Geologicamente, um oceano é uma área da crosta oceânica coberta pela água. Crosta oceânica representa camada fina solidificada e vulcânica de basalto que cobre o manto Terra. Crosta continental é mais espessa, mas menos densa. A partir desta perspectiva, a Terra tem três oceanos: o oceano do mundo, Mar Cáspio e Mar Negro. Os dois últimos foram formados pela colisão de Cimmeria com Laurásia.
Mar Mediterrâneo é, por vezes, um oceano discreto, porque o movimento da placa tectônica tem repetidamente quebrado a ligação com o Oceano Mundial, através do Estreito de Gibraltar. O mar Negro está ligado ao Mediterrâneo através do Bósforo, natural canal continental com rocha cerca de 7.000 anos de idade, em vez de um pedaço de chão oceânico no mar, como o Estreito de Gibraltar.
Oceano Ártico
Cobre grande parte do Ártico e lava em cima do norte da América do Norte e da Eurásia e às vezes é considerado um mar ou estuário do Atlântico. A Organização Hidrográfica Internacional (OHI) define os limites do Oceano Ártico como segue:
- Limite norte do mar da Groenlândia
- De Cabo Leigh Smith para Cabo Kohlsaat
- De Cabo Kohlsaat para Cabo Molotov ao limite norte do Mar de Kara
- De Cabo Molotov à extremidade norte da Ilha Kotelni
- A partir da extremidade norte da Ilha Kotelni ao ponto do norte de ilha de Wrangel
- Limite norte do Mar do Leste da Sibéria
As definições excluem quaisquer corpos d’água marginais que são definidos separadamente pela OHI (como o mar de Kara e do Mar da Sibéria Oriental), embora estes geralmente sejam considerados como parte do Oceano Ártico. A CIA define os limites do oceano ártico maneira um pouco diferente.
Oceano Atlântico
O Oceano Atlântico separa as Américas da Eurásia e África. Ele pode ser subdividido pelo equador em porções norte e sul. A 3ª Edição da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) define os limites do Atlântico Norte (excluindo os mares que ele contém) como segue:
- Ocidente: Limites orientais do Mar do Caribe, sudeste do Golfo do México e a partir da costa norte de Cuba. O sudoeste limite da Baía de Fundy e dos limites do Sudeste e Nordeste do Golfo de St. Lawrence.
- No Norte possui limite sul da costa da Groenlândia.
- Oriente: O limite noroeste do Mar do Norte , os limites nortes e oestes dos mares escoceses, do limite sul do mar da Irlanda, os limites ocidentais do Bristol, nos Canais Ingleses, do Golfo da Biscaia e do Mar Mediterrâneo.
- Equador: Desde a costa do Brasil até o limite sudoeste do Golfo da Guiné.
Oceano Atlântico Sul
A 3ª edição da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) limita os oceanos e mares conforme os limites do Oceano Atlântico Sul.
- Sudoeste. Do meridiano de Cabo Horn, Chile (67 ° 16’W) de Tierra Del Fuego para o Continente Antártico. Uma linha de Cabo das Ilhas Virgens (52 ° 21’S 68 º 21’W) para Cabo Espirito Santo, Tierra Del Fuego, a entrada oriental para Estreito de Magalhães, no Chile.
- Ocidente: Limite do Rio de La Plata.
- No Norte: Limite sul do Oceano Atlântico Norte.
- No Nordeste: O limite do Golfo da Guiné.
No sul do país. Note-se que estas definições podem excluir quaisquer corpos d’água marginais definidos separadamente pela OHI (como o Golfo da Biscaia e do Golfo da Guiné), embora estes geralmente sejam considerados como parte do Oceano Atlântico.
Oceano Índico
O Oceano Índico lava em cima do sul da Ásia e separa a África da Austrália.
A 3ª edição da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) aos limites dos oceanos e mares define os limites do Oceano Índico (excluindo os mares).
- Norte: Limites do Sul do Mar da Arábia e Baía de Bengala. Limites do sul do arquipélago indiano no Oriente e limite sul da Grande Baía Australiana.
- Oriente: Do Sudeste do Cabo, na zona sul da Tasmânia, até o meridiano, ao Continente Antártico. Note que a definição exclui quaisquer corpos de água marginais definidos separadamente pela OHI (como a Baía de Bengala e mar da Arábia), embora estes estejam considerados como parte do Oceano Índico.
Em 2000, o IHO redefiniu o Oceano Índico, movendo o limite Sul, com o sul das águas da linha identificada como o Oceano Antártico. Esta nova definição ainda não foi ratificada (uma reserva foi apresentada pela Austrália).
Oceano Pacífico
Pacífico é o oceano que separa a Ásia e Austrália a partir da Américas. Pode ser subdividido pelo equador em porções norte e sul. No Sudoeste o limite nordeste do arquipélago indiano do Equador está para Luzon. Ao Oeste e Noroeste, os limites orientais do Mar das Filipinas, Japão e limite Sudeste do Mar de Okhotsk. No Norte estão os limites do Sul do mar de Bering e do Golfo do Alasca. Ao Oriente o limite ocidental de águas costeiras do sudeste do Alasca e Columbia, no limite sul do Golfo da Califórnia.
Pacífico Sul está no Oeste para Sudeste do Cabo, na zona sul da Tasmânia, até o meridiano do continente antártico. No Sudoeste e Noroeste os limites do Sul, do Leste e Nordeste ao Mar da Tasmânia. Limitações do Sudeste e Nordeste do Mar de Coral, do Sul, Oriental e do norte, aos limites das Ilhas Salomão
No Norte a linha do Equador, incluindo as ilhas do Gilbert e Galápagos, os grupos se encontram para o norte. No Oriente o meridiano de Cabo Horn de Tierra Del Fuego para o continente antártico.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier