Origem do Nome dos Planetas

Você já parou para pensar de onde surgiu o nome dos planetas? Aprendemos na escola que cinco deles podemos ver a olho nu e eles são velhos conhecidos, desde a Antiguidade. Estamos falando de Vênus, Marte, Mercúrio, Júpiter e Saturno. E no caso desses 5 planetas fica fácil saber qual a origem de cada um dos nomes. Explicação simples, todos ele receberam o nome como forma de homenagem a deuses da mitologia greco-romana. E o nome que foi dado a tanto tempo atrás passou por séculos e não mudou e continuaram a serem chamados assim em todo o Ocidente. Uma herança da Grécia e da Roma antiga.

Porém, no início esses nomes não eram conhecidos por outros povos, que os chamavam com nomes diversos. Eles passaram a ter o mesmo nome em qualquer lugar do mundo a partir do ano de 1919. Foi o ano que surgiu a União Internacional dos Astrônomos. O objetivo principal de criar a associação era de fazer com que os conhecimentos dos astrônomos do mundo todo pudessem ser compartilhados, além de regularizar novas descobertas, entre outros pontos.

E depois da criação da União Internacional dos Astrônomos os nomes foram dados as novas descobertas seguindo regras, como por exemplo, a nomeação das estrelas usando siglas. Neste caso, existe uma exceção na regra, falamos da constelação Cães de Caça. No caso dos planetas chamados de anão, um outro exemplo, eles possuem nomes sem caráter comercial e nem são pronunciáveis.

Toda a ideia de organizar a nomenclatura é para evitar “embaraços” como situações de que um planeta deveria receber o nome de um rei ou de um colega astrônomo como forma de homenagear o mesmo. Mas, isso não pode acontecer porque a União Internacional dos Astrônomos não permite que seja misturado religião ou política na hora da escolha de nomes.

O Sistema Solar e o Nome dos Planetas

Levando para o lado um pouco lúdico da coisa, podemos dizer que o Sistema Solar é praticamente uma aula de mitologia. O Sol, por exemplo, foi considerado uma estrela de uma divindade por muito tempo atrás por povos da Antiguidade. Para os egípcios o Sol era o Rá, enquanto para os gregos o seu nome era Hélio. Porém, não se sabe como foi feita a escolha do nome que ficou sendo o definitivo, Sol, por parte dos romanos. Mas, se tem certeza de que foram eles que deram esse nome ao astro rei.

Veja a Seguir o Nome dos Planetas e a Origem da Escolha do Mesmo!

1- Vênus

Fica fácil imaginar de onde surgiu o nome Vênus, já demos uma cola lá no início, falando da mitologia grega. Essa é uma homenagem a deusa da beleza e do amor. Segundo relatam os historiadores, o nome foi escolhido porque na Antiguidade quando os astrônomos observavam esse planeta percebiam um grande brilho. E estamos falando de uma observação a olho nu, uma vez que o telescópio só foi inventado no século XVII.

2- Mercúrio

Esse é o planeta mais perto do Sol e também aquele que faz a volta em torno dele mais rapidamente. Mercúrio não foi o seu primeiro nome, na Grécia antiga ele foi chamado de Hermes, que era o mensageiro veloz do Olimpo. Na verdade, não se sabe exatamente quando ele deixou de ser Hermes e passou a ser Mercúrio. O que sabe é que foram os romanos que simplesmente trocaram o nome para a versão do mensageiro em romano que era Mercúrio. Digamos, foi uma tradução do nome.

3- Marte

Outro nome de planeta que faz alusão a um Deus romano, neste caso, o deus da guerra. A escolha de Marte foi devido a sua cor vermelha. Porém, por muito tempo ele foi chamado pelo povo do Egito de “O Vermelho”. Enquanto na Ásia, o seu nome era Estrela de Fogo. Os nomes sempre faziam alusão a sua cor vermelha.

4- Terra

O nome do planeta Terra existe há mais de mil anos e o significa é solo. Inicialmente o planeta foi chamado pelos gregos de Gaia, uma entidade titânica que faz a representação da terra. Enquanto os romanos por muito tempo chamaram a Terra de Telo.

5- Saturno

O nome também está relacionado a mitologia, Saturno era o pai de Júpiter e era um dos titãs. Acredita-se que a escolha tem a ver com a distância de Júpiter em relação à Terra. Saturno está mais longe da Terra do que Júpiter, então, seria como pai e filho.

6- Júpiter

É bem provável que sendo o maior planeta do sistema solar não foi por acaso que o nome da principal divindade romana tenha sido escolhido para nomeá-lo: Júpiter. Enquanto os gregos o chamavam de Zeus e para os orientais o maior planeta do Sistema Solar era a Estrela da Madeira.

7- Netuno

Esse foi um dos planetas que correu o risco de receber um nome para homenagear um alguém. Ele deveria se chamar Le Verrier que seria uma homenagem a Urbain Le Verrier, que foi uma das pessoas que descobriram esse planeta. Porém, a ideia de homenagem não foi aceita pela comunidade astronômica e em 1846 encontraram o nome justo para o planeta. Netuno recebeu esse nome como forma de homenagear o deus dos mares romano. A escolha teve a ver com a cor azul do planeta.

8- Plutão

Plutão em 2006 passou a fazer parte da lista de planetas anões e o seu nome correto agora é 134340 Plutão. A sua descoberta é recente, data de 1930 e foi feita por Clyde Tombaugh. O nome seria uma forma de homenagem ao deus romano dos mortos, Plutão e a escolha pela sua distância do Sol.

9- Urano

Foi William Herschel que descobriu Urano e quando o fez denominou o planeta de Georgian Sidus, queria que fosse uma homenagem ao rei inglês Jorge III. Porém, o nome só era popular no Reino Unido, por isso, foi mudado no ano de 1850. Foi escolhido Urano que é o deus grego do céu. Não se sabe exatamente porque a escolha desse deus e não de outro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *