Sustentabilidade Urbana e Luta para Melhorar o Planeta Terra

Junto com o aumento da evolução deve existir também crescimento sustentáveis. Existem diversas zonas urbanas que sofrem com problemas consideráveis em consequência do crescimento desordenado e com poucos traços sustentáveis no desenho da arquitetura. Enchentes e excesso de poluição podem ser consequências diretas da falta de sustentabilidade urbana. O governo necessita investir no setor para melhorar a qualidade de vida das populações.

Crescimento Sustentável

Crescimento Sustentável

• Sustentabilidade Urbana e Problema de Energia

Em termos gerais as residências do país precisam de adaptação no sistema de fornecimento de energia e luz. Existem algumas novas residências que funcionam com base da energia solar. No entanto, este tipo de fornecimento ainda é considerado caro, mesmo com toda a evolução que existem nas tecnologias da modernidade.

Estatísticas oficiais apontam que até o ano de 2050, oitenta por cento da energia gerada nos Estados Unidos devem existir em consequência dos sistemas eólicos, que funcionam com base na força do vento. Em termos gerais, bilhões de dólares devem ser investidos na construção em regiões estabelecidas em altitudes altas, locais nos quais as movimentações do vento são favoráveis.

• Sustentabilidade Urbana e Aquecimento Global

Especialistas apontam que a diminuição do aquecimento global possui relação direta com o crescimento da sustentabilidade urbana. Os dois elementos não podem andar separados na luta para um momento sustentável e com menos gases de calor que ficam retidos na atmosfera em consequência do alto nível de poluição que bloqueia o ciclo natural do sistema atmosférico.

Com o aumento de árvores em zonas urbanas o excesso de calor pode ser absorvido, sendo devolvido com maior frescor pelas espécies vegetativas. Locais nos quais existe grande número de vegetais possuem maiores chances de trazem temperaturas amenas, ideais para a sobrevivência dos seres humanos.

Estatísticas apontam que se não fossem as árvores no trabalho em conjunto com a camada de ozônio a temperatura no planeta Terra seria inviável para que diversas séries de seres vivos sobrevivessem – inclusive a espécie humana. Neste sentido, o crescimento da urbanização, que representa sintoma em todos os países do mundo, precisa estar atrelado com a sustentabilidade no sentido de sobre guardar a própria existência do homem.

• Valorização Imobiliária e Sustentabilidade Urbana

Não se pode ignorar o fato de que a valorização imobiliária está relacionada de maneira direta com a sustentabilidade urbana. Regiões consideradas valorizadas são conhecidas por serem arborizadas, com alta presença de verde ao redor da residência, com presença inclusive de parques. Vale ressaltar que investir nas áreas urbanas verdes pode ser o elemento que faltava para valorizado o seu imóvel. Pequenas adaptações podem trazer valorizações em níveis consideráveis.

As grandes extensões de terras vegetativas que estão isoladas dos centros urbanos ficam afetadas com a poluição gerada nas cidades. Por este motivo que a presença da sustentabilidade urbana auxilia para a diminuição da degradação das grandes florestas tropicais, consideradas como principais vítimas das poluições geradas nas metrópoles.

Aumento da urbanização sem a constante presença das áreas verdes urbanas resulta na alteração dos ciclos da água. Isso acontece porque os solos perdem o poder de impermeabilização da água. Acontece o aumento no nível das, principalmente nas regiões que possuem carência no sistema de saneamento.

Sustentabilidade Urbana

Sustentabilidade Urbana

• Brasil e Carência da Sustentabilidade Urbana

As cidades têm saídas e entradas de energia e matéria prima, assim como acontece na natureza, ou seja, ambos as regiões possuem ecossistemas. A sustentabilidade urbana possui o objetivo de estudar as cidades com uma visão ecológica. No Brasil, grande parte dos centros das cidades não possui traços sustentáveis. Por este motivo que com frequência acontecem cheias que interrompem o ordenamento natural do trânsito, principalmente em São Paulo, cidade considerada locomotiva da produção econômica do país.

Em termos gerais a problemática possui relação direta com o crescimento desordenado vivido pela nação durante a segunda metade do século XX. Nesta época a constituição brasileira não esteva preocupada de forma significante com o desenvolvimento sustentável, assim como as regras constitucionais de grande parte das nações ocidentais.

No século XXI o país possui a missão de liderar no mundo com relação à luta pela sustentabilidade, visto que tem grande parte das riquezas tropicais do mundo. No entanto, críticos apontam que o Brasil caminha em passos curtos com relação à tematização, caminhos inferiores do que os traçados por outras regiões, caso da Escandinávia, por exemplo.

• Gerenciamento do Urbanismo Sustentável

Conservação, manutenção e segurança são três pontos que possuem relação direta com o usufruto de áreas verdes urbanas. As depredações geradas em parques são puníveis de acordo com o Código Penal.      De acordo com as regras constitucionais os órgãos públicos devem implantar ações para que os ambientes fiquem conservados e ideais para o usufruto da população, ao passo que os cidadãos possuem a tarefa de cuidar do patrimônio no sentido de manter áreas de lazer perto das residências.

No momento de planejar sustentabilidade urbana se faz necessário pensar sobre quais as principais espécies que devem ser plantadas, analisando fatores indispensáveis como adaptabilidade, sobrevivência e local do plantio.

• Crescimento Acelerado e Falta de Sustentabilidade Urbana

O crescimento acelerado traz consigo diversas consequências negativas para o globo terrestre, funcionando inclusive como espécies de bomba relógio. Quanto mais pessoas existem no mundo, maiores serão as necessidades do usufruto de recursos naturais que são essenciais para manter a vida humana, sendo que grande parte deles não são considerados renovados.

O globo terrestre funciona como se fosse espécies de máquina. Quando retirado algum tipo de peça, jamais volta a funcionar do mesmo modo, independente se foi ou não instalada peça para substituir os reparos. Por este motivo que todos os detalhes são importantes no sentido de tornar o mundo sustentável e com melhores condições à vida das pessoas.

Cidades crescem de maneira rápida junto com o aumento populacional dentro do planeta Terra. Crescimento sem desenvolvimento sustentável traz como resultados catástrofes ambientais. Caso as estruturas das metrópoles brasileiras não encontre solução o futuro pode ser caótico!

• Objetivos da Sustentabilidade Urbana

01: Melhora na qualidade de vida dos seres humanos;

02: Valorização imobiliária;

03: Diminuição do efeito estufa que gera o aquecimento global;

04: Economia no consumo de água e da energia elétrica são dois elementos relacionados com a sustentabilidade urbana.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *