Controle do Clima e Guerra Climática

Há muito tempo atrás se falava que se criariam tantos problemas globais que somente soluções globais seriam capazes de resolvê-los. Estamos falando de mais de duzentos anos atrás e dos planejadores da Nova Ordem Mundial. E depois de tanto a “profecia” aparece bem diante dos nossos olhos, de certa forma, comemorar o “Dia da Terra” e ouvir um orador nos Estados Unidos falando de condições catastróficas da atmosfera, dos deslizamentos de terra e muito mais. Somados aos ativistas ambientais que estão levando as questões de grandes problemas, que não são para um futuro muito longe.

Aliás, eles chamam atenção, para o que segundo eles, é o que ameaça mais diretamente nosso planeta atualmente: a chuva ácida, a redução da área das florestas, o aquecimento global e a redução da camada de ozônio.

A Chuva Ácida e os Danos que ela Causa no Meio Ambiente

Como foi dito anteriormente a chuva ácida é um dos problemas apontados como já existentes quando o assunto é problemas do clima. Países desenvolvidos e por sua vez com grande quantidade de indústrias, como Estados Unidos, por exemplo, são acusados de poluir mais do que “poderiam” a atmosfera com as suas fábricas. O que alguns ativistas defendem é que isso está gerando a chuva ácida que por sua vez destrói florestas. Essa é uma questão delicada que vem sendo estudada e debatida pelos cientistas. Alguns deles defendem que a Terra nunca teve tantas florestas como tem agora.

O Desmatamento e a Redução da Área das Florestas

Outro ponto questionado pelos ativistas, que garantem que não tem como negar que a quantidade de florestas tropicais está cada vez menor. E claro, em consequência o equilíbrio da natureza é prejudicado. Os ambientalistas alertam que o problema da redução de florestas pode fazer com que a Terra não absolva o dióxido de carbono, levando ao fim de muitas espécies. Por outro lado, os mais otimistas dizem que o ponto colocado pelos ambientalistas tem um pouco de exagero porque nessas áreas crescem novas plantas e cobrem a área que foi desmatada.

Sobre o Aquecimento Global e Suas Consequências

Para os cientistas é certo que a temperatura média da Terra aumentou e continua aumentando e o que causa esse problema são os chamados “gases do efeito estufa”. Por outro lado, outros cientistas questionam esse posicionamento e chegam a sugerir que podemos estar entrando em uma era mais fria que eles chamam de “era do gelo”.

A Redução da Camada de Ozônio no Tema do Controle do Clima

Além do problema do efeito estufa seria “obra” também do clorofluorcarbono que a camada de ozônio estivesse se reduzindo. Para entender melhor, o ozônio é um elemento químico que encontramos na atmosfera e que protege o planeta dos raios do sol e de acordo com os cientistas, essa camada está perdendo um pedaço.

Alguns cientistas, concordam que alguns produtos usados pela população no dia a dia, simples, como por exemplo, um desodorante spray, colaboram para que se crie esse “buraco”. Mas, dizem que o que realmente acontece é um tempo mais longo para fechar esse buraco.

São questões que encontram defensores de um lado e de outro, mas que todos concordam que algumas coisas precisam ser mudadas imediatamente no que diz respeito a população e o uso do meio ambiente.

Alguns escritores colocam a situação do controle do clima e a guerra climática em três pontos:

• A vida no planeta Terra está ameaçada por conta da crise ambiental global.
  • Podemos dizer realmente que estamos diante de uma crise ambiental global.
  • A vida de toda a população que vive na Terra está ameaçada.

Em toda discussão existe mais de um ponto e um das questões mais discutidas sobre o controle do clima, o aquecimento global, é encarado como uma ameaça estratégica para alguns estudiosos.

Eles analisam que a absorção do calor e a concentração de dióxido de carbono teve um aumento de 25% a partir da Segunda Guerra Mundial. E deste ponto em diante ficou impossível que se faça um controle de quanto sol é efetivamente retido na atmosfera. É evidente que o excesso de calor altera o equilíbrio do planeta e altera o clima, com temperaturas “estranhas” a determinado período, ventos, chuvas, aumento no nível do mar, correntes oceânicas, etc. Em consequência, a distribuição da vida animal e vegetal seja na terra ou no mar sofre grande alteração.

Por outro lado, alguns cientistas já se colocaram de forma  contrária aos relatórios da Organização das Nações Unidos que afirmou que a temperatura na Terra está subindo e quem em 2025 será 2 graus a mais do que é hoje. Para esse grupo de cientistas que fazem parte do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, do Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, entre outros importantes órgãos ligados à questãso do clima, existe um questionamento a se fazer de como se chegou a essa conclusão.

Segundo eles, os dados foram coletados em 1990 pela NASA e na conclusão publicada em uma revista especializada, os cientistas falaram que o aumento da temperatura não é exatamente tão óbvio, isto é, previsível e categórico como afirma a ONU.

O Monitoramento das Mudanças no Clima

Os níveis de precipitação e a temperatura vem sendo monitorados diariamente há cerca de 100 anos no mundo todo. E alguns cientistas afirmam que as mudanças significativas já teriam sido registradas, ficariam evidentes. Se falam de mudanças de meio grau centígrado.

Por isso, alguns cientistas preferem acreditar na tese de que existe um alarme muito grande e que a melhor forma de monitoramento é aquela feita pelos satélites.

O tema do controle do clima e a guerra climática é bem mais extenso do que possa parecer. As concorrentes devem lados bem opostos. De um lado os cientistas que fazem grandes alardes e com previsões de um futuro próximo catastrófico e de um outro lado, também cientistas, que não questionam as mudanças, mas não as veem de modo tão trágico e com mudanças tão rápidas.

O certo é que sem ser cientista, a população mundial seja no Brasil, na Europa, na Ásia ou em qualquer parte do mundo, observa sem nenhum conhecimento de causa, as mudanças no clima. Falta de chuvas no período em que deveria chover, temperaturas mais altas do que o normal, inverno mais rigoroso, enfim, uma grande confusão no que diz respeito ao clima. E outro ponto que não é segredo para ninguém é o desrespeito que o homem vem tratando o meio ambiente. Então, não importa que parcela de cientistas têm razão, o mais importante é que cada um faça a sua parte para preservar o meio ambiente.