Energia e Mudança Do Clima Global

Parece que a cada dia o aquecimento global se torna uma realidade mais próxima para nós e se nenhuma medida for tomada pode se tornar impossível reverter as suas consequências. Aliás, as consequências da mudança do clima global podem ser desastrosas para o ser humano e para a biodiversidade.

Um caminho possível para a luta contra a mudança do clima no planeta é passar a utilizar fontes de energia renováveis (eólica e solar) em detrimento das fontes de geração de energia fósseis (carvão e petróleo).

Os ambientalistas que apóiam essa troca de fontes de energia alegam que não se trata somente de reduzir as emissões de gases-estufa, mas também de ajudar a consolidar o crescimento da economia com base em tecnologias que não causam danos ao planeta.

Energia e Mudança Do Clima Global

Energia e Mudança Do Clima Global

O Contexto Do Aquecimento Global

Para entender a necessidade de apostar em fontes de geração de energia limpas é importante saber que a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) declarou no começo de 2010 que a década que terminou de ser registrada em 31 de dezembro de 2009 foi a mais quente registrada desde 1880.

Vale lembrar que foi em 1880 que a medição de temperaturas em torno do planeta começou a ser feita de forma moderna e mais assertiva. Os anos de 2005 e 2009 foram marcados nessa década como os que tiveram a maior intensidade de calor (isso comparativamente com mais um século).

O Contexto Do Aquecimento Global

O Contexto Do Aquecimento Global

Revolução Industrial

O aquecimento do planeta está ligado a ações humanas em especial com as ações tomadas no século XVIII a partir da chamada Revolução Industrial. A revolução da indústria marcou grandes mudanças e o desenvolvimento de uma tecnologia que promoveu o crescimento das nações de uma forma nunca vista antes. Porém, o lado ruim desse salto tecnológico foi o aumento da taxa de poluição e destruição do meio ambiente.

A base dessa nova indústria que passou a vigorar a partir da revolução industrial é a queima de petróleo e carvão. Essas duas fontes de energia são encontradas na natureza e o seu calor é o responsável por movimentar indústrias, usinas e economias grandiosas como de países europeus, China e Estados Unidos.

Porém, a queima do petróleo e do carvão libera no ar volumes gigantes de gás dióxido de carbono (CO2). Além disso, a exploração sem controle da matéria-prima florestal ajudou a lançar outros milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

O CO2 e a Mudança Do Clima Global

O chamado Gás Carbônico (CO2) faz parte da atmosfera terrestre e atua como um tipo de capa em torno da Terra. Essa capa faz com que a temperatura da Terra seja adequada para que seja possível manter a vida no planeta, inclusive a vida humana. O processo descrito é o chamado efeito estufa.

Dessa forma fica claro que as complicações de mudanças do clima do planeta não estão ligadas ao mecanismo de efeito estufa, mas sim a interferência do homem. Existe um volume ideal de CO2 e outros gases como, por exemplo, metano para o processo.

O volume “extra” que é liberado do CO2 e outros gases (que passaram a ser liberados em grande quantidade a partir da Revolução Industrial) tornou a capa em volta do planeta mais grossa. A consequência é que a temperatura do planeta foi subindo de forma perigosa.

A partir do momento que o planeta passa a estar mais quente o sistema climático da Terra fica desequilibrado. Parte da consequência disso é o degelo dos pólos, o que aumenta o nível médio dos oceanos e assim ameaça as populações de regiões costeiras. Há ainda a interferência no sistema de chuvas, pois as tempestades passam a ser mais frequentes, perigosas e intensas.

Ecossistemas como a Amazônia, por exemplo, passam a ser ameaçados pelas mudanças climáticas das chuvas. Populações de várias regiões passam a sofrer com a redução da produção de alimentos, água potável, moradia entre outros problemas.

O Desafio De Vencer o Aquecimento Global

Quando nos propomos a lutar contra o aquecimento global devemos ter consciência de que não se pode voltar atrás em curto prazo. Mas, é possível ter algumas medidas que ajudem a evitar maiores consequências do desenvolvimento a qualquer custo. Para começar é necessário afinar a “capa” que envolve a Terra ou pelo menos mantê-la como está agora.

Quanto mais o homem demorar para começar a fazer as mudanças mais difícil e pior será o futuro. O tempo que passa torna mais difícil reverter e lidar com as mudanças do clima. Uma das propostas mais sólidas para ajudar o planeta é mudar as fontes de geração de energia dos países. Ao invés de petróleo e carvão é necessário passar a usar fontes renováveis como energia solar ou eólica.

Fontes Renováveis De Energia

Dentre as principais fontes de energia renovável que temos hoje em dia estão a água, o vento, o sol e a biomassa. Para conseguir uma mudança significativa o planeta precisa de uma matriz elétrica diversificada e uma reforma em usinas que já existem para que seja utilizada toda a energia produzida sem desperdícios.

Além de apostar no uso de energias renováveis as cidades precisam contar sistemas de transporte inteligentes que poluam menos a atmosfera bem como a fazer a preservação das florestas e oceanos para que atuem como um tipo de absorvedouro de dióxido de carbono.

Possíveis Soluções

Energia Limpa

Estudos científicos feitos por organizações como o Greenpeace apontam que é possível que as fontes de energia renováveis supram metade da necessidade do planeta até o ano de 2050.

Setor De Novas Energias

O incentivo ao uso de novos tipos de energia pode ser positivo não somente para frear a poluição por combustíveis fósseis bem como para gerar até 8 milhões de empregos até o ano de 2030.

Contenção Do Desmatamento

Outra forma de reduzir o aquecimento global é através da redução do desmatamento, ou seja, zerar a derrubada e a queimada de florestas tropicais. Esse processo de desmatamento é responsável por cerca de 5,1 bilhões de toneladas de carbono, anualmente, na atmosfera. Somente no Brasil esse número é de 1,26 bilhão de toneladas por ano.

Conservação Dos Oceanos

Os mares têm a capacidade de absorver CO2 da atmosfera, porém, eles têm um limite. Dessa forma é necessário manter os oceanos conservados para que eles fiquem saudáveis de forma a ter reais chances de cumprir essa tarefa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *