As ações do homem que degradam o meio-ambiente podem ter sérias decorrências em diversos aspectos na natureza. A cultura do solo fica abalada, prejudicando as formas de vida ou organismos do terreno de forma direta, destruindo inclusive as decomposições biológicas que possuem papel essencial na natureza para ativar a degradação natural da matéria orgânica, causando restituição dos elementos no meio. Conheça a importância da DBO (decomposição biológica).
O Que é DBO?
Simboliza a capacidade que existe na massa orgânica de puxar oxigênio que é dissolvido com a movimentação fluvial. O sistema resulta do alimento dos micro-organismos que está na matéria orgânica e não de forma direta, utilizando compostos orgânicos.
Condições Necessárias Para a DBO
O solo deve ser rico na presença de micro-organismos, principais responsáveis pelo processo de decomposição biológica. Condições aeróbicas também são indispensáveis, ou seja, abundância de oxigênio para auxiliar na respiração anaeróbia.
DBO De Rios
Interessante notar que os grandes rios possuem partes solúveis e outras insolúveis. Esta última parte não consegue se desenvolver no mesmo nível que a primeira, resultando no surgimento do lodo orgânico.
Mesmo existindo oxigênio na superfície, ele não penetra no lodo. Casos que demandam de misturas induzidas de forma constantes para recomeçar o ciclo de absorção, sendo que inclusive desta forma o oxigênio demonstra penetração dificultada nas partículas sólidas.
A decomposição aeróbia somente acontece na região com maior capacidade para dissolver, a parte do lodo não gera necessidade bioquímica oxigena. Desta forma, sempre há ambientes anaeróbios nos leitos com mínima velocidade de escoamento.
O excesso de atividades anaeróbias pode trazem consequências negativas ao ambiente, gerando odores desagradáveis na região afetada com o acúmulo de lodo. Somente com a adição de oxigênio ao meio a situação melhora no sistema de fomentação.
A abundância de micro-organismos se faz necessária uma vez que eles são os principais responsáveis por consumir o oxigênio. Os compostos assimiláveis trazem elementos biodegradáveis, auxiliando no equilíbrio ente as decomposições biológicas.
Proporção Demandada Pela Mãe Natureza!
Vale ressaltar que a decomposição aeróbia possui maiores vantagens do que a anaeróbica por ser mais dinâmica e não formar subprodutos orgânicos. Mesmo sendo feitas com o oxigênio provindo do meio, formando a DBO. De qualquer decomposição biológica possui papel vital na natureza.
Necessário equilíbrio entre consumo e produção de oxigênio para que os ciclos da DBO auxiliam da melhor forma o meio ambiente. O excesso de alimento relacionado com a quantidade de água resulta na estabilidade da DBO.
O volume de água tem proporção da quantidade de alimento (despejos orgânicos) lançada no corpo de água. Seguindo a ótica se pode dizer que o número de esgotos poluidores em pequenos rios pode causar dano algum para as torrentes com maior amplitude. Conceito de poluição tido como relativo ao volume do oxigênio do receptor natural.
Por Renato Duarte Plantier