Sabemos muito bem que o nosso ano é dividido em 4 estações que podemos considerar como “oficiais” já que implicitamente o clima do planeta sofre modificações de temperatura constantemente. O inverno é uma dessas estações do ano e em alguns lugares é temido devido sua alta intensidade. Aqui no Brasil não sofremos com um inverno tão rigoroso apesar de que, em algumas cidades essa época já causou imensas perdas, mas se compararmos com outros reconhecidamente como rigorosos, o nosso não nos traz tantas perdas e prejuízos.
Com as mudanças climáticas do nosso planeta, algumas regiões sofrem com chuvas e climas super baixos causando até mortes, enquanto algumas regiões sofrem com o calor imenso, outras sofrem com as temperaturas baixas e as chuvas intensas. Vamos aqui conhecer alguns desses invernos que estão entre os mais rigorosos do mundo, assim como lembrar invernos aqui no Brasil que causaram algumas tragédias.
O Inverno – Vamos Entender Melhor Sobre Essa Estação do Ano
Antes de conhecemos os invernos mais rigorosos do mundo, precisamos entender mais sobre o conceito dessa estação. Sabemos que o inverno de forma geral, é a época fria do ano quando as temperaturas são mais baixas e as chuvas mais intensas. Mas vocês sabem por que e como se forma essa estação?
Teoricamente, o inverno é dividido em dois de acordo com o hemisfério que atinge. No Norte, essa estação é considerada como Inverno Boreal e no Sul como Inverno Austral. Essa divisão ocorre porque devido à rotação do nosso planeta, a estação não acontece regularmente e igual para todos os países e hemisférios. É por esse motivo que podemos perceber que enquanto alguns países nevam e as temperaturas são muito baixas, ao mesmo tempo podemos encontrar países onde, na mesma época, as temperaturas estão altíssimas.
No período do inverno, as noites são mais longas que os dias já que é o período onde a incidência dos raios solares é menor, portanto as temperaturas caem consequentemente. No hemisfério norte geralmente acontece nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março enquanto no hemisfério sul acontece nos meses de junho, julho, agosto e setembro.
Quando falamos em inverno, associamos logo à chuvas fortes e temperaturas muito baixas. Realmente o segundo caso é comum, como já explicamos mais acima, devido o movimento de translação juntamente com a inclinação do eixo do Planeta Terra. No caso das chuvas, a incidência vai depender muito das temperaturas. Por exemplo, aqui no Brasil, as estações não são bem definidas e podemos perceber com clareza o inverno, mais na região sul do país, em outras localidades chove muito mais em outras estações do que no próprio inverno, portanto o inverno pode, mas não deve ser totalmente associado à incidência de fortes chuvas e complementando, vocês sabiam que chove muito mais no verão do que no próprio inverno? Eis o motivo da nossa explicação mais acima.
Isso acontece porque é no verão que o ar fica mais quente e portanto existe uma maior capacidade das nuvens acumularem umidade (vapor de água) o que é responsável pelo acontecimento de chuvas.
Qual o Inverno Mais Rigoroso do Mundo?
As regiões que ficam as “pontas” do nosso planeta sempre apresentaram as temperaturas mais baixas de todas e, portanto, o inverno mais rigoroso do mundo provavelmente não aconteceria em outra localidade. Nessas localidades, durante os meses do inverno, as temperaturas chegam a -70 graus Celsius no inverno e -50 graus Celsius no verão, mas foi em 1983 que a temperatura bateu o recorde por lá chegando a -89,2 graus Celsius durante os meses do inverno. Esse recorde aconteceu na região central da Antártida, mais precisamente onde fica a base russa de Vostok.
Não existe registro oficial ao redor do mundo de temperatura mais baixa que essa e até mesmo a região que está habituada ao frio constante, sofreu com a baixa excessiva da temperatura nesse ano. Apesar de oficialmente não ter sido comprovado ainda, cientistas pesquisam e suspeitam de outra localidade, na mesma região onde a temperatura pode chegar a cerca de 2,4 graus Celsius a menos que em Vostok e, portanto, esse recorde pertenceria a região de Domo. Essas duas regiões não são consideradas habitadas mesmo porque seria praticamente impossível alguém conseguir viver por lá.
Em regiões habitadas completamente, o inverno mais rigoroso do mundo ficou por conta da Vila de Verkhoyansk, na região siberiana da Rússia. Nessa localidade, as temperaturas chegam a -47 graus Celsius durante o inverno.
O Inverno em Relação às Novas Alterações Climáticas no Mundo
Sabemos muito bem que o planeta sofre com mudanças climáticas fortíssimas. A emissão de gases CO2 tem causado alterações consideráveis e efeitos catastróficos ao redor mundo com chuvas até então inesperadas e principalmente em regiões onde não costumam sofrer com tempestades. Se nenhuma providencia governamental for tomada, apesar de existirem campanhas não oficiais para isso, a emissão de gases no planeta em casos mais extremos como aconteceu no filme “Um dia depois de amanhã” pode ser levado em consideração de tornar-se realidade. O chamado “Day After” é temido por cientistas do tempo ao redor do mundo principalmente de países como China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão que são os países que mais emitem gases CO2 no mundo.
Inverno no Brasil
Ainda referindo-se às recentes alterações climáticas, aqui no Brasil as regiões Norte e Sul são as que mais sofrem com o inverno e temperaturas mais baixas, mas ultimamente essas baixas tem também atingido o litoral nordestino que sempre foi considerado como as mais altas temperaturas do nosso país.
Não podemos deixar de citar as fortes tempestades que aconteceram em 2011, na região sul e sudeste do nosso país quando 10 cidades chegaram a atestar situação de emergência no estado de Santa Catarina. Na época, mais de 31 mil pessoas foram afetadas pelo inverno no Paraná entre desalojados e desabrigados. Outro caso de catástrofes com chuvas fortes também aconteceu no Rio de Janeiro, na cidade de Paraty.
Apesar de não ter acontecido chuvas na mesma incidência como em 2011, o governo passou a partir de então, a voltar planos e projetos para desabrigados em caso de futuras tempestades e instalar postos de atendimento emergenciais tanto nas cidades que sofreram com a chuva como em outras cidades.