Reciclagem é um tema que tem feito a cabeça de muita gente e está em evidência. Cada vez mais, empresas e grandes veículos da mídia têm aderido a pequenas ações em sua estrutura de atividades em tentativas de ajudar o meio ambiente. Tais atividades têm sido propagadas em diferentes veículos de comunicação, uma forma de conscientizar o maior número de pessoas sobre a necessidade de tais ações.
O meio ambiente precisa de ajuda. É um fato. A tecnologia trouxe inovações de baixo custo e criativas, como latas de metal para bebidas ao invés de vidro, sacos de plástico para levar as compras do mercado ao invés de papel e a tecnologia de grandes fábricas para maior produção.
Todas essas grandes inovações trouxeram grandes prejuízos ao meio natural. O uso de papel desenfreadamente em todo tipo de embalagem causou desmatamento de florestas inteiras e as grandes indústrias eliminam gases tóxicos em quantidades exorbitantes no ar, deixando o ambiente poluído.
Chegou a hora de repor os gastos e retiradas constantes da natureza e evitar maior degradação. As grandes fabricantes tomaram consciência e já colocaram filtros em suas chaminés de fábrica e andam trabalhando com material com degradação mais rápida. O plástico é uma matéria prima mais barata, mas sem sombra de dúvida, uma das mais nocivas ao ambiente, pois demora de 100 a 500 anos para se degradar, contra quatro a cinco meses do papel, e até os dois meses das pontas de cigarro.
Reciclagem em casa
Ativistas e estudiosos da natureza descobriram que pequenas ações podem ser de grande ajuda à natureza. São atitudes que podem ser praticadas em casa no dia a dia por pequenos membros da família e empresas.
O uso de copos plásticos é um grande exemplo. Sua média de degradação, quando o material começa a se dissolver, é de 200 a 450 anos. Por este período de tempo, eles estarão na terra fazendo parte dos aterros onde foram jogados. Uma boa medida é substituir seu uso por canecas e copos permanentes, sendo bem divertido cada um ter o seu de acordo com seu tema.
Sacolas plásticas são coisa do passado. Os ativistas propagaram e deu super certo o uso deecobags, são sacolas de pano para que levem suas compras para casa e substitua as plásticas dos supermercados. Além de tudo, há modelos bem charmosos que podem ser usados como bolsas em geral.
O papel usado pode virar papel novo. Grandes empresas usando impressoras para imprimir relatórios diários podem criar pontos para guardar o papel usado destinado ao lixo e enviar para empresas de reciclagem. Eles podem virar novos cadernos, agendas, entre outros. Latinhas de metal de bebidas podem ter o mesmo fim. Em toda cidade há empresas que recolhem, então, juntem uma quantidade e liguem para que possam levar para reutilizar.
A bituca do cigarro transformou-se em um grande problema, em especial nos grandes centros urbanos.
A ECOCITY Soluções Ambientais de Curitiba, desenvolveu o PROGRAMA BITUCA ZERO, de coleta e reciclagem dos resíduos do cigarro.
!00% Paranaense, o Programa atende o ciclo completo do resíduo, com a instalação de coletores especiais, coleta semanal com logística adequada e o reaproveitamento 100% do resíduo.
Conheça nosso programa, noticias e vídeo no site:
http://www.ecocitybrasil.blogspot.com
Informações:
ecocitybrasil@gmail.com