Os recifes são rochas que estão dentro do ecossistema marinho e com um potencial de grandíssima biodiversidade, eles se instalam e desenvolvem-se em águas tropicais, os recifes são constituídos através de muitos corais e dos calcários que as algas vão soltando, geralmente são muito procurados por mergulhadores, biólogos e oceanógrafos que adoram percorrê-los em busca de plantas marinhas diversificadas, de variedade de peixes que se instalam nessas rochas e geralmente são espécies diferenciadas.
Eles se desenvolvem ao nível da superfície e sendo assim podem provocar alguns acidentes para as navegações que por eles passarem e não perceberem a existência dos mesmos foi assim o ocorrido com vários naufrágios no decorrer da existência, para que tenham uma ideia de como se desenvolvem e aumentam de tamanho, eles chegam a confundir-se como uma ilha ou um atol.
Os recifes são feitos de corais e ao decorrer do tempo vão criando novas colônias e depositando-os acima dos esqueletos de corais que já estão mortos, mas também existem os corais que são constituídos por “sedimentação de areia com carbono de cálcio ou óxido de ferro”, que são os “recifes de arenito”.
Um dos ecossistemas mais completo e ao mesmo tempo vulnerável totalmente fragilizado é alvo constante de ameaça de extinção do planeta, mas deu início em 2000 a preocupação e a Federal tem se empenhado e dedicado atenção e cuidados especiais, mobilizando várias atitudes e ações com diversos projetos que estão sendo elaborados.
Dando início ao projeto, foi determinado que fizessem o mapeamento de todos os recifes rasos existentes no Brasil, gerando assim o Programa Nacional de Monitoramento dos Recifes de Coral, ainda fazendo parte de todo programa de preservação entrou em ação vários projetos abrangendo esses ecossistemas o projeto “Recifes Costeiros” e o “Projeto Coral Vivo”.
Foi determinado e criado Lei de Crimes Ambientais, podendo agregar aos que infringirem as determinações em detenção de 1 a 3 anos e ainda ocorrendo multas com valores variados, de acordo com a infração.
Foi também criado em 2001 a “Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais”, através do Ministério do Meio Ambiente podendo ter como apoio e colaboração diversos parceiros que estão presentes no dia a dia do litoral nordestino, essas campanhas promovem a conscientização da população quando da visita a esses locais, movimento esclarecedor para a sociedade informando toda a importância que o ecossistema e a degradação podem causar.
Procurando todas as maravilhas que existe nos recifes de corais você poderá sim fazer parte desta descoberta, mas tudo dentro das condições impostas pelos programas governamentais.