Quando olhamos a imensidão azul dos oceanos nem pensamos a respeito de como ela fascinante força da natureza foi batizada. Por que será que o Atlântico se chama assim, por exemplo? Se você nunca se fez esse tipo de pergunta ou se sempre teve curiosidade se prepare para descobrir em detalhes.
Todas as curiosidades a respeito dos nomes dos oceanos e de onde eles vêm estão nesse texto. Um verdadeiro guia para quem sabe que nenhum conhecimento é inútil, além do mais os oceanos são uma das coisas mais preciosas que temos no mundo. Vale a saber mais a respeito.
O Oceano Atlântico
O nome do oceano Atlântico tem origem na mitologia, mais precisamente em Atlas que era filho de Netuno, deus dos mares e pai das Atlântidas. Para quem não conhece Atlântidas é outro nome que se dá as Plêiades, um aglomerado de sete estrelas que estão na constelação de Touro.
Quem Foi Atlas?
Atlas, além de dar origem ao nome do oceano Atlântico, tem uma história mitológica bem interessante. O filho de Netuno também é chamado de Atlante e é um dos titãs gregos. Como Atlas participou do ataque dos Titãs ao Olimpo com o objetivo de destronar Zeus foi castigado por esse a carregar o mundo eternamente. Fato pelo qual os mapas do mundo se chamam atlas.
Outro fato interessante na vida de Atlas é que ele foi o primeiro rei da mítica Atlântida. Foi casado com Pleione, o casal teve sete filhas as chamadas Plêiades (as estrelas citadas acima) e também outras sete filhas ninfas as Hesperiades.
O Oceano Pacífico
O nome do oceano Pacífico foi atribuído por Fernão de Magalhães que por volta de 1520 percorreu o litoral sul-americano seguindo a oeste da Cordilheira dos Andes e se impressionou com a tranquilidade das águas. O navegador experiente ficou encantado com tanta tranquilidade em meio às águas e não teve dúvidas sobre como chamar esse oceano.
Um Pouco Mais Sobre Fernão De Magalhães
O português Fernão de Magalhães nasceu em família nobre e a história o descreve como um espírito inquieto. Desde muito cedo ele tinha a vontade de ver e explorar o mundo, então em 1506 a oportunidade apareceu, ele viajou para as Índias Ocidentais. Fernão também participou de diversas expedições militares nas Molucas, as chamadas Ilhas das Especiarias.
Depois a serviço do rei da Espanha Fernão planejou e comandou uma expedição marítima que foi responsável pela primeira viagem circum-navegação ao globo. Para se ter uma ideia Fernão foi o primeiro a chegar a Terra do Fogo que fica no extremo Sul do continente Americano.
Outro feito dele nessa expedição foi ser o primeiro a atravessar o estreito que hoje se chama Estreito de Magalhães. Cruzou o oceano Pacífico e como já dissemos o nemeou. Fernão foi morto durante uma batalha em Cebu, que fica nas Filipinas, durante uma expedição que depois disso passou a ser chefiada por Juan Sebastián Elcano até o seu retorno em 1522.
O Oceano Índico
O nome do oceano Índico não tem nenhuma referência mitológica e nem mesmo é fruto de nenhuma aventura em alto mar. Na verdade esse oceano se chama assim pelas costas que banha, a da Índia e a da Indonésia.
Curiosidades Sobre o Oceano Índico
O terceiro maior oceano do mundo banha a Ásia, a África e a Oceania conta com uma extensão de 73.440.000 km². A profundidade média desse oceano é de 3.890m, a formação desse gigante de águas salgadas se deu na Era Mesozoica e foi resultante da divisão do supercontinente Gondwana. Foi o último oceano a se formar.
Compõem esse oceano o Golfo de Áden, Golfo de Omã, Golfo Pérsico, Mar Vermelho, Mar de Andaman, Baía de Bengala, Estreito de Ormuz, Estreito de Malacca, Mar da Arábia, Canal de Moçambique, entre outros.
A formação desse oceano aconteceu a cerca de 90 milhões de anos e foi nesse período que ele adquiriu as suas características atuais. Essas características foram conquistadas através da ação das correntes de convecção (fluxo do magma na astenosfera uma camada que fica logo abaixo da crosta terrestre). A ação desses correntes foram as responsáveis por formar a orogenia submarina (processo que forma montanhas) da cadeia meso-oceânica do oceano Índico.
A temperatura nesse oceano é mais fria ao sul devido a proximidade com o Oceano Antártico, porém, a parte norte é mais quente devido as influências do continente. Uma curiosidade é que as águas quentes desse oceano são o habitat de várias espécies, em 1900 foram descobertos muitos animais de águas profundas nas costas da Indonésia.
No ano de 1938 na costa oriental da África foi pescado por acidente um Celacanto, uma espécie que se acreditava que foi extinta na época dos dinossauros.
O Oceano Ártico
O oceano localizado no Polo Norte está sob a constelação da Ursa Menor e deve a sua identidade a palavra que vem do grego Arctos, basicamente que significa urso.
A Mitologia Da Ursa Menor
Como toda constelação do hemisfério norte é claro que a Ursa Menor tem a sua história mitológica. De acordo com a mitologia grega Arcas, Arkas ou Arcade era filho da ninfa Calisto (transformada em ursa por Hera a esposa ciumenta de Zeus, pai do garoto). Após o trágico destino da mãe Arcas foi criado por seu avô Licaon que desejava colocar a clarividência de Zeus a prova.
Para isso o avô não hesitou em desmembrar o pequeno Arcas e servi-lo como o jantar ao deus do Olimpo. Zeus percebeu o truque, matou Licaon e restituiu a vida a Arcas que um dia enganado por Hera foi caçar e encontrou uma ursa (a qual não tinha ideia que era a sua mãe).
Depois de perseguir sem dó a ursa viu que ela entrou num templo dedicado a Zeus, no qual nenhum mortal poderia entrar, ele motivado pela caça entrou com a arma em riste. Acusado de ser impiedoso foi condenado a morte. Zeus resolveu então transformar Arcas num urso e deixou-o junto com sua mãe no céu no qual formaram as constelações na Ursa Maior e da Ursa Menor.
O Oceano Antártico
Devido a sua oposição geográfica ao oceano Ártico que é localizado no Polo Norte, o oceano do Polo Sul se chama Antártico.
Adorei 021 980005014