Reciclagem de Lixo

Assunto muito debatido e comentado, a reciclagem de lixo parece estar em voga nos últimos anos, como uma atitude muito positiva para o meio ambiente e todo o mundo que nos cerca.

Mas o que é, de fato, reciclagem?

Reciclagem-Coletiva

Reciclagem-Coletiva

Diferente do que se pensa comumente, reciclagem não é qualquer forma de utilização de materiais que iriam parar no lixo e que poderiam causar poluição, no caso de não serem tratados adequadamente. Na verdade, reciclagem é um tipo de processo que faz com que o material reciclado seja retornado a seu estado primordial, com todas as características do material anterior – mais comumente utilizado com vidro, metal, papel e plástico, todos materiais beneficiados que, uma vez tratados, podem voltar a ser exatamente o que eram antes, ainda que, muitas vezes, sejam materiais de qualidade inferior, se comparados ao que eram da primeira vez que foram consumidos.

Simbolo da Reciclagem

Simbolo da Reciclagem

O que muitos confundem com reciclagem é a reutilização de materiais – isso normalmente acontece na chamada reciclagem artesanal. A reutilização de materiais se dá através da transformação de um material já beneficiado em outro material, diferente do primeiro.

A grande vantagem que a reciclagem oferece é o menor uso de fontes naturais para desenvolver estes produtos – eles podem ser usados diversas vezes sem que os recursos naturais de onde são tirados, tenham que ser explorados novamente.

Papel e vidro são dois exemplos de reciclagem que perdem a qualidade, de certa forma, quando reciclados. O papel vem em uma textura mais grossa, e, muitas vezes, inferior ao papel que é produzido primordialmente, assim como o vidro acaba por ficar de tom mais escuro quando queimado pela segunda vez. No entanto, até mesmo estes aspectos podem ser aproveitados na reciclagem artesanal, usando o que seria de outra maneira um defeito para dar mais charme às peças. O alumínio, por outro lado, é um exemplo de material que pode ser reciclado inúmeras vezes e que, depois de derretido, volta a ter a mesma consistência e qualidade, podendo ser usado como da primeira vez.

Reciclando o  Lixo

Reciclando o Lixo

A separação do lixo comum é um grande passo em direção da reciclagem consciente – não só facilita o trabalho das empresas que reciclam o lixo, como também evita que os materiais sejam misturados uns aos outros, muitas vezes se perdendo em meio à confusão e mistura de diversos tipos. Uma imensa quantidade de papel, por exemplo, deixa de poder ser reciclada por estar misturada ao lixo comum orgânico, o que acaba a inutilizando para reaproveitamento ou reciclagem.

A separação total é, é claro, a ideal, compreende metal, vidro, papel, plástico, madeira e lixo orgânico, separados em recipientes próprios. Mas caso isso não seja possível, separar o lixo orgânico do não-orgânico, evitar molhar o papel ou misturar os lixos, já é uma grande ajuda para os recicladores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • é muito inportante para o meio ambiente

    karolayne 16 de novembro de 2011 17:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *