Nuvem de Poluição Na China

Um dos aplicativos do IPAD mais populares em Pequim no momento é o China Air, índice de poluição. Viciante e preocupante! Quando se está em hotel de Pequim, por volta do 40º andar, impossível enxergar a rua por causa da fumaça cinza que envolve a cidade. O nível de AQ, que mede partículas finas e perigosas, foi de 250, cerca de cinco vezes o nível seguro de acordo com as estimativas internacionais.

Quem experimenta Pequim em 350 fica com dores nos olhos e pulmões, mesmo dentro do carro. Em janeiro de 2012 foi tão alto quanto 1000, altura em que a embaixada dos EUA incentiva às pessoas a permanecerem dentro de casa, com as janelas fechadas.

Para ser justo, quando o vento sopra a poluição de Pequim, o céu pode ser azul e de repente fica um prazer para caminhar. Porém, bom dia na capital da China pode representar condição ruim no resto do país.

Não se pode ignorar o fato de que a poluição na China traz níveis ruins que ameaçam obscurecer a visão das pessoas. O presidente Xi Jinping populariza a ideia de limpeza do ar como um “sonho chinês”, analogia direta ao americano.

Polução China

Polução China

Mas a fumaça que asfixia sugere que a liderança precisa repensar seus objetivos nacionais.  Um estudo, publicado na revista médica The Lancet sugeriu que a poluição do ar pode ter causado cerca de 1,2 milhões de mortes prematuras na China só em 2010, número considerável, mesmo para país de 1,3 bilhão de pessoas (2012). Pequim regista aumento dos casos de câncer de pulmão em 60 por cento entre 2000 e 2010.

Ma Jun, um proeminente ativista ambiental, diz que, nos dias em que existe poluição da cidade, ele estremece quando vê crianças jogando futebol ao ar livre. De fato, muitas escolas, estrangeiros e chineses proíbem o público infantil de sair de casa nos dias ruins.

A poluição em Pequim é também um embaraço internacional. O governo fez grande esforço para mostrar a cidade no seu melhor durante as Olimpíadas de 2008, mas a primeira coisa que qualquer visitante estrangeiro quer falar é sobre a poluição.

Mesmo ao levar em conta a instalação de filtros de ar às residências oficiais, os líderes da China têm de respirar a mesma atmosfera que os cidadãos. Assim se pode esperar o combate contra a poluição como a principal prioridade. Mas os sinais são de que o rápido crescimento permanece objetivo número um.

Isso acontece em parte porque, nas últimas décadas, o governo tem legitimidade que deriva do crescimento. Funcionários falam com orgulho justificável sobre as centenas de milhões de pessoas que foram retiradas da pobreza. Influentes acadêmicos pró-governo, como a de Zhang Weiwei, argumentam que o sistema de partido único não precisa de um mandato democrático, porque tem “legitimidade”, derivada a melhorar a sorte das pessoas comuns.

No entanto, o problema da poluição sugere que a liderança precisa adotar uma medida mais “verde”. Não é apenas o ar. Os rios são poluídos por resíduos industriais e o país teve uma série de escândalos de segurança alimentar.

Um ataque prolongado de forte poluição ao longo do de fevereiro de 2013 foi chamado de “arpocalipse” ou “armagedon” por usuários de internet. O evento foi digno de seu homônimo. Em um dia, os níveis foram 30 vezes superiores aos considerados seguros de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e outros órgãos com renome em termos mundiais. Voos foram cancelados! Estradas fechadas! Um hospital do leste Pequim informou tratar de mais de novecentas crianças por problemas respiratórios. Bloomberg descobriu que para a maioria do mês janeiro no mesmo ano o ar de Pequim era pior do que um salão para fumantes no aeroporto.

Curiosidades

Curiosidades

Aspecto da poluição ameaçadora é a sua alta concentração de PM 2.5 – pequeno o suficiente para trazer problemas aos pulmões e entrar na corrente sanguínea, causando infecções respiratórias, asma, câncer de pulmão, doença cerebrovascular e desenvolvimento de danos ao público infantil.

A poluição se tornou mais do que um perigo para a saúde na China, virou um símbolo da insatisfação generalizada com o crescimento da primeira estratégia de desenvolvimento do governo. Sentimentos de impotência resignada deram lugar ao medo e a raiva.

O Ano Novo Lunar em geral coincide com céu azul claro. Porém a história foi diferente no domingo de fevereiro do ano de 2013 quando a data chegou com nuvem gigante na capital por causa das emissões de fábricas que prejudicaram as férias dos trabalhadores. No entanto, a poluição voltou com uma vingança na quarta-feira do feriado. As autoridades ambientais enviaram mensagens de texto aos moradores de Pequim para abster da tradição de longa data de fogos de artifício de iluminação. Segundo a mídia estatal, as vendas de fogos de artifício caíram 37% em comparação com 2012.

PM 2,5: Nuvem de Poluição na China

“Problemas de medição de dados no que diz respeito à qualidade do ar são rotinas na vida chinesa”, disse Angel Hsu, doutorando na Universidade de Yale. Hsu tem monitorado o uso do termo “PM 2,5” no blog mais popular da China ao longo do mês de fevereiro do ano de 2013. Em janeiro de 2011 o termo foi mencionado por cerca de 200 vezes nos buscadores populares da internet. No mesmo mês de 2013 o número subiu acima de três milhões! No território chinês, o PM 2,5 adquiriu um peso simbólico. Jovens usuários de internet postam fotos de usando máscaras de filtragem de ar.

Uma máscara popular é a hot-pink que se parece com a face do urso panda. Na primavera de 2012, Xangai organizou festival de música rock com o PM 2,5 como ponto temático principal. Um vídeo da música chamada “Beijing, Beijing (Big Fog Versão)” se tornou viral em sites de compartilhamento de vídeo.

Algumas das medidas ambientais necessárias são necessárias, como insistir sobre o combustível limpo para carros e padrões de emissão rigorosos para as fábricas e usinas de energia – ponto crucial conforme parte dos especialistas. O respeito das normas implica em poderosos interesses nas empresas de energia e poder estatal.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *